Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 13 – Desenvolvendo uma Vida Acessível

ESTUDO 13 – DESENVOLVENDO UMA VIDA ACESSÍVEL
Semana de 26 de maio a 01 de junho de 2024

Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

TEXTO BÍBLICO: JOÃO 4.12

A última característica do poço de Jacó que sugere mais uma qualidade ao cristão é a sua acessibilidade. Jacó bebeu água deste poço, seus filhos, seus animais e todas as pessoas das gerações seguintes tinham livre acesso ao famoso poço de Jacó. É interessante observar que o primeiro desejo da mulher que acabara de se render a Cristo foi compartilhar sua fé com as pessoas de sua cidade. Ela deixou seu cântaro e foi levar a água que mata a sede aos seus amigos e vizinhos. Mesmo sem conhecer muitas verdades espirituais, a mulher samaritana foi uma testemunha acessível do amor de Cristo. JESUS ERA ACESSÍVEL. Entre três caminhos possíveis, Jesus escolhe o mais improvável: Samaria. Os judeus ortodoxos evitavam Samaria porque os samaritanos eram uma raça mestiça: parte judia e parte gentia. O próprio Jesus muda o caminho por apenas uma pessoa e vai onde a religiosidade evita ir. Depois de encontrar Jesus, a mulher decide não mais viver presa à sua dor e fracassos relacionais. Ela se levanta e vai compartilhar o que recebeu! Nossa mensagem não é uma fuga para a eternidade por meio do arrebatamento. Jesus veio nos transformar e através de nós mudar a realidade à nossa volta. Vemos o poder real do Evangelho quando a vida das pessoas ao nosso redor melhora! Diante disso, como podemos desenvolver uma vida mais acessível que irá transformar a vida de outras pessoas? Para desenvolver uma vida mais acessível…

1. LIVRE-SE DE TODA RELIGIOSIDADE. (João 4.8;31-34). Jesus mandou os discípulos irem comprar comida na cidade porque a religiosidade deles atrapalharia a conversa com a Samaritana. A religiosidade estava dentro, e não fora, da equipe de Jesus. Muitas vezes, a religiosidade está dentro da igreja, não fora dela. Quando Jesus foi ressuscitar a filha de Jairo, o ambiente não era adequado para o que Ele queria fazer. Então, Ele mandou algumas pessoas saírem e deixou apenas aquelas que estavam em sintonia com o que Ele estava prestes a realizar. A religiosidade mata os sonhos e impede destinos proféticos. Se você quer ressuscitar os mortos, precisa afastar algumas pessoas ou mandá-las comprar alguma coisa na cidade.
Para reflexão: O que é religiosidade para você? Como podemos identificar e remover a religiosidade da nossa vida?

2. ABANDONE O QUE ATRAPALHA (João 4.28-30). Às vezes, os membros da igreja estão presos, cheios de impedimentos. Eles querem compartilhar, mas carregam cântaros pesados. Assim como a mulher deixou o cântaro para compartilhar a mensagem de Jesus, o que você precisa deixar para trás para contar às pessoas quem Jesus é e o que Ele fez em sua vida? Abandone o que te atrapalha, o que te paralisa, o que te puxa para o passado em vez de te lançar para o futuro.
Para reflexão: Quais são os “cântaros” em sua vida que você precisa deixar para trás para poder compartilhar a mensagem de Jesus com mais liberdade e eficácia?

3. COMPARTILHE TUDO O QUE RECEBEU DE JESUS (João 4.39;41-42). Precisamos que você seja acessível e disponível para compartilhar. O desejo de adquirir poder para ganho pessoal não combina com o Evangelho de um Deus que deu a Sua vida para servir a todos. Comece a enxergar as pessoas como potenciais para o crescimento do Reino. Jesus viu aquela mulher como uma multiplicadora da mensagem. Quando se perde o foco da missão, começa a disfunção.
Para reflexão: Como podemos nos tornar mais acessíveis e disponíveis para compartilhar tudo o que recebemos de Jesus, focando na missão de expandir o Reino de Deus?

CONCLUSÃO: Quais são as suas maiores dificuldades em ser uma pessoa acessível aos demais? Ser acessível aos outros promove confiança e apoio mútuo, fortalecendo laços e construindo relacionamentos significativos. Além disso, fomenta a compreensão e a empatia, criando um ambiente onde as pessoas se sintam abençoadas.

COMUNICAÇÕES:
● CEIA DO SENHOR – DOMINGO, 02 de Junho – 10 E 19 horas. Venha com sua célula celebrar esse momento.
● DOMINGO DA VISÃO – 30 DE JUNHO ÀS 10 HORAS – Mobilize toda a sua célula para essa celebração especial de fim de mês. Ninguém pode ficar de fora.
● MULTIPLICAÇÃO – Não vamos deixar a paixão pela multiplicação apagar em nosso coração. Prepare-se para viver a expansão do Reino e o alcance de outras vidas.

Rolar para o topo