Estudo 16 – A Vida de Cristo em Mim
ESTUDO 16 – A VIDA DE CRISTO EM MIM
Semana de 25 a 31 de maio de 2025
Estudo 16 – A Vida de Cristo em Mim
Série CARTAS DE PAULO – GÁLATAS – 02/04
Texto Bíblico: Gálatas 2.20
A Bíblia ensina que a salvação é pela fé mediante a graça, e não pelo esforço próprio ou pela prática da lei, o que hoje podemos entender como práticas religiosas. A salvação é um dom imerecido de Deus, através do sacrifício de Cristo (Efésios 2.8-10). Não há nada que possamos fazer para merecê-la. A resposta correta é viver pela fé, entregar o coração e aceitar o que Jesus fez. Com isso, o Espírito Santo passa a habitar em nós. A salvação transforma nossos pensamentos, atitudes, decisões e sonhos (Tito 2.11-13). Se somos salvos, a vida de Cristo se expressa através da nossa vida. Isso nos leva a buscar uma vida de santidade, viver o discipulado, ter intimidade com Deus e produzir o fruto do Espírito. Neste estudo, veremos como a vida de Jesus em nós impacta nossa caminhada, fé e relacionamentos. A vida de Cristo em nós gera…
1. UMA VIDA GUIADA PELO ESPÍRITO SANTO E NÃO PELA RELIGIOSIDADE (Gálatas 3.3). A tentativa de agradar a Deus apenas por regras e práticas religiosas é um desvio da fé verdadeira. A religiosidade distorce o foco da fé, que é o relacionamento com Deus. O que transforma é a comunhão com Ele e não a performance. Jesus viveu guiado pelo Espírito Santo (Lucas 4.1-2; 18-21; João 5.19). Assim também deve ser nossa vida: relacionamento vivo com o Espírito, ouvindo e obedecendo Sua direção.
Pergunta para Reflexão: Em que área da sua vida você está vivendo mais por hábito do que pela direção do Espírito?
2. A CAPACIDADE DE VIVER UMA VIDA PELA FÉ (Gálatas 3.6). O mais importante não é a fé em si, mas em quem depositamos nossa fé. Colocar fé em coisas ou pessoas passageiras não produz o sobrenatural de Deus (Hebreus 11.6). A verdadeira fé é confiança no caráter de Deus, que é bom e fiel. Ela nos leva além da lógica e do medo, e nos ensina a andar com ousadia, mesmo sem entender tudo (João 16.13). O Espírito Santo nos capacita a viver segundo a verdade de Deus. Ele é quem sustenta nossa fé.
Perguntas para Reflexão: Você tem confiado plenamente na fidelidade de Deus? Quais dúvidas precisam ser vencidas pela fé?
3. LIBERDADE E BÊNÇÃOS EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA (Gálatas 3.12-14). A salvação em Cristo nos livra da maldição da lei. As bênçãos não vêm por esforço, mas pela fé. Viver pela graça é desfrutar da presença e das promessas de Deus. Jesus conquistou na cruz a nossa liberdade, a nossa reconciliação com Deus e as bênçãos da nova aliança. A cruz é a maior prova da graça. Nela, fomos libertos e abençoados em todas as áreas: espiritual, emocional, familiar, profissional e ministerial. Cristo é suficiente. Tudo o que precisamos já nos foi dado nEle.
Perguntas para Reflexão: Você tem vivido a liberdade que Cristo conquistou para você? Tem crido nas bênçãos que já foram liberadas?
CONCLUSÃO
(Gálatas 3.23-25). O esforço espiritual é importante, mas não substitui o coração alinhado com Jesus. A maturidade cristã entende que a fé não é escada para o céu, mas relacionamento com Cristo que desceu até nós. Somos chamados a viver com liberdade, guiados pelo Espírito, sustentados pela graça e firmados na fé. Que a consciência da vida de Cristo em nós cresça a cada dia, para que vivamos de forma digna Daquele que habita em nós.
INFORMAÇÕES:
● SEMANA DE ORAÇÃO E JESUS PELA ESTAÇÃO CUIDADO | DE 25 A 31 DE MAIO – O propósito e o motivo de oração de cada dia já estão nos grupos das Redes e das suas respectivas células.
● REDE DE HOMENS E DE MULHERES | 31 DE MAIO, ÀS 19 HORAS – Convide todos os homens e mulheres de sua célula para estarem presentes!
IMPORTANTE: ASSIM QUE TERMINAR SUA REUNIÃO DE CÉLULA, FAÇO O REGISTRO DAS PRESENÇAS.