Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 16 – Ame o Próximo como Você se Ama

Estudo 16 (2021) – Ame o Próximo como Você se Ama
Série: O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS SEGUIDORES
Semana de 27 de junho a 03 de julho
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22.39)

A essência do viver de Deus está baseada no amor. Porque Ele nos amou, Ele deu do Seu melhor para que pudéssemos desfrutar de uma vida abundante e eterna. O amor de Deus tem a marca do altruísmo, e é desta forma que o Pai deseja que amemos nosso próximo. Porém, todo ser humano tem em si uma propensão e tendência natural de buscar o melhor para si. Muitos trabalham por diversas horas ao dia para que, ao receber o seu rendimento, possam desfrutar de coisas boas que o dinheiro pode dar. Num simples almoço de domingo, quantos de nós temos a tendência natural de nos servimos do frango assado pegando justamente aquela parte que mais gostamos, sem ao menos pensar em quem está ao nosso lado? Na continuidade do estudo sobre o que Jesus espera dos seus seguidores, veremos que para viver o amor na plenitude que Deus deseja, será necessário vencermos o orgulho.

Para amar o próximo como você se ama…

1. Desenvolva uma atitude de COMPAIXÃO (Lucas 6.31). Só podemos amar ao próximo como nos amamos quando olhamos para o próximo na mesma perspectiva pela qual esperamos que Deus nos olhe. A chave principal para a abertura da porta de um mundo melhor está na compaixão. Por meio da compaixão o julgamento é trocado pela misericórdia, o individualismo é trocado pelo coletivismo e o egoísmo, trocado pelo altruísmo. Em quais áreas e situações você precisa olhar para o mundo assim como Jesus olha? Quando foi a última vez que você exerceu sua compaixão e como você se sentiu? A compaixão pode tornar uma pessoa comum em alguém extraordinário!

2. Amadureça em sua fé por meio da GENEROSIDADE (Atos 20.35). Viver em generosidade pode ser uma prova concreta de que estamos amadurecendo e crescendo em nossa fé. Quanta alegria desfrutamos ao exercer atitudes e ações de generosidade. Seja generoso em relação aos seus recursos, tempo, criatividade, energia etc. Com toda certeza, sua vida nunca mais será a mesma e assim você desfrutará do verdadeiro amor. Para isso, vença todo tipo de receio ou medo e mergulhe nesta experiência de alegrar ao próximo para se alegrar também. Sobre isso, John Piper afirma: “Temos receio de obedecer a Jesus nesse aspecto porque, se nos esforçarmos demais para fazer os outros felizes, nossa felicidade ficará em segundo plano”. Generosidade é dar o seu melhor sempre!

3. Esteja SATISFEITO em Deus (Mateus 22.37-38). Podemos então amar ao próximo como nos amamos, pois na medida que amamos a Deus, como descrito no primeiro mandamento, nossa alma encontra satisfação e descanso no Senhor. Uma pessoa plenamente satisfeita em Cristo, completamente ligada à Videira, sabe amar porque também sabe que é amado! Tudo o que damos é porque, primeiro, recebemos.

CONCLUSÃO: Você está pronto para amar o próximo como você se ama? Aceite o convite de Deus, desfrute do amor Dele por você e compartilhe com o próximo na mesma medida que tem recebido do Pai. “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus” (João 3.27).

• Para reflexão: Como você entende a frase “como a si mesmo”? Quais são algumas formas práticas de evidenciar esse amor? De que forma o amor a si mesmo, satisfeito em Deus, é refletido em como você ama os outros?

• Para oração: Em oração, peça ao Senhor para que você possa se amar para amar o próximo com a qualidade do amor de Deus!

• Para aplicação: Entenda que o amor ao próximo não é uma ameaça ao amor a si mesmo, porque o amor a si mesmo se transforma em amor de Deus, e o amor de Deus jamais será ameaçado, diminuido ou exaurido por ser derramado na vida de outros.

• Para indicação: Leitura do livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”, de John Piper, Ed. Vida.

Rolar para o topo