Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 17 – Discípulos Extraordinários

ESTUDO 17 – DISCÍPULOS EXTRAORDINÁRIOS
Semana de 23 a 29 de junho de 2024

Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

TEXTOS BÍBLICOS: MATEUS 28.19-20 / 1 CORÍNTOS 11.1

Como podemos, no nosso dia a dia, imitar a Cristo de maneira que inspire outros a fazerem o mesmo?

Discípulos geram discípulos! E ser discípulo de Jesus é nos amoldar-se ao Seu caráter, Seu comportamento, ser como Ele. Sabemos que nossa missão é transformar pessoas comuns em extraordinários discípulos de Jesus e só há uma forma de fazer isso: do jeito de Cristo! No estudo de hoje, vamos juntos refletir sobre preciosos princípios para formar discípulos de Cristo. Para formar discípulos extraordinários…

1. INTENCIONALMENTE GANHE OS PERDIDOS (Lucas 5.1a). Jesus escolheu a região da Galileia para iniciar seu ministério. Esta região era habitada por pessoas que não conheciam a verdade das Escrituras. Jesus se tornou a resposta para as necessidades dessas pessoas. Da mesma forma, somos chamados a ser a resposta para os lugares onde vivemos e atuamos. Isso inclui nossa cidade, local de trabalho, escola, redes de amigos e família. Onde quer que estejamos, somos chamados a ser a luz do mundo, a resposta para as orações das pessoas ao nosso redor.
Para reflexão: Pense a respeito dos locais que você frequenta e das pessoas com as quais você convive. Com quem você pode intencionalmente iniciar uma conversa e conexão para falar sobre Jesus?

2. DESPERTE NAS PESSOAS O DESEJO PELA PALAVRA DE DEUS (Lucas 5.1b-3). O discipulador não é aquele que sacia a sede: esse é Deus. O discipulador gera sede pela Palavra de Deus. Nenhum de nós é a voz de Deus. Devemos ensinar as pessoas a ouvir a voz de Deus para que elas se tornem dependentes Dele e não de nós. Precisamos simplesmente demonstrar de forma prática em nossa vida que realmente cremos nas Escrituras e apontar um caminho para as pessoas ao nosso redor.
Para reflexão: De que maneira você pode incentivar e despertar nas pessoas o desejo pela Palavra de Deus?

3. SEJA MOVIDO PELO ESPÍRITO SANTO PARA DAR DIREÇÃO (Lucas 5.4-5). Depois de uma noite frustrante, Pedro e os outros pescadores foram desafiados a fazer o que sabiam há anos, mas do jeito de Cristo. Do jeito dos pescadores, foi frustrante e cansativo; do jeito de Cristo, foi simples, leve e extremamente abundante. Quanto maior for nosso temor e obediência a Deus, maior será a nossa dependência dele. O discipulado nunca pode ser feito na força do nosso braço, mas sempre pelo mover do Espírito.
Para reflexão: Você consegue permitir que o Espírito Santo te direcione, caso esteja discipulando alguém? Como discípulo, você sente alguma resistência ou dificuldade em abrir seu coração e ser movido pelo Espírito Santo para obedecer a uma direção?

4. ENSINE-OS A OUVIR E OBEDECER A VOZ DE JESUS (Lucas 5.6). Aqui, vemos um milagre que ocorreu quando os discípulos ouviram e obedeceram a Jesus. Como resultado, pegaram tantos peixes que as redes começaram a rasgar-se. Este verso nos mostra o poder da obediência e da confiança em Deus, mesmo quando a lógica e as circunstâncias dizem o contrário. Como discipuladores, devemos guiar os discípulos de Jesus que estão sendo formados a ouvir e obedecer à voz de Jesus, mesmo quando isso parece ir contra a lógica ou experiência pessoal.
Para reflexão: Como posso obedecer melhor às orientações de Deus em minha vida? Como posso ajudar aqueles que estou discipulando a confiarem e obedecerem a Deus?

CONCLUSÃO: Ao seguir os princípios de Jesus para formar discípulos extraordinários, podemos impactar profundamente aqueles ao nosso redor. Que nossa jornada de discipulado seja marcada pela fé, obediência e pelo amor que Jesus exemplificou, inspirando outros a seguirem seus passos com dedicação e esperança.

COMUNICAÇÕES:
● DOMINGO DA VISÃO – Participe do Domingo da Visão em 30/06 durante a celebração da manhã, onde todas as células estarão reunidas para um encontro especial. A PARTICIPAÇÃO DA SUA CÉLULA SERÁ FUNDAMENTAL.
● FESTA DA ROÇA NAS CÉLULAS – Prepare-se para a Semana da Festa da Roça em sua célula! Use sua criatividade e convide amigos para participar. A festa acontecerá na célula na seguinte semana: de 30/06 a 06/07. Prepare-se para momentos de diversão e comunhão!
● 21 DIAS DE JEJUM – Prepare-se para um tempo de Oração e Jejum em nossas células. Este Jejum ocorrerá de 21 de julho a 10 de agosto. Desde já, vamos nos preparar para essa jornada.

Rolar para o topo