Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 22 – Um Lugar Para Amar

ESTUDO 22 – UM LUGAR PARA AMAR
Semana de 06 a 12 de agosto de 2023
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.” (João 13.34)

Sei que não é fácil cumprir esse mandamento de Jesus. A convivência com pessoas na família, seja biológica ou da fé, não é fácil. Somos pessoas tão diferentes, imperfeitas, mas o ambiente de célula é perfeito para nos desenvolver, aprendendo a amar como nosso Mestre. Jesus já nos empoderou para fazermos tudo o que ele nos mandou fazer. Ele nos deu o exemplo e nos enviou o poderoso Espírito Santo para que fizéssemos o mesmo. Pessoas que vivem uma vida empoderada amam umas às outras como Jesus amou. Amam com o amor Ágape, que não espera nada em troca, um amor que tudo suporta, um amor que não se ofende, mas que permite intimidade, o estabelecimento de vínculos, mesmo quando há discordância. Um amor que rompe as barreiras do gostar e por isso pode ser derramado sobre aqueles que nos feriram, que não gostam de nós, e até mesmo aqueles que são nossos inimigos.

Para amar uns aos outros vivendo bem em nossa célula…

1. ESCOLHA NUNCA SE OFENDER. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.” (Lucas 23.34a). Jesus, na cruz, depois de ter sido humilhado, injustiçado, ferido, ainda assim preferiu escolher não se ofender e intercedeu para que fossemos perdoados. Em toda sua vida, ele preferiu sempre escolher amar e honrar as pessoas, nos dando o exemplo do que é viver uma vida plena e abundante. Você tem o poder de escolher o amor, o perdão, a honra ao invés da retaliação, da vingança, do troco, da ira, do desprezo. Quando você ama, você alinha seu coração ao coração de Deus e encontra o melhor tesouro dentro do outro.

2. ESCOLHA AMAR EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS. “… Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.” (Lucas 6.27,28). “Acima de tudo, porém, estejam o amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3.14). Você foi feito e empoderado por Deus para amar em qualquer circunstância. Estar ferido, com dores, cansado, triste, não é desculpa para um filho de Deus ofender a si mesmo ou aos outros. Você é alguém muito especial para Deus, e quem está à sua frente também. Por isso abasteça-se do amor na presença de Deus, no seu secreto, lembrando sempre que é filho, filha, e assim passará as difíceis situações amando sem parar.

3. ESCOLHA VIVER EM UNIÃO. “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133.1). O que é mais importante: viver bem com as pessoas ao seu lado, ou ter razão? Conviver não é fácil. Somente pessoas empoderadas em amor escolhem o relacionamento, ao invés de sua vontade e sua própria razão. Cada pessoa da família precisa ter a convicção de que não podemos desistir uns dos outros. Precisamos com respeito e honra, investir agindo em amor, gerando assim relacionamentos saudáveis, de intimidade e união.

CONCLUSÃO: Escolha viver como alguém que é poderoso ou poderosa. Não permita que outros ou as circunstâncias definam como você irá viver em família. Amar é uma atitude, uma ação, e não um sentimento. Por isso, empoderado(a) pelo Espírito Santo, você pode escolher amar incondicionalmente e sem medidas.

PARA REFLEXÃO: Como o amor pode transformar nossos relacionamentos interpessoais? Quais são os elementos essenciais para cultivar um amor duradouro em nosso contexto de célula? De que maneira podemos demonstrar o amor ao próximo por meio de ações e palavras no dia a dia?

PARA ORAÇÃO: Oremos pelas famílias que vivem debaixo de discórdia, violência, falta de respeito e falta de amor.

Rolar para o topo