Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 23 – Crescendo em Santidade

ESTUDO 23 – CRESCENDO EM SANTIDADE
Semana de 13 a 19 de julho de 2025
Clique aqui para fazer o download do estudo

Texto Bíblico: João 13.8-9

A jornada do crescimento espiritual passa impreterivelmente pelas estradas da santidade. No tempo em que o texto bíblico foi escrito, as pequenas passagens eram imundas, cheias de poeira, lama e estrume. As pessoas eram obrigadas a lavarem os pés sempre que entravam em casa, um trabalho que era feito por escravos. Esta era uma ação que resultava em conforto para quem tinha os pés lavados. Além disso, as mesas eram baixas e era preciso se sentar no chão, ficando com os pés próximos aos alimentos e as pessoas. Fazendo um paralelo com este episódio, Jesus está nos dizendo que ambientes de santidade acontecem para nos tornar fortalecidos para o crescimento que obteremos por Sua própria graça. E quais são as lições que podemos aprender?

  1. EM NOSSA JORNADA, NÃO CONSEGUIMOS EVITAR CERTAS IMPUREZAS (João 13.5). Em nossa jornada é possível que o pó da terra suje nossos pés e o pó do pecado os nossos corações. Assim como neste costume hebraico (“lavar os pés” repetidamente), a confissão e o arrependimento são também uma tarefa diária que devemos ter diante do Senhor. Ela ocorre por meio da Palavra de Deus, através da obra do Espírito Santo, tendo por base a obra do Senhor Jesus na cruz. Mesmo sendo salvos por Jesus, o mundo jaz no maligno e fará de tudo para nos contaminar.
    Pergunta para Reflexão: Mesmo que estejamos firmes na fé, por que ainda precisamos da limpeza constante de Cristo?
  2. JESUS SEMPRE VEM EM NOSSA DIREÇÃO PARA NOS PURIFICAR (João 13.6). Quão importante é a limpeza diária. Devemos nos colocar diante do Senhor e permitir que o Ele lave nossos pés e sonde nosso coração todos os dias. Vir até o Senhor Jesus e o aceitar como Salvador é suficiente para a sua vida, mas o mais lindo é ver que nosso Salvador é o primeiro que se move em nossa direção. Então, dia após dia, enquanto vivermos na terra, só precisamos dizer sim ao seu chamado e seremos purificados.
    Pergunta para Reflexão: Por que às vezes, como Pedro, resistimos quando Jesus se aproxima para nos purificar?
  3. O ARREPENDIMENTO E A HUMILDADE NOS CAPACITAM A CRESCER (João 13.9). A lavagem dos pés só pode acontecer se o discípulo permitir ser lavado. Pedro só podia fazer parte do Reino, da visão e da vida de Jesus se deixasse se lavar. Entregar os pés para Jesus lavar implica em intimidade, refrigério e santificação. É a caminhada diária do discípulo, sendo renovado pela comunhão. Jesus quer ajudá-lo na caminhada. Se a vida de Cristo habita em você, não existirão barreiras para “tirar toda a poeira”.
    Perguntas para Reflexão: Por que o arrependimento é essencial para o nosso crescimento espiritual? O que podemos fazer, no dia a dia, para cultivar uma atitude constante de arrependimento e humildade diante de Deus?

CONCLUSÃO
(João 13.14-15)
Não se esconda para lavar os pés de quem Jesus mandar, e não esconda os seus pés daqueles que procuram fazê-lo. O Espírito Santo te procura hoje para purificá-lo! Seu crescimento espiritual é ativado pela santidade!

INFORMAÇÕES:
● AMIGOS DE FÉ – SEGUNDA SEMANA | DE 13 A 19 DE JULHO
– Envie uma mensagem de encorajamento para seus amigos durante toda semana.
● SÉRIE DE MENSAGENS “CASAS QUE TRANSFORMAM O MUNDO” – Todos os domingos do mês de julho, sempre às 10 e 19 horas.
● VIGÍLIA PRÉ-ACAMP DA REDE IMPULSE – Sexta-feira, dia 18 de julho, às 22 horas. Nenhum jovem e adolescente pode ficar de fora!
● REDE DE HOMENS & REDE DE MULHERES – Sábado, dia 19 de julho, às 19 horas. Incentive os homens e mulheres da sua célula para estarem presentes!

IMPORTANTE: ASSIM QUE TERMINAR SUA REUNIÃO DE CÉLULA, FAÇO O REGISTRO DAS PRESENÇAS.

Rolar para o topo