Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 26 – O Pecado Contra a Pessoa do Espírito Santo

ESTUDO 26 – O PECADO CONTRA A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Semana de 28 de agosto a 03 de setembro de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“A Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes.” (Tiago 4.5)

“Disse Jesus: Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno.” (Marcos 3.29-30)

No grande plano da redenção, o Espírito Santo é quem trabalha nos corações das pessoas para que elas recebam a salvação de Jesus. Ele nos torna Sua habitação, protege Sua igreja, sendo sempre presente e trazendo vida, dá os Seus dons aos salvos e também nos auxilia na luta contra o pecado. Existe, porém, a possibilidade de cometermos pecados que estão mencionados na Bíblia contra o Espírito Santo. Ele é alguém vivendo dentro de nós, nos aperfeiçoando e santificando a todo momento. Ao cometer qualquer pecado contra Ele, isso resulta em implicações sérias à nossa vida. A Bíblia mostra os pecados que são cometidos contra a pessoa do Espírito Santo.

1. O pecado de MENTIR e RESISTIR ao Espírito Santo (Atos 5.3). Conhecemos a história de Ananias e Safira que mentiram para o Espírito Santo. O pecado deles não era querer ficar com parte do dinheiro, mas querer ganhar vantagem e reconhecimento. Eles se tornaram, assim, os pais daqueles que tentam receber honra por uma consagração que não possuem. Enganar a igreja é enganar o Espírito da Igreja (Atos 7.51). Estevão acusou os judeus por resistirem ao Espírito Santo como fizeram os seus antepassados. Esses exemplos mostram que as pessoas não estavam apenas indo contra a Palavra de Deus em rebelião, mas também negando o agir do Espírito Santo em seus corações. O Espírito quer agir em todos, é Ele quem convence. Porém a maldade no coração de muitos podem resistir ao seu agir.

2. O pecado de ENTRISTECER e IGNORAR o Espírito Santo (Efésios 4.30). O Espírito Santo se relaciona conosco com muito amor. Ele nos abençoa e ajuda. Desprezar ou rejeitar esse amor entristece a pessoa do Espírito Santo. Ele é perfeitamente santo e nosso pecado O ofende. Em Efésios 4 vemos os modos em como o Espírito Santo pode ser entristecido: Quando pronunciamos PALAVRAS pecaminosas (Efésios 4.29-30); quando tomamos ATITUDES pecaminosas (Efésios 4.31); quando praticamos ATOS pecaminosos (Efésios 5.3).
(1ª Tessalonicenses 5.19) – Somos alertados a não o ignorar e apagar o Espírito Santo em nossa vida. Mantenha-se alerta para não abafar a voz do Espírito. Ele quer nos orientar para poder ter completa a Sua vida em nós. As formas que o Espírito pode ser colocado de lado em nós são as seguintes: rebeldia contra a Palavra de Deus; desobediência aos direcionamentos do Espírito e resistência à liderança do Espírito em nossas vidas.

3. O pecado de BLASFEMAR contra o Espírito Santo (Mateus 12.31,32). No texto podemos ver os religiosos conscientemente dizendo que a autoria dos milagres realizados era de Satanás, mesmo sabendo que Jesus era quem havia realizado. Eles intencionalmente retiraram a glória de Deus e colocaram em Satanás. Ao fazer isso eles blasfemaram contra o Espírito Santo, que era por quem Jesus realizava os milagres (Atos 10.38). Jesus declara que esse é o pecado imperdoável. A blasfêmia é um insulto a Deus, ou rejeitar Deus de forma consciente. Mas Jesus disse que até a blasfêmia poderia ser perdoada. Apenas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mateus 12:32 explica que a blasfêmia contra o Espírito Santo é falar contra Ele. Contra toda a evidência, os fariseus estavam rejeitando Jesus. Mas Jesus disse que até isso poderia ser perdoado. O verdadeiro perigo é rejeitar o Espírito Santo. Será que cometi blasfêmia contra o Espírito Santo? Se existe o arrependimento no seu coração, então você não cometeu esse pecado. Jesus NUNCA rejeita quem decide andar com Ele. Arrependido, você pode confessar o seu pecado e receber perdão (João 6.37; 1ª João 1.9). Quem blasfemou contra o Espírito Santo não se arrepende, pois essa blasfêmia é uma rejeição total e continua a Deus.

CONCLUSÃO: O Espírito Santo é uma pessoa e deseja um relacionamento de amor e intimidade conosco. Para isto, você precisa acreditar e se relacionar com ele de forma que sua vida deseje isto com mente e coração limpos!

PARA REFLEXÃO: Você tem considerado o Espírito Santo como uma pessoa real que faz parte da sua vida e quer direcioná-lo em todos os sentidos?

PARA ORAÇÃO: Peça perdão pelos pecados cometidos contra o Espírito Santo. Peça para que Ele seja o Senhor e dono da sua vida.

PARA APLICAÇÃO: Busque entender qual é o direcionamento que o Espírito Santo tem para as decisões que você precisa tomar no seu cotidiano.

Rolar para o topo