Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 28 – Conhecendo Mais a Deus

ESTUDO 28 – CONHECENDO MAIS A DEUS
Semana de 24 a 30 de setembro de 2023
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

Texto Bíblico: João 14.7

Conhecer alguém tem várias facetas. Podemos conhecer de “ouvir falar”, de saber alguns fatos, de tê-lo encontrado uma vez, ou podemos realmente conhecer a fundo. Nosso Deus, é um Deus de relacionamento, está sempre buscando essa última opção, te conhecer profundamente. Ele se fez homem e tratou de nos conhecer por identificação até as últimas consequências, suando o suor que um homem sua, chorando as lágrimas que um homem chora, sentindo incômodos como qualquer um de nós e sentindo as emoções mais profundas que temos quando sofremos rejeição, desprezo, traição e incompreensão. Ele nos conhece mais profundamente que nós mesmos. Ele vestiu nossas roupas, emoções e limites, e nos conheceu intimamente. Tomou decisões, agiu e perseverou completamente, até nos conhecer por inteiro e nos amar mais do que a Sua própria vida. Hoje é a hora de fazer o mesmo: decidir conhecê-Lo profundamente. Como faço para ter um relacionamento cada vez mais profundo com Deus?

1. ACEITE O CONVITE DO ESPÍRITO SANTO PARA UM RELACIONAMENTO MAIS ÍNTIMO (João 14.8). Relacionamento é uma via de mão dupla, não há relacionamento quando se está sozinho. Para relacionar-se é preciso falar e responder, ouvir e ser ouvido, receber e dar, amar e ser amado. Todos os movimentos que foram necessários para estabelecer um relacionamento conosco já foram feitos por Jesus (2 Pedro 1.2-3a). Agora é a nossa vez, é o nosso momento de conhecer ousadamente o Pai, esteja sensível, pois o Espirito Santo irá te chamar e cada vez mais você o ouvirá. Na cena em João 14, Filipe entrou na conversa com Jesus tão objetivo e até ousado, que poderia ter sido repreendido pelos amigos e por Jesus, mas ele entendeu que era hora de se aprofundar no assunto, sabia que poderia conversar, mesmo que errasse, de forma íntima com Jesus.

2. TENHA ENCONTROS INTENCIONAIS E INCONDICIONAIS COM DEUS (João 14.9). Jesus começa o versículo com o tão temido “se”. Essa pequena palavra de duas letras representa que algo poderia ter sido feito, mas não foi. “Se vocês me conhecessem de fato”, afirma Ele, “vocês conheceriam o Meu Pai”. Uma verdade dura para ser ouvida pelo grupo que andava com Ele há anos, e que muitas vezes continua sendo verdade entre nós. Às vezes andamos com Jesus anos e anos, e ainda estamos debaixo do “se”. Se ao menos o conhecêssemos de verdade, teríamos mais calma, mais serenidade, mais dos olhos e ouvidos de Jesus em tudo o que fizéssemos. Se ao menos o conhecêssemos mais a fundo, saberíamos o que Ele pensa de determinada pessoa, de certo acontecimento, e teríamos, talvez, reações opostas às que estamos tendo hoje. Sejamos mais intencionais no relacionamento com os céus, sabendo do anseio incondicional de Deus em nos ter por perto, pois seremos surpreendidos com o que acontecerá.

3. DECIDA PELO CAMINHO DE JESUS E O ENCONTRARÁ (João 14.6). Muitas vezes clamamos por mais de Deus, mas não aceitamos tomar o caminho de Cristo até Ele. Que caminho seria esse? O caminho da cruz. Jesus está dizendo que se O conhecêssemos, conheceríamos ao Pai. O que isso quer dizer? Será possível que às vezes queremos o amor do Pai, sem querer a cruz do Filho, sem conhecer o que Ele passou ou viver o que Ele viveu? Ou seja, sem querer passar pela renúncia, deixar de lado a sua própria vontade para viver a vontade de outra pessoa, que é Jesus? Realmente não nos importar com as circunstâncias, desde que a comunhão com o Pai seja forte?

CONCLUSÃO: (Oseias 6.3). Esse é o nosso alvo: conhecê-lo tanto que seremos como Ele é. Não há desculpas para não viver isso. Podemos, e precisamos agir nessa verdade: Ele já está pronto, absolutamente perto e disponível para um relacionamento profundo, de intimidade absoluta, ao ponto de conhecer os Seus pensamentos e ter a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16). Se Jesus uma vez se identificou por completo conosco, hoje é a nossa vez de nos identificarmos por completo com Ele, através da cruz, sabendo a dor e o amor de ser alguém que ama profunda e absolutamente, sem reservas e sem barreiras. (Efésios 3.16-19).

PARA REFLEXÃO: Como você pode tornar seu relacionamento com o Espírito Santo mais íntimo? O que você tem feito para ter um relacionamento com Deus mais intencional e intenso? Quais são os benefícios de se ter encontros com Jesus no dia a dia?

PARA ORAÇÃO: Ore pedindo a Deus para que Ele se revele a você em cada encontro.

Rolar para o topo