Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 29 – A Plenitude do Espírito Santo

ESTUDO 29 – A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO
Semana de 25 de setembro a 01 de outubro de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“… Deixem-se encher pelo Espírito.” (Efésios 5.18)
“Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5.16)

O Espírito Santo quer habitar em nós. Gálatas 5.16 é um convite para um posicionamento de uma ação, seguido de uma consequência da nossa decisão. Deixar ser habitado pelo Espírito Santo nos faz viver pela cultura dos céus. Somos movidos para agir conforme os direcionamentos do Espírito em nós. Deus quer encher sua vida com o Seu Espírito! A partir do momento que escolhemos viver pelo Espírito e O deixamos habitar em nós, passamos a renunciar os desejos da carne, mas só saber que O temos em nossas vidas não é suficiente, precisamos ter a Sua plenitude para vencermos (Ler Atos 2.1-4). Pentecostes foi um marco histórico e profético para a Igreja. Mesmo já conhecendo o Filho de Deus, as pessoas tinham esperança e esperavam pela experiência de serem plenamente preenchidos por Ele. Hoje, temos livre acesso ao Espírito Santo e devemos deixá-lo dirigir nossas vidas para que possamos viver plenamente o propósito que Ele designou para nós. Para viver na plenitude do Espírito Santo…

1. Entregue a Jesus TODAS AS ÁREAS da sua vida (Gálatas 5.17). Quando somos cheios pelo Espírito Santo ficamos sob o controle do Seu amor e cuidado, e isso é evidente a todos ao nosso redor. Nós recebemos o Espírito e podemos transbordar para outras pessoas. Quando nos rendemos a Cristo em tudo, somos moldados pelo Espírito Santo e nos tornamos mais parecidos com nosso Salvador.

2. Tenha um estilo de vida de INTIMIDADE com o Espírito (Efésios 5.8-9). A plenitude do Espírito não é uma experiência que acontece em dias aleatórios ou quando estamos na Igreja, mas é fruto de uma contínua comunhão com Deus. Ao vivermos uma vida de adoração e oração, somos verdadeiramente guiados pelo Espírito Santo e podemos desfrutar de uma maior intensidade de Sua presença em nossas vidas. Nossa vida no secreto com Deus desenvolve em nós um nível de intimidade sobrenatural com o Espírito Santo. A vida de intimidade com Ele nos ensina a vencer as batalhas de uma forma leve e a viver uma vida em graça e abundância.

3. Compartilhe as BOAS NOVAS (Atos 4.31). A Presença do Espírito Santo em nossas vidas é um mover coletivo; recebemos Dele para compartilharmos com os outros. E isso é exatamente o evangelismo: o encher do Espírito Santo em cada um de nós e o derramar na vida de outras pessoas. Viver uma vida plena no Espírito está diretamente relacionado ao nosso impacto no mundo sem Jesus. Somos transformados pelo Espírito Santo de tal forma que, naturalmente, resplandecemos o Seu amor para aqueles que ainda não conhecem o Evangelho. Ao sermos cheios da natureza de Deus, nos tornamos ativos mensageiros e embaixadores do Céu aqui na terra.

CONCLUSÃO: (Romanos 8.14) Apesar da presença ou ausência de certas experiências, devemos estar assegurados de que podemos ser cheios do Espírito todos os dias. Ao aceitarmos Jesus em nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus e o acesso a Sua presença nos é garantido. Viver uma vida de comunhão com o Espírito é parte de nosso DNA sobrenatural e não podemos desprezar esse precioso presente que Deus nos concedeu. Você, como filho de Deus, não possui uma agenda terrena, com recursos naturais e óbvios. Suas prioridades precisam ser direcionadas pelo Espírito Santo. Suas habilidades e ideias devem ser inspiradas pela contínua presença sobrenatural do Senhor em sua vida. Vivendo uma vida cheia do Espírito, você será uma evidência clara do poder transformador e acolhedor de Deus. Sua vida como templo de Deus é ser sal e luz na terra. Os ambientes e as pessoas ao seu redor aguardam seus frutos e ações!

PARA REFLEXÃO: Você tem desfrutado de uma vida cheia do Espírito Santo

PARA ORAÇÃO: Peça a Deus para experimentar novos níveis de Sua presença.

PARA APLICAÇÃO: Ore e convide o Espírito Santo para todos os momentos de sua rotina.

INDICAÇÃO: Leitura do livro “A PRESENÇA” de Bill Johnson

Rolar para o topo