Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 30 – Eu Sou a Luz do Mundo

ESTUDO 30 – EU SOU A LUZ DO MUNDO
Semana de 08 a 14 de outubro de 2023
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

Texto Base: João 8.12

Luz e trevas são opostos que estão bem presentes em nossas vidas. Eles podem ser usados como ilustração da situação espiritual em que as pessoas se encontram. É sobre isso que vamos estudar na lição de hoje, mostrando que Jesus é a luz do mundo e que, sendo assim, pode transformar a realidade de trevas. O presente texto começa com uma declaração que é a base do que se desenrola até o seu final. A partir disso, pode-se afirmar o seguinte: como luz do mundo…

1. JESUS SABE QUE O MUNDO EM QUE VIVEMOS ESTÁ EM TREVAS (João 12.8a). Ao olharmos para o mundo em que vivemos, não é difícil concluirmos que ele está em trevas. Basta sair às ruas. Basta consultar a mídia. Basta conversar com pessoas (1 João 5.19). Toda a criação está sob o poder do mal, isto é, mantida em submissão pelo diabo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (João 12.31; 14.30; 16.11). Satanás governa o mundo e lhe incute os seus valores. Essa autoridade lhe foi dada na ocasião em que o homem desobedeceu a Deus. A desobediência afastou o ser humano de seu criador (morte espiritual) e mergulhou todo o mundo em maldição (Gênesis 3). A criação passou a ser corrupta e escravizada ao pecado (Gênesis 6.12).

2. JESUS SABE QUE ELE É A SOLUÇÃO PARA ESSE MUNDO EM TREVAS (João 12.8a). A palavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João. Dessas, 21 se referem a Jesus. Em João, luz é uma metáfora acerca de Jesus. Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo está (João 1.4,5). Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas. Quando Cristo e a morte se encontram, Cristo prevalece. A ressurreição é uma importante prova disso. Quando Jesus ressuscitou, ele derrotou a morte (2 Timóteo 1.10; Apocalipse 1.18).

3. JESUS AFIRMA QUE QUEM O SEGUE NÃO ANDA EM TREVAS, PELO CONTRÁRIO, TEM A LUZ DA VIDA (João 8.12b). Possibilidade não é realidade. Cristo, de fato, é a luz do mundo e derrotou a morte. Entretanto, as trevas só são dissipadas onde a luz está presente. Para sermos livres das trevas e da morte, precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Conforme João 8.24,51, isso é feito através de fé e obediência. É necessário crermos em Cristo (acreditarmos e confiarmos nele) e obedecermos à sua palavra para não andarmos em trevas e termos a vida (João 12.46). Apesar de todo o benefício trazido pela luz, muitos insistem em continuar caminhando em trevas. Por quê? De acordo com João, é porque não desejam que os seus pecados sejam revelados e questionados. Não querem abandonar a vida pecaminosa (João 3.19-21).

CONCLUSÃO: A obra de Cristo de nos tirar das trevas e nos levar para a luz é ilustrada pela história da cura de um cego de nascença. Assim como aquele homem que era cego e, por isso, mendigava (João 9.8), nascemos cegos, em trevas, vivendo em miséria espiritual. Mas Cristo se compadece de nós e quer nos tirar dessa situação. Para tanto, precisamos nos aproximar dele, reconhecendo os nossos pecados e abandonando-os. Mesmo uma pessoa que já se entregou a Cristo e experimentou de sua luz transformadora pode viver momentos de trevas. João escreveu que se um crente diz que está em comunhão com Deus mas anda em trevas, está mentindo (1 João 1.6). No verso seguinte (1 João 1.7), a Bíblia nos desafia a andarmos na luz, ou seja, a termos a luz como estilo de vida. Essa é uma atitude totalmente coerente com o Deus ao qual o crente segue (1 João 1.5).

PARA REFLEXÃO: Quais são algumas das evidências que mostram que o mundo está em trevas? Você tem andado em luz ou em trevas? Você tem se aproximado da luz de modo que suas obras sejam reveladas e questionadas? Ou tem se escondido nas trevas?

PARA ORAÇÃO: Ore pedindo a Deus para que todas as trevas da sua vida sejam retiradas pela presença da luz que é Jesus.

Rolar para o topo