Estudo 31 – Mantenha Protegido o Seu Coração
ESTUDO 31 – MANTENHA PROTEGIDO O SEU CORAÇÃO
Semana de 06 a 12 de outubro de 2024
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF
Série “DISCÍPULOS ABENÇOADOS” – 1/4
TEXTO BÍBLICO: Provérbios 4.23
Vivemos num mundo onde as pessoas são exaltadas e admiradas pelo que elas possuem e fazem, e não pelo que elas são. Quem você é? Na ótica do mundo, somos tentados a responder esta simples pergunta da seguinte forma: “Eu sou professor”, ou “Eu sou engenheiro”, ou “Eu sou empresário”, ou “Eu sou funcionário daquela indústria”. Não! Você é um filho amado de Deus. Esta é a sua verdadeira identidade! O que o torna extraordinário é o fato de você pertencer a família de Deus. Absolutamente nada mais é capaz de definir sua relevância e valor. Quando o nosso coração tem convicção de quem realmente somos, então o nosso tesouro está assegurado nas mãos de Deus. Da mesma forma, se reconhecemos que o nosso maior tesouro é possuirmos o selo da salvação e a presença do Espírito Santo em nós, então certamente o nosso coração se manterá sadio e protegido. Porém, o nosso grande desafio é permanecer com esta verdade inabalável em nosso coração. Se descuidarmos, corremos o risco de contaminá-lo com pensamentos e atitudes ruins, que podem acabar levando a obstrução de suas artérias espirituais. O egoísmo, a relutância e a ingratidão são algumas das bactérias que podem tentar se proliferar em nosso coração, e por isso é muito importante aprendermos a identificar os sintomas com rapidez, para agirmos de forma assertiva e não permitirmos que se torne uma infecção severa. Vejamos a seguir como identificar os sintomas e combater estes micróbios espirituais nocivos ao nosso coração. Para manter protegido o seu coração…
1. COMBATA O EGOISMO COM A GENEROSIDADE (Provérbios 11.24-25). Deus não abençoa aquele que dá, mas somente aquele que dá com as motivações certas! Não se trata do que eu posso receber de volta, mas de saber que tudo o que possuo vem de Deus e Ele me chamou para ser um reservatório de suas bênçãos, recebendo tanto que de mim transborda a todos ao redor. A generosidade mantém o nosso coração sensível à voz de Deus e às necessidades e oportunidades do Reino, e não apenas as minhas vontades e necessidades.
Pergunta para discussão: O que você tem feito para proteger seu coração do egoísmo?
2. COMBATA A RELUTÂNCIA COM A ALEGRIA DE DOAR (2 Coríntios 9.7). Já aconteceu de Deus te pedir para entregar algo e você relutou? Eu quero te dizer que o estado natural do coração humano é ser um doador pesaroso. Mas, como já recebemos o transplante do coração de Deus quando entregamos a nossa vida a Ele, nossa decisão diária deverá ser de viver e trazer à memória o quanto já somos abençoados, e a partir desta atitude o nosso coração se manterá cheio de alegria e paz em contribuir.
Pergunta para discussão: Quando se trata de recursos financeiros, você é relutante, resistente ou tem prazer em doar generosamente?
3. COMBATA A INGRATIDÃO COM A SATISFAÇÃO (Romanos 12.2). Quem tem Jesus tem tudo! Não permita que nenhum sentimento de escassez e ingratidão encontre morada em seu coração. A boa, agradável e perfeita vontade de Deus só é desfrutada por aqueles que se sentem filhos, e se empenham em viver e pensar segundo os padrões de Cristo! Nele encontramos absolutamente tudo o que precisamos para a vida.
Pergunta para discussão: Na sua opinião, por que a satisfação é uma forma eficaz de combater a ingratidão?
CONCLUSÃO: Acredite, Deus realmente deseja ardentemente nos abençoar para que possamos ser uma benção para outros. Quando mantemos o nosso coração protegido e estamos seguros de quem realmente nós somos, estamos prontos para ser reservatórios de Deus! Nossa missão passa a ser dar pela simples alegria de dar, ajudar pela pura satisfação de ajudar e abençoar porque, ao fazer isso, imitamos o nosso Pai celestial a quem amamos e honramos.
COMUNICAÇÕES:
● UM DIA DE ORAÇÃO E JEJUM – Na quarta-feira, 09/10, estaremos mobilizados em oração e jejum. Propósito para este dia: orar e jejuar pelas finanças da igreja e também pelas suas finanças pessoais.
Obs.: O tempo e o tipo de jejum serão definidos por cada célula.
● DE 06 A 27/10 – SÉRIE “DISCÍPULOS ABENÇOADOS” – Todos os domingos, às 10 e 19h. Nesta série de mensagens, vamos aprofundar nosso entendimento sobre a fidelidade e a generosidade, aprendendo a importância de devolver a Deus o que Lhe pertence, conforme ensinado nas Escrituras Sagradas.