Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 31 – Onde Está o Seu Tesouro?

ESTUDO 31 – ONDE ESTÁ O SEU TESOURO?
Semana de 09 a 15 de outubro de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6.21)

Você sabia que há, aproximadamente, 500 versículos na Bíblia relacionados à oração e 500 relacionados à fé, porém mais de 2.000 versículos relacionados a dinheiro e bens? Jesus falou sobre dinheiro em 16 de Suas 38 parábolas. Assim, fica claro, do ponto de vista da Bíblia, que precisamos entender sobre o dinheiro e como lidar com ele. A forma como você lida com o dinheiro revela com destaque quais são suas prioridades, suas lealdades e sua afeição. Além disso, isto está diretamente relacionado com muitas das bênçãos de que você desfrutará (ou não) na vida. A Bíblia é bastante clara com relação aos primogênitos (Êxodo 13.2), as primícias (Êxodo 23.19) e os dízimos (Malaquias 3.8-10) pertencerem a Deus. Muitos questionam se os ensinamentos do Antigo Testamento se aplicam ao Novo Testamento e outros alegam que dar dízimos era um mandamento que estava debaixo da lei e que agora vivemos debaixo da graça. No entanto, precisamos entender que este é um princípio imutável estabelecido por um Deus imutável. Assim como não roubar, matar e adulterar são mandamentos eternos que foram ordenados por Deus na época de Moisés e continuam vigentes, o mesmo se aplica com o princípio de entrega dos dízimos. Para não restar nenhuma dúvida, a seguir veremos três verdades sobre o dízimo:

1. O DÍZIMO É UMA PROVA DE DEUS. A palavra traduzida como “dízimo” na Bíblia, literalmente significa “décimo” ou “décima parte”. E você sabe o que o número 10 representa em toda a Bíblia? Ele representa “prova” ou “teste”. Quantas pragas ocorreram no Egito e provaram o coração de Faraó? Quantos mandamentos existem? Quantas vezes Deus provou o coração de Jacó (permitindo que o seu salário fosse alterado) quando ele estava trabalhando para Labão? Quantos dias foram a provação de Daniel quando ele pediu para não comer a comida do rei? Quantos dias de prova são mencionados em Apocalipse? 10. O dízimo representa a “prova do coração” para nós. Porém, o dízimo é também a área na qual nós somos convidados a provar Deus (Malaquias 3.10). Você ainda está em dúvida? Então aceite o desafio de Deus e o ponha a prova!

2. O DÍZIMO É BÍBLICO. Muito antes dos tempos de Moisés, muito antes que qualquer lei fosse escrita sobre o dízimo, Abraão entregou o dízimo a Melquisedeque, sacerdote de Deus, rei de Salém (Gênesis 14.18). Também Jacó já vivia o princípio de entregar o dízimo (Gênesis 28.22). O dízimo então passa a ser um mandamento de Deus, na lei Mosaica (Levítico 27.30; Deuteronômio 26.1), mas, também, é enfatizado nos ensinamentos de Jesus (Mateus 23.23).

3. O DÍZIMO É UMA CHAVE PARA AS BENÇÃOS. Você já viu alguém falar que faliu ou que fracassou por dar o dízimo? Acredito que não, muito pelo contrário, os que são dizimistas sempre possuem testemunhos para contar das bênçãos de Deus. Em contrapartida, certamente já ouviu muitos queixarem de não ter dinheiro suficiente para entregar o dízimo, e como reflexo, sua vida financeira está totalmente instável. Pode ser que você esteja passando por esta situação hoje mesmo. Talvez seja necessário reavaliar quem está em primeiro lugar em sua vida. Faça o que for preciso para colocar suas prioridades na devida ordem, mesmo que requeira mudar seu estilo de vida e diminuir gastos (Lucas 16.11).

CONCLUSÃO: (Ler Lucas 16.13). Mamom nos diz que o dinheiro é a resposta para todos os problemas, mas eu quero lembrá-lo que Jesus é a verdadeira resposta para todos os problemas! Jesus é o bem mais precioso que temos e se o nosso coração permanecer nEle, isto significa que Ele mesmo cuidará de cada detalhe da nossa vida.

PARA REFLEXÃO: Nossa cultura tem um ditado: tempo é dinheiro! Você concorda que o princípio dos dízimos deve ser aplicado tanto ao nosso tempo quanto ao nosso dinheiro? Dê um exemplo de como a aplicação deste princípio poderia mudar a forma como você usa seu tempo e dinheiro.

PARA ORAÇÃO: Vamos pedir para Jesus nos ajudar a confiar nele de uma vez por todas. Que todo o espírito de medo, de ganância e de pobreza seja repreendido e lançado para fora de nossas vidas e igreja.

PARA APLICAÇÃO: Vamos nos comprometer individualmente a sermos dizimistas fieis e ofertantes generosos? Certamente Deus moverá os céus a nosso favor e testemunharemos os seus feitos.

INDICAÇÃO: Leitura do livro “DERROTE MAMOM” de Fabiano Ribeiro, Editora Inspire.

Rolar para o topo