Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 32 – Deus Recompensa a Boa Mordomia

ESTUDO 32 – DEUS RECOMPENSA A BOA MORDOMIA
Semana de 16 a 22 de outubro de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.6)

O nosso Deus ama recompensar seus filhos e filhas. Esta é uma verdade sobre Deus acerca da qual muitos cristãos parecem não estar cientes. Ele gosta de nos recompensar quando buscamos com diligência Sua presença, Sua vontade e Seus caminhos. Ele recompensa o bom trabalho e recompensa a boa mordomia. Em Mateus capítulo 6, aprendemos que Deus nos recompensa quando oramos, jejuamos ou damos aos pobres. Nossa convicção determina onde passaremos a eternidade, mas são as nossas atitudes que determinam como passaremos a eternidade. Realmente acreditamos que Deus tem prazer em nos recompensar enquanto ainda estamos aqui neste mundo, mas ainda que não vejamos os frutos da nossa boa mordomia neste tempo, Deus vai certamente nos recompensar na eternidade. No entanto, Deus não vai nos dar mais recursos se não pudermos sequer ser fiéis com os recursos que Ele já nos deu. Acredite, Deus está interessado em edificar o Seu Reino e é por isso que Ele vai confiar riquezas a pessoas que estão provando a Ele que são bons administradores. Sendo assim, vamos aprender, de forma prática, três princípios da boa mordomia:

1. NÃO DESPERDICE SEUS RECURSOS COM COISAS INÚTEIS (Provérbios 21.11). Jesus gosta de recompensar a boa administração. Os maus administradores desperdiçam e perdem seus recursos, por outro lado os bons administradores recebem sempre mais! O Senhor dá mais àqueles que demonstram confiabilidade, mas não dará nada para aqueles que estão sendo irresponsáveis com seus recursos ou que não sabem para onde seus recursos estão indo. Na parábola dos talentos diz que o homem “chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens”. Somos como aqueles servos e Deus é como aquele homem. Ele nos entregou os seus bens e espera que os usemos e os distribuamos.

2. AJA SEMPRE COM SABEDORIA E RESPONSABILIDADE (Provérbios 2.20). Você está fazendo o melhor com o que Deus lhe deu? Certamente Deus pensa muito mais em mordomia do que nós, pois este assunto está presente ao longo da história. As primeiras instruções que Deus deu a Adão e Eva se relacionavam à mordomia (Gênesis 1.28 e 2.17). Se não formos bons mordomos, isto inclusive limitará nossa capacidade de ajudar as pessoas e de promover o avanço do Reino de Deus.

3. APRENDA A POUPAR PARA ENFRENTAR AS SITUAÇÕES ATEMPORAIS (Provérbios 21.20). Deus é constante, o mundo não. Em outras palavras, a situação econômica do nosso país pode ter altos e baixos e isto pode afetar as nossas finanças, mas Deus continua sempre o mesmo. Até mesmo as pessoas que possuem muitos recursos e posses estão sujeitas a sofrerem flutuações em suas finanças. Outras vezes ficamos irritados com Deus porque “Ele não está cumprindo Seu dever conosco” ou até mesmo “nos punindo”, financeiramente falando. Dizemos isso mesmo que não tenhamos orado para saber se deveríamos gastar o nosso dinheiro como fizemos. Na maior parte das vezes, sofremos a consequência das nossas próprias escolhas. Devemos sempre orar e pedir o conselho de Deus, antes de gastarmos os nossos recursos. A maior parte do estresse, da preocupação e da ansiedade que há no mundo e nas famílias é causada pelo fracasso em exercer uma boa mordomia.

CONCLUSÃO: (Leia Gênesis 12.2). Deus deseja ardentemente nos abençoar para que possamos ser uma bênção para outros. Porém, como vimos, isto só será possível se decidirmos ser bons mordomos das bênçãos que o Senhor nos confiou.

PARA REFLEXÃO: Você concorda que a má administração pode nos impedir de sermos eficazes no Reino? Por outro lado, você tem algum testemunho para compartilhar de uma recompensa que o Senhor lhe entregou, fruto de um coração que prima pela boa mordomia?

PARA ORAÇÃO: Vamos orar pedindo para que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para sermos bons mordomos daquilo que Ele nos confiou para administrarmos.

PARA APLICAÇÃO: Durante esta semana, separe um tempo para reavaliar o que você pode fazer para aumentar o seu nível de boa mordomia.

INDICAÇÃO: Procure alguém que você admira pela boa mordomia e peça três conselhos que possam contribuir para a sua vida.

Rolar para o topo