Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 32 – Eu Sou a Ressurreição e a Vida

ESTUDO 32 – EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Semana de 22 a 28 de outubro de 2023

Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

Texto Base: João 11.25-26

A declaração de Jesus que estudaremos na lição de hoje está no contexto de um grande milagre. Um dos maiores já realizados. A ressurreição de um homem que estava há quatro dias morto. A ressurreição de Lázaro. Ao operar esse feito extraordinário, Jesus disse que ele mesmo era a essência do milagre. Essa é uma passagem poderosa em que Jesus revela Sua identidade como a fonte da vida eterna e da ressurreição. Vamos analisar duas verdades que Jesus quer revelar através desta declaração. Ao fazer essa declaração…

1. JESUS ESTÁ AFIRMANDO SUA AUTORIDADE SOBRE A VIDA E A MORTE (João 11.25a). Jesus está afirmando Sua autoridade sobre a vida e a morte e revelando que Ele é a fonte da vida eterna e da ressurreição. Ao se identificar como a Ressurreição e a Vida, Jesus está enfatizando que Sua presença e poder transcendem a morte. Ele é a única esperança de vida eterna para todos aqueles que creem Nele. Essa afirmação reforça Sua divindade e Sua capacidade de conceder vida espiritual.

2. JESUS ENSINA QUE AQUELES QUE CREEM NELE, MESMO QUE MORRAM FISICAMENTE, VIVERÃO ESPIRITUALMENTE (João 11.25b,26a). Isso se refere à ressurreição dos crentes. Jesus está oferecendo esperança para além da morte física. Ele promete que aqueles que colocam sua fé Nele experimentarão a vida eterna e a ressurreição para uma vida nova com Deus. Sua morte e ressurreição são a base dessa esperança. Esses versículos carregam uma mensagem de profunda esperança e promessa. Eles nos ensinam que aqueles que vivem suas vidas com fé em Jesus não enfrentarão a terrível realidade da morte eterna, que é a separação eterna de Deus. Nesse contexto, Jesus está fazendo uma distinção fundamental entre a morte física, inevitável para todos nós, e a morte espiritual eterna, que é a consequência do afastamento de Deus devido ao pecado. Aqueles que colocam sua fé em Jesus são agraciados com uma preciosa garantia: eles não sofrerão a morte espiritual eterna, mas, em vez disso, desfrutarão de vida eterna em comunhão com Deus.

CONCLUSÃO: Podemos concluir que a declaração de Jesus não apenas promete vida eterna, mas também assegura a ressurreição para todos os que confiam nele. Essa passagem nos instiga a depositar nossa fé inteira em Jesus como nossa única e inabalável esperança de salvação e vida eterna.

PARA REFLEXÃO: Como a declaração de Jesus sobre a vida eterna e a ressurreição nos incentiva a repensar nossa fé e esperança? Qual é o significado profundo da distinção que Jesus faz entre a morte física e a morte espiritual eterna, e como isso impacta nossa compreensão da salvação?

PARA ORAÇÃO: Ore para que as pessoas que você conhece e que ainda não tenham reconhecido Jesus como salvador não percam mais tempo e oportunidades. Ore por aqueles que você está trabalhando para alcançá-los.

INFORMAÇÕES: Aqueça o seu coração com o novo tempo que em breve viveremos como igreja-família. EXPERIÊNCIAS COM DEUS será o devocional que faremos juntos no ano de 2024. Deus deseja que O conheçamos de maneira mais íntima e não apenas saibamos quem Ele é. Ele deseja que nos Aproximemos Dele para ouvir, conhecer e fazer a Sua perfeita vontade. Como líder, seja exemplo, adquira o seu e estimule os membros da sua célula a fazerem a pré-reserva do devocional “EXPERIÊNCIAS COM DEUS” em nossa livraria (bookstore) nos dias de celebrações, lembrando também que teremos as versões para as crianças. Vamos juntos, viver novos níveis e novas experiências com Deus.

Rolar para o topo