Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 33 – Faça a Coisa Certa

ESTUDO 33 – FAÇA A COISA CERTA
Semana de 23 a 29 de outubro de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mamom).” (Mateus 6.24)

“Se você quer viver o que nunca viveu, precisa fazer o que nunca fez.” Pr. Carlito Paes

É impossível termos resultados diferentes, se não mudarmos nossas atitudes e decisões. Este princípio é real e pode ser aplicado em todas as áreas de nossas vidas, no entanto, nesta série de estudos nosso enfoque está em ajudar a sermos empoderados na nossa vida financeira. Por isso decida fazer a coisa certa ainda neste ano de 2022. É muito importante compreendermos que não há campo neutro em nossa vida. Você sabia que todo dinheiro tem um espírito sobre ele? Ou tem o Espírito de Deus ou o espírito de Mamom. O dinheiro que é submetido a Deus e aos Seus propósitos tem o Espírito de Deus nele – que é o motivo pelo qual ele se multiplica e não pode ser consumido pelo devorador. É utilizado para promover o Reino e dedicado a servir a Ele em vez de ser usado para tentar substituí-lo. Por outro lado, o dinheiro que não é submetido a Deus tem o espírito de Mamom sobre ele à revelia. É por isso que as pessoas tentam com tanta frequência usar o dinheiro para controlar ou manipular as outras. É também por isso que as pessoas acham que o dinheiro pode trazer felicidade ou realização. No entanto, é importante entendermos que o dinheiro em si não é maléfico, a grande questão é quem exerce a primazia sobre sua vida (1ª Timóteo 6.10a). Observe que a Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de toda a espécie de males. Ela diz que o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males. É o amor idólatra ao espírito de Mamom que é mau. Para que não caiamos nas artimanhas de Mamom e façamos as escolhas certas, há três princípios financeiros muito importantes que precisamos entender e aplicar. Eles servem como pedras angulares para vivermos uma vida abençoada:

1. SAIA DAS DÍVIDAS (Salmos 37.16-17). Faça o que for preciso para se livrar das dívidas. Você não pode se dar ao luxo de manter um estilo de vida que não condiz com seus ganhos. Talvez seja necessário trocar de carro para se livrar de uma prestação expressiva, talvez seja necessário mudar para uma casa menor para reduzir as despesas e eliminar do orçamento aquilo que é supérfluo. Sabe qual é o resultado se nos empenharmos para sair das dívidas? O Senhor fará a parte dele. Deus o abençoará e honrará as suas escolhas certas!

2. DEPENDA DE DEUS (Salmos 37.25). Fazer a coisa certa significa também andar em integridade e na dependência somente de Deus. Quem você está vendo como sua fonte? De quem você está esperando provisão? Muitos acabam cometendo o equívoco de olhar para pessoas como sendo “fonte” e acabam as manipulando. A manipulação é depender da sua capacidade de falar e persuadir em lugar de depender da capacidade de Deus falar e persuadir. Deus, tão somente Ele é nossa fonte de provisão e vida!

3. DÊ GENEROSAMENTE (Salmos 37.26). O ato de dar toca o cerne de muitas coisas que Deus quer fazer em nossa vida. Deus quer operar milagres em nossa vida, e muitas vezes Ele começa fazendo milagres no nosso coração com relação à obediência e generosidade na área financeira. Devemos começar a dar generosamente, não apenas dar o dízimo, mas ofertar daquilo que Deus nos permitir decidir livremente como investir e utilizar. No que diz respeito a ofertar, se você esperar, Satanás tem tempo de aparecer com toda espécie de motivos para você não fazer o que Deus lhe disse para fazer. Se Deus te falar, confie e obedeça na hora.

CONCLUSÃO: Faça a coisa certa! Livre-se das dívidas, evite manipular os outros e dê como Deus lhe orientar a dar, pois se assim o fizer, certamente terá estabelecido um firme fundamento para uma vida abençoada. Faça a coisa certa, e veja os milagres começarem a acontecer em suas finanças (Salmos 37.18-19).

PARA REFLEXÃO: Quem quer repartir um testemunho de uma situação em que Deus testou a sua obediência? E qual foi o resultado?

PARA ORAÇÃO: Vamos pedir para que Deus nos ajude a aplicarmos estes três princípios em nossa vida e colhermos os benefícios deles.

PARA APLICAÇÃO: No seu tempo devocional, durante esta semana, pergunte ao Senhor o que você pode fazer para melhorar com relação as suas finanças.

INDICAÇÃO: Programe-se para entregar sua oferta extravagante no último domingo, dia 30/10.

Rolar para o topo