Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vivendo Além das Expectativas

SÉRIE “INABALÁVEIS” | 02/04
VIVENDO ALÉM DAS EXPECTATIVAS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos…” (Habacuque 3.17-19)

O que fazer quando nossas expectativas são frustradas? Vamos pensar em algumas verdades que nos ajudarão a viver além das expectativas a partir da experiência de Habacuque.

Para viver além das expectativas frustradas…

1. Compreenda que sua vida não acabou.

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos…” (v.17)

A ideia é de alguém que havia criado expectativas quando plantou e começou a preparar o curral para vê-lo cheio de animais e isso não aconteceu. No entanto, sempre há um dia seguinte, um novo amanhecer, uma nova oportunidade. Alguém afirmou com muita propriedade:

“A vida não acaba diante de expectativas frustradas.”

Para viver além das expectativas frustradas…

2. Alegre-se em Deus apesar das adversidades.

“Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação…” (v.18)

Como é possível ter alegria e exultação mesmo com expectativas frustradas? O texto vai nos responder afirmando que o profeta vai se alegrar “no Senhor” e “no Deus” da sua salvação. Com isso, o profeta não está negando a realidade difícil que está enfrentando, mas deixando claro que a sua fonte de alegria apesar da adversidade é o Senhor.

Sobre a alegria, o salmista fez a seguinte declaração: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30.5).

Para viver além das expectativas frustradas…

3. Reconheça que Deus é a força para recomeçar.

Alguém que viveu dias difíceis declarou: “Deus é a força para recomeçar quando tudo parece perdido”.

Parece que esse era o mesmo entendimento do profeta Habacuque. Ele declarou: “O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.” (v.19).

Deus é a força de que precisamos quando nossos braços estão cansados e nosso coração se frustrou diante da realidade da vida. O Senhor nos prepara, nos ajuda e nos capacita a olhar além das situações. Ele nos capacita a não ficarmos presos nas circunstâncias, mas recomeçarmos com a força que recebemos dele.

Conclusão:

Assim como nos dias do profeta Habacuque, pode ser que você esteja vivendo um tempo de crise, problemas, escassez e desesperança. No entanto, não é tempo para desistir e parar. Este é o tempo que Deus separou de uma forma muito especial para você viver de forma inabalável.

Para viver além das expectativas frustradas…
1. Compreenda que sua vida não acabou.
2. Alegre-se em Deus apesar das adversidades.
3. Reconheça que Deus é a força para recomeçar.

Rolar para o topo