Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Missão da sua Vida (07/09/2014 – noite)

Uma Vida com Propósito
Semana 6 – Você foi feito para uma missão
A MISSÃO DA SUA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Do mesmo modo que me deste uma missão no mundo, eu dei a eles uma missão no mundo.” (João 17.18; Msg)
“A coisa mais importante é que eu cumpra minha missão, o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer.” (Atos 20.24; Msg)
Você foi feito para uma missão. Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a ele. Essa atribuição é conhecida como sua missão. Deus quer que você tenha tanto um ministério no corpo de Cristo quanto uma missão no mundo. Seu ministério é seu serviço junto aos que crêem, e sua missão é o seu serviço junto aos que não crêem.
Cumprir sua missão no mundo é o quinto propósito de Deus para sua vida. A palavra “missão” tem sua raiz na palavra latina para “remeter”, ou “enviar”. Ser cristão inclui ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo.
Jesus disse: Assim como o Pai me enviou, eu os envio. Jesus entendeu nitidamente a missão de sua vida sobre a terra. Quando estava com doze anos de idade, ele disse: Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai e, 21 anos mais tarde, morrendo na cruz, ele disse: Está consumado.
Como capa e contracapa de um livro, essas duas declarações emolduram uma vida plena, que foi dirigida por um propósito. Jesus completou a missão que lhe foi confiada pelo Pai. A missão de Jesus na terra agora é nossa missão, pois somos o corpo de Cristo. Somos os mensageiros de Deus e espalhamos as boas-novas de seu amor e de seus propósitos para o mundo.
Cumprir sua missão na terra é parte essencial de viver para a glória de Deus. Quero analisar com você, quatro chaves para cumprir a missão que Deus lhe deu no mundo.
A missão de sua vida…
1. É OBEDECER a missão dada por Jesus.
Como seus seguidores, devemos continuar o que Jesus começou.Na Grande Comissão, Jesus disse:
“Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.” (Mateus 28.19,20)
Como igreja, somos enviados a fazer discípulos de todas as nações. Isso implica em adotar o padrão de Jesus para as nossas vidas e para a obra missionária. Jesus não nos chama apenas para vir a ele, mas também para ir por ele. A incumbência de fazer discípulos foi dada a todos os seguidores de Jesus, não somente a pastores e missionários. A tarefa é de todos.
Esse é o nosso compromisso com Jesus, e não se trata de algo opcional. As palavras de Jesus não são a grande sugestão. Se você faz parte da família de Deus, sua missão é obrigatória. Desprezar a grande comissão e um ato de desobediência. Talvez você não esteja ciente de que Deus o responsabiliza pelos sem igreja que vivem a sua volta, mas a Bíblia diz:
“Você deve adverti-los para que eles possam viver. Se você não falar, não advertir os ímpios a parar de praticar o mal, eles morrerão em seu pecados, mas eu colocarei sobre você a responsabilidade pela morte deles.” (Ezequiel 3.18)
Você pode ser o único cristão que algumas pessoas irão conhecer, e sua missão é contar a eles a respeito de Jesus.
A missão de sua vida…
2. É um PRIVILÉGIO formidável.
Embora seja uma grande responsabilidade, é também uma incrível honra ser usado por Deus. Paulo disse:
“Todas essas novas vêm de Deus, que nos trouxe de volta a si mesmo por meio daquilo que Cristo Jesus fez. E Deus nos deu o privilégio de insistir com todos para que se tornem aceitáveis diante dele e se reconciliem com ele.” (2 Coríntios 5.18, BV)
Sua missão envolve dois grandes privilégios: trabalhar com Deus e representá-lo. Somos parceiros de Deus na construção de seu Reino. Paulo nos chama colaboradores e diz que somos companheiros de trabalho no serviço de Deus. Jesus assegurou nossa salvação, aceitou-nos em sua família, deu-nos seu Espírito Santo e então nos tornou seus representantes no mundo. Que privilégio! A Bíblia diz:
“Somos representantes de Cristo. Deus nos usa para persuadir homens e mulheres a deixar de lado suas diferenças, a entrar no trabalho de Deus e a fazer as coisas corretas entre eles. Estamos falando por Cristo agora: Tornem-se amigos de Deus.” (2 Coríntios 5.20, AM)
A missão de sua vida…
3. Tem ALCANCE eterno.
Sua missão fará diferença no destino eterno de outras pessoas. Logo sua missão é mais importante que qualquer emprego, realização pessoal ou objetivo que você possa alcançar durante a sua breve vida na terra. As consequências de sua missão irão durar para sempre. Nada que você faça pode ser mais importante que ajudar as pessoas a estabelecer um relacionamento eterno com Deus.
“Todos nós devemos rapidamente cumprir as tarefas que nos foram entregues por aquele que me enviou, pois resta pouco tempo antes que caia a noite e o trabalho chegue ao fim.” (João 9.4)
Não perca tempo! A vida é uma contagem regressiva. Não deixe as oportunidades passar. Se não fizermos a nossa parte agora, se quiser fazer amanhã talvez não dê mais tempo. O apóstolo Paulo nos orienta:
“Aproveitem ao máximo cada oportunidade que tiverem de fazer o bem, porque os dias são maus.” (Efésios 5.16)
William James disse: “O melhor uso que se pode dar à vida é empregá-la em algo que sobreviva a ela”.
A verdade é que somente o Reino de Deus irá permanecer. Todo o resto acabará. É por isso que devemos ter uma vida dirigida por propósitos — vidas empenhadas na adoração, na comunhão, no crescimento espiritual, no ministério e no cumprimento de nossa missão na terra. Se falharmos em cumprir a missão que Deus nos deu na terra, teremos desperdiçado a vida que Deus nos deu para viver. Paulo reconheceu isso ao dizer:
“Minha vida não tem nenhum valor, a menos que eu a use para realizar a obra que me foi confiada pelo Senhor Jesus — obra de contar aos outros as boas-novas sobre a maravilhosa bondade e sobre o amor de Deus.” (Atos 20.24, NLT)
Entenda! Existem pessoas neste planeta que somente você poderá alcançar, em virtude de onde você vive e do que Deus o fez ser. Se ao menos uma pessoa for para o céu por causa de você, sua vida terá sido relevante para a eternidade. Comece a olhar em torno, em seu campo missionário pessoal, e ore: “Deus, quem você pôs na minha vida para que eu contasse a respeito de Jesus?”.
A missão de sua vida…
4. É CONTAR a melhor COISA para as pessoas.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Contar aos outros como obter a vida eterna é a melhor coisa que você pode fazer por alguém. Não importa quanto as pessoas pareçam estar felizes e bem sucedidas, sem Cristo, elas estão destinadas à separação eterna de Deus. Jesus é o único que pode Salvar!
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12)
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)
Essa é a mensagem de nossa vida. Não podemos negligencia-la. Pense comigo! Se seu vizinho tivesse câncer ou Aids e você soubesse a cura, seria criminoso reter tal informação. Ainda pior será guardar segredo sobre o caminho para o perdão dos pecados, o caminho da paz e da vida eterna. A melhor coisa que você pode fazer para alguém é contar as pessoas o plano de Deus para a vida delas. Deus quer dar a vida eterna, por isso já deu Jesus o seu filho e você agora precisa contar isso para todas as pessoas.
Conclusão:
O que você está disposto a fazer para que as pessoas que você conhece possam ir para o céu? Convidá-las a vir à igreja? Contar sua história? Levá-las para jantar? Orar por elas diariamente até que sejam salvas? Seu campo missionário está ao seu redor. Não perca as oportunidades que Deus está lhe dando. A Bíblia diz:
“Aproveitem ao máximo das suas oportunidades para contar a Boa-Nova aos outros. Sejam sábios em todos os seus contatos com eles.” (Colossenses 4:5, BV)
Alguém irá para o céu por sua causa?
A missão de sua vida…

  1. É OBEDECER a missão dada por Jesus.
  2. É um PRIVILÉGIO formidável.
  3. Tem ALCANCE eterno.
  4. É CONTAR a melhor COISA para as pessoas.

 

Rolar para o topo