Vivendo para Glória de Deus (11/09/2014 – quinta)

Uma Vida com Propósito
Encerramento
VIVENDO PARA GLÓRIA DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Tudo é para Ele. O objetivo fundamental do Universo é demonstrar a glória de Deus. Essa é a razão pela qual tudo existe, incluindo você. Você existe para glória de Deus. Ele criou todas as coisas para glória dele. Não fosse a glória de Deus, não haveria nada.
Viver para a glória dele é a maior realização que podemos alcançar em nossa vida. Deus diz:
“Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha glória.” (Isaías 43.7, NTLH)
Logo, esse deve ser o objetivo supremo de nossa vida. Mostrar a glória de Deus através de nossa vida. Jesus disse ao Pai:
“Eu te glorifiquei na terra, fazendo tudo que me mandastes fazer.” (João 17.4, NLT)
Jesus glorificou a Deus cumprindo seu propósito de vida na terra. Nós honramos a Deus da mesma forma. Qualquer coisa na criação glorifica a Deus quando cumpre seu propósito. Os pássaros glorificam a Deus ao voar, os peixes glorificam a Deus ao nadar. Mesmo uma humilde formiga dá glória a Deus quando cumpre o propósito para o qual foi criada.
Existem muitas formas de dar glória a Deus, mas elas podem ser resumidas nos cinco propósitos que ele estabeleceu para sua vida.
Como posso viver para glória de Deus?
Vivemos para glória de Deus…
1. ADORANDO-O com a nossa vida.
Adorar é o nosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramos ao apreciá-lo. C. S. Lewis disse: “Ao nos orientar para adorá-lo, Deus está nos convidando para apreciá-lo”.
Deus deseja que nossa adoração seja motivada por amor, ação de graças e alegria, não imposta. John Piper observa que “é quando estamos mais satisfeitos em Deus que ele é mais glorificado em nós”.
Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar a Deus. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-lo e nos doar para sermos usados em seus propósitos. Quando você usa sua vida para a glória de Deus, tudo que faz pode se tornar um ato de adoração. A Bíblia diz:
“Usem o seu corpo inteiro como instrumento para fazer o que é justo, para a glória de Deus.” (Romanos 6.13b, NLT)
Vivemos para glória de Deus…
2. AMANDO outros discípulos.
Quando nasceu de novo, você se tornou parte da família de Deus. Seguir a Cristo não é apenas uma questão de acreditar, mas também inclui pertencer e aprender a amar a família de Deus. João escreveu:
“Nosso amor uns pelos outros dá testemunho de que já passamos da morte para a vida.” (1ª João 3.14, CEV)
Paulo disse: “Aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.” (Romanos 15.7, NTL)
É sua responsabilidade aprender a amar como Deus ama, porque Deus é amor, e isso confere honra a ele. Jesus disse:
“Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13.34,35, NVI)
Vivemos para glória de Deus…
3. CRESCENDO a imagem de Cristo.
Uma vez que tenhamos nascido na família de Deus, ele quer que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. E o que seria isso? Maturidade espiritual é nos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir e de agir. Quanto mais você desenvolver o caráter cristão, mais glorifica a Deus. A Bíblia diz:
“À medida que o Espírito do Senhor trabalha em nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele e refletimos a sua glória ainda mais.” (2ª Coríntios 3.18, NLT)
Quando você aceitou a Cristo, Deus lhe deu nova vida e nova natureza. Agora, pelo resto de sua vida sobre a terra, Deus quer dar continuidade ao processo de transformação de sua vida.
Vivemos para glória de Deus…
4. SERVINDO os outros com os nossos dons.
Cada um de nós foi exclusivamente planejado por Deus com talentos, dons, capacidades e habilidades. O modo de você estar relacionado aos outros não é um acidente; Deus não lhe deu suas habilidades para propósitos egoístas. Elas lhe foram concedidas para beneficiar outras pessoas, assim como outros receberam habilidades para o seu benefício. A Bíblia diz:
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas… Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” (1ª Pedro 4:10-11, NVI)
Vivemos para glória de Deus…
5. FALANDO dele às outras pessoas.
Deus não quer que seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamos conhecido a verdade, ele espera que a partilhemos com os outros. É um enorme privilégio poder apresentar Jesus as pessoas, ajudando-as a descobrir o propósito de vida delas e preparando-as para eternidade. A Bíblia diz que, “à medida que a graça de Deus trouxer mais e mais pessoas para Cristo, Deus receberá mais e mais glória.” (2ª Coríntios 4.15, NLT)
Conclusão:

  1. Você dá glória a Deus ao adorá-lo – ADORAÇÃO
  2. Você dá glória a Deus ao amar outros crentes – COMUNHÃO
  3. Você dá glória a Deus ao tornar-se como cristo – DISCIPULADO
  4. Você dá glória a Deus servindo outras pessoas com seus dons – SERVIÇO
  5. Você dá glória a Deus falando dele às outras pessoas – MISSÕES

 

Rolar para o topo