Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Lições de Um Natal

LIÇÕES DE UM NATAL

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2.1-2)

O que podemos aprender com essa visita especial? Quais lições podemos extrair dessa atitude?

Com os magos aprendemos a…

1. RECONHECER que Jesus é Rei.

“… e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus…” (Mateus 2.2)

A Bíblia diz que, ao chegarem em Jerusalém, os magos perguntam: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Aqueles homens reconheceram que Jesus era rei.

Jesus está reinando no trono do seu coração? É ele que está no comando da sua vida? Ele é o seu Senhor, o seu Rei? Assim como os magos do Oriente reconheça que Jesus é rei e que Ele quer reinar em sua vida.

Com os magos aprendemos a…

2. ADORAR a Jesus por quem Ele é.

“… Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2.2)

A Bíblia revela o motivo pelo qual os magos queriam saber onde estava o menino Jesus. Aqueles magos viajaram quilômetros para adorar ao Jesus menino, adorar ao bebê no colo de sua mãe. Eles sabiam quem Jesus era. Não estavam adorando a Jesus por interesse, por dádivas recebidas ou na expectativa de receber algo em troca.

Precisamos aprender a adorar a Jesus pelo que Ele é e não apenas pelo que ele faz em nosso favor. Ele é Rei, Ele é Deus, Ele é digno do nosso louvor e da nossa adoração.

Com os magos aprendemos a…

3. ENTREGAR o nosso melhor a Jesus.

“Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2.11)

A Bíblia diz que os magos entregaram três presentes a Jesus: ouro, incenso e mirra. Eram presentes valiosos naquela época. Indicavam honra a alguém. Somado ao contexto de adoração dos magos ao menino Jesus, podemos afirmar que eles estavam entregando a Jesus algo muito precioso.

Isso nos leva a refletir numa simples pergunta hoje: Estamos entregando o nosso melhor a Jesus em atos de adoração? Faça como esses magos, neste Natal encontre a Jesus e ofereça a Ele o que você tem de melhor.

Com os magos aprendemos a…

4. ANDAR por novos caminhos com Jesus.

“E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.” (Mateus 2.12)

Depois do encontro dos magos com Jesus, diz a Bíblia que ao serem advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram à sua terra por outro caminho. Os magos não voltaram pelo mesmo caminho. Foram advertidos por um anjo para percorrerem uma nova rota. É impossível encontrar Jesus e continuar no mesmo caminho, com as mesmas atitudes, com os mesmos valores distorcidos, com a mesma vida. Um encontro com Jesus muda sua vida de direção. A Bíblia diz: “Aquele que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (2ª Coríntios 5.17).

Conclusão:

Que sejamos desafiados hoje a relembrar a história do nascimento de Jesus e, ao nos imaginarmos no caminho com os magos, que possamos aprender a reconhecer que JESUS é rei, que Ele deve ser adorado por quem Ele é, que possamos entregar nosso melhor a Jesus e que iniciemos uma nova jornada, um novo caminho ao lado dele. Que Deus te abençoe.

Rolar para o topo