Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Nunca Pare de Avançar

NUNCA PARE DE AVANÇAR

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” (Filipenses 3.12-16)

No texto que lemos, o apóstolo Paulo usa a figura de um atleta para descrever a vida cristã. Ele consegue olhar para o mundo ao seu redor e tirar lições espirituais. Assim com um atleta, um cristão nunca pode parar de progredir, de melhorar, de avançar. Há uma recompensa para aqueles que conseguem chegar ao final da corrida da vida reconhecendo que a jornada valeu a pena. As lutas, os problemas, as dores, os sofrimentos e as perdas fazem parte do contínuo avanço da vida cristã. Sendo assim, olhando para o texto que Paulo escreveu aos crentes da igreja de Filipos, quais são as lições que podemos aprender para nunca pararmos de avançar na vida espiritual?

Nunca pare de avançar, então…

1. Não se SATISFAÇA apenas com as vitórias de ONTEM.

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado…” (Filipenses 3.13a)

Paulo participa de uma corrida que ainda não terminou. Ele precisa continuar correndo. Ele entendeu perfeitamente que não podia se satisfazer apenas com as vitórias de ontem. Paulo tinha consciência da sua imperfeição e, por isso, ele queria mais.

“Não se sinta satisfeito com as suas vitórias espirituais a ponto de não continuar avançando.”

Nunca pare de avançar, então…

2. Mantenha seus olhos FIXADOS no alvo.

“… mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.” (Filipenses 3.13b)

O apóstolo Paulo mostra a necessidade de termos direção certa e segura nos avanços da vida cristã. Quem corre em uma competição, não olha para trás, por cima do ombro, a fim de calcular que distância já percorreu, nem como vão os concorrentes, mas fixa os seus olhos na meta de chegada. Não podemos retroceder. Sobre isso, Deus disse o seguinte em Sua Palavra: “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.” (Hebreus 10.38).

Nunca pare de avançar, então…

3. Esteja DETERMINADO a vencer.

“Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.14)

O verbo “prosseguir” usado neste verso tem o sentido de esforço intenso. Os gregos costumavam usar esse termo para descrever um caçador perseguindo de forma intensa a sua presa. Embora Paulo esteja nessa corrida de forma voluntária, ele empenha toda sua força. Ele é atraído pelo alvo, pelo prêmio da vitória. E o que Paulo busca com tanta determinação? O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Na busca pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus, nós precisamos ser determinados a vencer. Não podemos abandonar a corrida. Não podemos deixar a competição. Não podemos desistir. Não podemos parar de avançar.

Nunca pare de avançar, então…

4. Conserve a DISCIPLINA.

“Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” (Filipenses 3.15,16)

A palavra grega para “vivamos” é um termo militar que significa “permanecer em linha”, “manter em alinhamento”. Paulo nos ensina que não basta correr com disposição e vencer a corrida, é preciso obedecer as regras, manter o alinhamento, conservar a disciplina. Para continuar avançando, vamos precisar conservar a disciplina de Deus, obedecer as suas regras, andar de forma alinhada com o que a Sua Palavra ensina. Precisamos continuar correndo sem carregar os pesos inúteis e desnecessários do pecado.

Conclusão:

Hoje, eu e você recebemos um convite de Deus com uma mensagem bem específica: NUNCA PARE DE AVANÇAR. E sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte aos crentes da igreja de Éfeso: “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.13-15).

Nunca pare de avançar, então…
1. Não se SATISFAÇA apenas com as vitórias de ONTEM.
2. Mantenha seus olhos FIXADOS no alvo.
3. Esteja DETERMINADO a vencer.
4. Conserve a DISCIPLINA.

Rolar para o topo