Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

40 DIAS DE FÉ – A Fé que Transforma a Vida

40 DIAS DE FÉ – 09/09
A FÉ QUE TRANSFORMA A VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me! Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Quero. Seja purificado! Imediatamente ele foi purificado da lepra.” (Mateus 8.1-3)
Acabamos de ler a história de um homem que teve a sua vida transformada por Jesus. Sua vida sem Jesus era um resumo de dor, indiferença e solidão. Mas, depois de encontrar-se com Jesus, sua vida foi completamente transformada.
É importante frisar que a lepra, nos tempos de Jesus, era uma doença repulsiva, lenta, progressiva, grave e incurável. Ela era a mais temida enfermidade do mundo. Suas consequências eram as mais graves. O impacto social da lepra era ainda maior que seus problemas físicos. Além de todo sofrimento físico, o leproso deveria viver isolado da comunidade. Ele tinha de enfrentar a separação de seus familiares e o isolamento da sociedade. Ele vivia numa caverna ou numa colônia de leprosos e todo contato humano era proibido.
Com certeza, essa não era a vida que aquele homem, tomado de lepra, sonhava. Ele já não suportava mais viver do jeito que estava vivendo. Sua vida precisava de uma transformação urgente, pois seus dias de vida estavam chegando ao fim. Qual é a história de sua vida que você não suporta mais viver? O que tem feito você perder a alegria e a vontade de viver? Talvez seja a história de um casamento que não deu certo, a dor de ver seus filhos longe dos caminhos do Senhor, o sofrimento causado por uma enfermidade incurável, a amargura da solidão ou a perda um ente muito querido.
A boa notícia é que Jesus já desceu do monte e está aqui para transformar a sua vida. Não há nada, absolutamente nada, que foge aos olhos compassivos e amorosos de Jesus. Ele está atento a cada detalhe do seu viver. Assim como a fé daquele homem foi capaz de transformar sua vida por completo, a sua fé em Jesus, hoje, também transformará a sua vida totalmente.
Não se conforme em viver da maneira como você tem vivido. Há esperança para você. Aquele homem não se conformou em morrer como um leproso e demonstrou uma fé capaz de transformar sua vida por completo. Então, o que você precisa fazer para ter uma fé que transforma a vida?
Para ter uma fé que transforma a vida…
1. Demonstre grande DETERMINAÇÃO
“Um leproso, aproximando-se…” (Mateus 8.2)
O homem demonstrou grande determinação. Ele venceu o medo, o autodesprezo, os complexos e o repúdio das pessoas. Ele venceu os embargos da lei e saiu do leprosário, da caverna da morte. Ele venceu a revolta, a dor, a mágoa, a solidão, a frustração e a desesperança. O homem aproximou-se de Jesus e levou sua causa perdida a ele. Ele se aproximou tanto de Jesus a ponto do Senhor poder tocá-lo. Ele não se escondeu, mas correu na direção de Jesus. Aquele homem fez o que não era comum fazer. Ele contrariou os clichês sociais e quebrou paradigmas. Ele dispôs-se a enfrentar o desprezo, a gritaria ou mesmo as pedradas da multidão. Ele rompeu com a decretação do fracasso imposto à sua vida.
Faça como o leproso, aproxime-se de Jesus. Não corra de Deus, corra para ele. Não fuja de Jesus, prostre-se aos seus pés. Jesus espera de você uma grande determinação em busca de transformação. Deixe tudo e corra para Jesus. Leve a ele a sua causa perdida, pois a fé que transforma a vida é para aqueles que demonstram uma grande determinação.

“Nada de sobrenatural acontece sem que haja uma decisão corajosa.”

Para ter uma fé que transforma a vida…
2. Demonstre profunda HUMILDADE
“Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos…” (Mateus 8.2)
O homem demonstrou profunda humildade ao se ajoelhar, prostrar-se com o rosto em terra e adorar o Senhor. Ele reconheceu a majestade e o poder de Jesus e o chamou de Senhor. O leproso queria uma transformação de vida e, através da sua humildade, reconheceu que era totalmente incapaz de resolver os seus próprios problemas. Ao se ajoelhar diante de Jesus, compreendeu que o Senhor tinha poder e autoridade para curá-lo da sua lepra e transformar a sua história de vida. E sobre a humildade, a Bíblia diz:
“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” (Tiago 4.6)
A sua profunda humildade levou-o a demonstrar que tinha necessidade não apenas de cura, mas do próprio Senhor, pois adorar ao Senhor é maravilhar-se com quem ele é mais do que com o que ele faz. Diante da vida inútil e sem valor que talvez você esteja vivendo, Jesus o convida a jogar o seu orgulho no lixo reconhecendo que você é incapaz de resolver seus próprios problemas, humilhar-se diante dele e o adorá-lo entendendo que somente Ele pode dar a você uma vida nova, totalmente transformada.
A fé que transformada a vida demonstra profunda humildade. Quem a possui reconhece quem Jesus é (o Deus Todo-Poderoso) e reconhece quem ele é (um pecador que precisa desesperadamente de Jesus). Jesus elogiou a fé do centurião, que, embora fosse capitão de uma tropa de cem soldados, demonstrou profunda humildade quando pediu a Jesus que curasse o seu servo:
“Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé. Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.” (Lucas 7.6-7;9-10)
Para ter uma fé que transforma a vida…
3. Demonstre genuína CONVICÇÃO
“Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me!” (Mateus 8.2)
O homem se aproximou de Jesus não com dúvidas, mas cheio de genuína convicção. Ele sabia que Jesus podia todas as coisas. Ele sabia que para Jesus não havia impossíveis. Ele creu e fez uma confissão de verdadeira convicção. A genuína convicção da fé vê o invisível, toca o intangível e torna possível o impossível. Com essa genuína convicção, pisamos o terreno dos milagres, vivemos de forma sobrenatural e vemos a manifestação da glória de Deus. Impressionante a genuína convicção do leproso. Ele sabia perfeitamente que, se Jesus quisesse, Ele poderia fazer um milagre e curá-lo da sua lepra.
Qual é a sua convicção de fé? Você realmente acredita que Jesus pode transformar a sua história de vida? Você crê, de verdade, que Jesus é o único que pode fazer um milagre em seu viver? A fé que transforma a vida requer uma verdadeira convicção de fé da parte daqueles que a possuem.

“Não há abismo tão profundo que a graça de Deus não seja mais profunda.”

“O limite do homem não esgota as possibilidades de Deus.”

Conclusão:
Depois que o leproso demonstrou grande determinação, profunda humildade e genuína convicção, Jesus liberou o milagre sobre ele e sua vida foi transformada para sempre:
“Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: Quero. Seja purificado! Imediatamente ele foi purificado da lepra.” (Mateus 8.3)
A fé que transforma a vida recebe as mãos estendidas de Jesus em todo o tempo, o toque poderoso das suas mãos e o seu milagre extraordinário. Perceba o que aconteceu na vida daquele leproso:
 Sem Jesus, ele era considerado um homem imundo;
 Com Jesus, ele tornou-se um homem limpo.
 Sem Jesus, ele era discriminado pelos poderosos;
 Com Jesus, ele tornou-se um homem de valor.
 Sem Jesus, ele era desprezado pelas pessoas;
 Com Jesus, sua dignidade foi restaurada.
 Sem Jesus, era vivia isolado e sozinho;
 Com Jesus, ele foi aceito e amado.
 Sem Jesus, a morte era o seu decreto mais próximo;
 Com Jesus, a vida tornou-se sua aliada para sempre.
Não há ninguém que tenha chegado diante de Jesus com uma grande determinação, uma profunda humildade e uma genuína convicção de fé que tenha saído da mesma maneira. Pela fé em Jesus, todos que assim fizeram tiveram suas vidas transformadas.
A fé que transforma a vida requer…
 Grande DETERMINAÇÃO – não hesite, aproxime-se hoje de Jesus;
 Profunda HUMILDADE – reconheça que só Jesus tem poder para transformar a sua vida
 Genuína CONVICÇÃO – creia que somente Jesus pode fazer um milagre por você

 

Rolar para o topo