40 DIAS DE FÉ – A Fé que Restaura a Alegria

40 DIAS DE FÉ – 08/09
A FÉ QUE RESTAURA A ALEGRIA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e o seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: eles não têm mais vinho. Respondeu Jesus: que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos serviçais: façam tudo o que ele lhes mandar. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: encham os potes com água. E os encheram até a borda. Então lhes disse: agora, leve um pouco ao encarregado da festa. Eles assim fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora. Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (João 2.1-11)
Quando foi que a alegria da sua vida foi embora? Por que a alegria da sua vida se foi? Que acontecimentos fizeram com que a sua alegria dissesse adeus? Talvez tenha sido uma decepção, uma frustração, um fracasso, uma traição, a perda de um ente querido, o diagnóstico de uma doença incurável, a dor de uma separação, um caos financeiros, a condição atual do país, da cidade e bairro, a perda do emprego, um filho afastado de Deus. Todos os dias somos surpreendidos pelas adversidades, pelas lutas, pelos problemas, pelas enfermidades e, por vezes, sucumbimos diante disso tudo.
Talvez a falta de alegria seja a realidade de muitas pessoas que estão aqui. Você está aqui celebrando e adorando a Deus, mas, infelizmente, sua alegria já foi embora há muito tempo. O que fazer nestas horas? O que fazer quando a alegria vai embora? Desistir de viver? Culpar as pessoas que estão à nossa volta? Nos isolarmos como uma vítima ferida, cheios de autopiedade?
No texto que lemos, podemos encontrar os princípios da fé que restaura a alegria da nossa vida. O texto conta a história de um casamento em Caná da Galileia. Era um tempo de festa, de celebração. Entretanto, houve um momento naquele casamento em que a alegria foi embora.
Qual foi o problema? O vinho da festa havia acabado. Vinho era símbolo da alegria e continuidade daquela festa. Sem vinho, a festa não poderia continuar. Além do mais, faltar vinho afetava a reputação e a honra do hospedeiro visto os sete dias de festa. Foi neste momento crítico que Jesus entra em ação e a alegria daquela festa é restaurada. A vergonha e a tristeza não duraram para sempre. Algo maior e melhor aconteceu naquela festa de casamento depois da intervenção de Jesus.
A fé que você possui em Jesus o capacita a ter a sua alegria restaurada. Sendo assim, que verdades podemos aprender, neste texto, a respeito de ter uma fé em Jesus que restaura a alegria?
Para ter uma fé que restaura a alegria…
1. IDENTIFIQUE o problema que o aflige
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: eles não têm mais vinho.” (v.3)
A mãe de Jesus conseguiu identificar o problema que estava levando a alegria embora daquela festa. E esse princípio é de suma importância para aqueles que desejam ter a sua alegria restaurada.
Qual é o problema que aflige a sua vida e que tem tirado de você a alegria de viver? É preciso estar sensível para identificar o motivo da sua tristeza. Precisamos desenvolver um discernimento profundo para fazer a leitura correta do que está roubando a nossa alegria. Se você não souber por que está triste não saberá por que deseja ter a alegria restaurada.
Muitas vezes, estamos dormindo no meio da tormenta, não querendo ver a crise que está se instalando em nossas vidas. Há pessoas que quando vão acordar para fazer alguma coisa, já é tarde demais. Por isso que a identificação do problema é o primeiro passo que você precisa dar, para enfrentar com fé e coragem, aquela situação adversa que surgiu em sua vida.
Não dá para viver de aparências, não dá para viver como se tudo estivesse bem, quando na verdade não está. Por isso que identificar o problema, é fundamental para a cura e para a restauração da alegria. O que acontece em muitos casos é que não queremos admitir que o vinho acabou, que a alegria se foi, e que, de verdade, há um problema que precisa ser resolvido.
A sua alegria será restaurada quando você identificar o problema que o aflige.
Para ter uma fé que restaura a alegria…
2. APRESENTE o seu problema a Jesus
Maria, antes de falar com qualquer outra pessoa, foi a Jesus e disse:
“… eles não têm mais vinho.” (v.3)
A mãe de Jesus identificou o problema que estava acontecendo naquela festa e, antes que qualquer outra pessoa pudesse ser acionada, ela o apresentou a Jesus. Ela cria que só Jesus seria capaz de resolver aquele problema. A quem você tem apresentado os problemas que tiraram a sua alegria de viver? Nossos problemas precisam ser apresentados à pessoa certa, àquele que é capaz de restaurar tudo o que foi perdido.
Apresentar o problema a Jesus é ter a certeza de que Ele é o único capaz de transformar toda tristeza do nosso coração em alegria.
Para ter uma fé que restaura a alegria…
3. OBEDEÇA a tudo o que Jesus mandar
“Sua mãe disse aos serviçais: façam tudo o que ele lhes mandar.” (v.5)
Não há nenhuma possibilidade de restauração da alegria sem que haja obediência ao comando de Jesus. Por isso, Maria deu a orientação certa e segura que transformaria todo ambiente de preocupação e tristeza em um ambiente de alegria. Jesus mandou os empregados encherem os potes de água. Eles não argumentaram, não questionaram, não duvidaram; apenas obedeceram. E, quando obedeceram, o milagre aconteceu: a água se transformou em vinho, e vinho da melhor qualidade.
Não basta apenas identificar os problemas e levá-los até Jesus, é preciso fazer o que Ele manda. Muitas vezes, as palavras de Jesus perecem conspirar contra a nossa lógica. Os serviçais poderiam pensar: “Nós precisamos de vinho, e não de água”. No entanto, mesmo que a ordem de Jesus possa parecer absurda demais, a obediência a ela é quem fará o milagre da restauração da alegria em sua vida. Sabe o que aprendo aqui?

“A fé obedece mesmo quando não entende.”

Você tem obedecido a tudo o que Jesus ordena? O que Jesus já pediu para você fazer e você ainda não fez? O que Jesus já pediu para você deixar de fazer e você continua fazendo? Quais são as orientações de Jesus para sua vida que você insiste em não obedecer? Entenda que não haverá restauração da alegria em sua vida se você não estiver disposto a fazer o que Jesus mandar. A fé que restaura a alegria pertence àqueles que obedecem os princípios estabelecidos pela Palavra de Deus.
Para ter uma fé que restaura a alegria…
4. EXPERIMENTE o melhor que vem de Jesus
“Então chamou o noivo e disse: todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora.” (v.10)
O encarregado daquela festa provou do vinho sem saber que Jesus havia feito um milagre. E, ao experimentar, chamou o noivo e testemunhou que aquele vinho era o melhor vinho que havia sido servido naquela festa.
O princípio bíblico é aplicável a nós: uma fé que restaura a alegria sempre vai experimentar o melhor que vem da parte de Jesus. Às vezes, não sabemos como foi feito, quais foram os ingredientes do milagre, mas vamos sentir o sabor de algo extraordinário feito por Jesus.
A vida com Jesus não tem decepções. Sua vida não precisa ser uma vida de amarguras e tristezas. Com Jesus, os melhores dias estão pela frente, porque onde Jesus intervém, sempre acontece algo melhor:
Jesus interviu e, aquele que era leproso, ficou limpo;
Jesus interviu e, aquele que era cego, passou a enxergar;
Jesus interviu e, aquele que era paralítico, começou a andar;
Jesus interviu e, aquele que havia morrido, ressuscitou.
A sua alegria foi embora? Você já perdeu a vontade de viver? Você já desistiu de prosseguir? Permita que Jesus intervenha em sua vida e você experimentará o melhor que vem de Jesus.
Conclusão:
Talvez você seja um crente em Cristo Jesus, mas, mesmo assim, está com seu coração machucado, ferido, arrasado. Você chegou aqui debaixo de uma notícia que lhe tirou a paz; algo que você não esperava aconteceu. A alegria foi embora sem dizer quando vai voltar! A Palavra de Deus para seu coração é: exercite a sua fé para que a alegria da sua vida seja restaurada. O maior interessado em vê-lo alegre, feliz e satisfeito é o Senhor.
Assim como foi possível restaurar a alegria de uma festa, Jesus está para restaurar a alegria da sua vida. Você não precisa morrer de tristeza. Você não precisa passar o restante da sua vida lamentando. Hoje, Deus está trazendo um renovo para seu coração, encorajando-o a confiar no poder que restaura toda a alegria da sua vida.
Para ter uma fé que restaura a alegria…
1. IDENTIFIQUE o problema que o aflige
2. APRESENTE o seu problema a Jesus
3. OBEDEÇA a tudo o que Jesus mandar
4. EXPERIMENTE o melhor que vem de Jesus

 

Rolar para o topo