Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Evangelização Precisa ser Dirigida pelo Poder do Alto (30/04/2015 – quinta)

Série: O PODER DO ALTO
A EVANGELIZAÇÃO PRECISA SER DIRIGIDA PELO PODER DO ALTO
mensagem pregada pelo Ministro Marcelo Santos
Texto Bíblico: Atos 8.26-40
O Espírito de Deus dirige os passos de Filipe para o deserto. Por lá, viajava um eunuco da Etiópia, que precisava de esclarecimento espiritual. Se compreendermos a palavra eunuco literalmente, veremos o cristianismo removendo barreiras erguidas pelo judaísmo. Um estrangeiro poderia converter-se ao judaísmo, mas o etíope, que era eunuco, não podia participar plenamente da adoração no templo.
Apesar de ter viajado a Jerusalém para adorar, ainda era considerado um semiprosélito. Mesmo assim, o Antigo Testamento predisse o dia em que os estrangeiros e os eunucos não seriam mais excluídos da comunhão do povo de Deus. Podemos observar dessa forma que Filipe inicialmente leva para o seio da igreja os samaritanos, que estavam entre os judeus e os gentios. Agora leva o etíope, que era um meio convertido ao judaísmo, para a assembleia do Senhor.
E ele só fez dessa forma porque foi dirigido pelo Espírito Santo de Deus, o poder do alto. Isso mostra que a evangelização precisa ser dirigida pelo poder do alto. De acordo com o texto que lemos, podemos aprender algumas verdades importantes a respeito da obra da evangelização que é dirigida pelo poder do alto.
1ª Verdade – Uma vida vale todo o INVESTIMENTO do mundo
“Um anjo do Senhor disse a Filipe: vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: o senhor entende o que está lendo?” (Atos 8.26-30)
Filipe sai de um avivamento em Samaria e vai para o deserto por orientação divina. A verdade é que quando um homem se interessa por Deus, logo descobre que Deus também se interessa por ele. Deus enviou um intérprete porque o Eunuco estava lendo as Escrituras. Deus tira Filipe da multidão e o envia para evangelizar uma única pessoa no deserto, porque, para Deus, uma vida vale todo o investimento do mundo.
Aquele etíope foi missionário em sua pátria, o primeiro africano a ser salvo e enviado como embaixador de Cristo. Você precisa estar disposto a pregar para uma multidão e também para uma única pessoa.
2ª Verdade – É preciso ir onde estão os PECADORES
“Um anjo do Senhor disse a Filipe: vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e partiu. […] E o Espírito disse a Filipe: aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a.” (Atos 8.26-27,29)
Filipe obedeceu prontamente. Aproxima-te desse carro significa ação fora do santuário, lá fora, onde está o movimento, nas estradas e alamedas da humanidade. Lá fora nos lugares públicos. Trata-se de colocar o evangelho sobre rodas, em prática. Trata-se de colocar o evangelho ao alcance das massas, de modo que pobres e ricos possam ouvi-lo.
A igreja precisa sair das quatro paredes para ir ao lugar onde estão os pecadores. É preciso sair e testemunhar, pois a evangelização é uma obra urgente!
3ª Verdade – É preciso EXPLICAR as Escrituras e LEVAR as pessoas a Cristo
“Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: o senhor entende o que está lendo? Ele respondeu: como posso entender se alguém não me explicar? Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: ‘Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra’. O eunuco perguntou a Filipe: diga-me por favor, de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.” (Atos 8.30-35)
O evangelista também é um mestre. A Palavra de Deus precisa ser lida, explicada e aplicada. Hoje vemos muitos pregadores substituindo a exposição das Escrituras pela experiência. Vemos muitos pregadores falando sobre seus feitos poderosos ao invés de anunciar o Cristo crucificado. Filipe não perdeu tempo, explicou as Escrituras para o eunuco. Apresentou Jesus e não uma religião, ou um ritual ou uma cultura religiosa.
A evangelização dirigida pelo poder do alto requer dos evangelizadores que sejam capazes de explicar as Escrituras e levar as pessoas a Jesus.
4ª Verdade – É preciso receber as pessoas que creem em Cristo pelo BATISMO
“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: você pode, se crê de todo coração. O eunuco respondeu: creio que Jesus é o Filho de Deus. Assim deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.” (Atos 8.36-38)
O eunuco perguntou: o que me impede? Filipe poderia ter respondido com uma longa pregação teológica sobre o que a lei dizia sobre eunucos, mas sua resposta foi simplesmente que nada o impedia de ser batizado se ele cresse em Cristo Jesus.
Uma única condição é exigida: crer de todo coração. O cristianismo não é um complexo sistema de ideias que é preciso aprender mediante um penoso esforço, mas é a ligação renovadora da vida com Jesus, que é concedida ao surgir a fé.
5ª Verdade – É preciso sempre estar ABERTO à nova DIREÇÃO do poder do alto
“Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o Evangelho em todas as cidades pelas quais passava.” (Atos 8.39-40)
A tradição diz que este eunuco voltou à sua terra e evangelizou a Etiópia. Aquele que saíra do deserto cheio de alegria não podia guardá-la para si mesmo. Quanto a Filipe, foi dirigido pelo Espírito para novos horizontes. Ele não engessou o método, mas se abriu para a nova agenda do poder do alto. O que Deus quer que eu faça agora?
Às vezes, fazemos a mesma coisa na igreja há décadas, quando o vento do Espírito nos conduz a outros campos, outras áreas, outras frentes e novos horizontes. Vinte anos depois, encontramos Filipe vivendo em Cesareia e ainda servindo a Deus como evangelista. Isso só foi possível porque ele estava aberto à nova direção do poder do alto.
Conclusão:
Se a igreja deseja evangelizar, ela precisa entender que isso só será possível na direção do poder do Espírito Santo. Sem Ele, não existe evangelização. Você deseja ser um evangelista, um missionário? Então, o primeiro requisito é que a sua vida seja dirigida completamente pelo poder do alto.
Hoje aprendemos cinco verdades a respeito da evangelização dirigida pelo Espírito Santo:
1ª Verdade – Uma vida vale todo o INVESTIMENTO do mundo
2ª Verdade – É preciso ir onde estão os PECADORES
3ª Verdade – É preciso EXPLICAR as Escrituras e LEVAR as pessoas a Cristo
4ª Verdade – É preciso receber as pessoas que creem em Cristo pelo BATISMO
5ª Verdade – É preciso sempre estar ABERTO à nova DIREÇÃO do poder do alto

 

Rolar para o topo