Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Palavra, o Nome e o Sangue – O Caminho para a Libertação (01/08/2015 – noite)

A PALAVRA, O NOME E O SANGUE – O CAMINHO PARA A LIBERTAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Pelo que, despojando-vos de toda a sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tiago 1.21)
Certamente estamos vivendo nos últimos dias, e a Bíblia nos ensina que os ataques de Satanás se intensificarão durante este tempo perigoso. Então, como podemos nos defender? Quais são as nossas armas de ataque e defesa? Como protegeremos a nós e as nossas famílias destes bombardeios?
Satanás tem lançado muitos ataques nas áreas de nossas vidas. Ele ataca o nosso casamento, nossos filhos, nossos trabalhos. Além disso, nossa mente é seu alvo favorito, assim como nossas emoções e o nosso corpo físico.
Na verdade, a lista de ataque de satanás é interminável. O inimigo é mestre na arte do engano. Ele mente, engana e rouba a nossa liberdade. Ele planeja uma estratégia e está disposto a investir longos períodos arquitetando seu plano.
A grande pergunta que vem ao meu coração é: será que Deus nos deixou indefesos? Será que precisamos passar por todos estes sofrimentos sem solução? Ou Deus nos deixou a direção do caminho da libertação para vivermos bem e desfrutarmos a vida no mundo de hoje?
De fato Cristo é o cabeça da igreja e nós, que já entendemos a palavra, somos o corpo. Assim como corpo físico de Cristo devemos ouvi-lo e agir de acordo com a vontade dele.
Há muitos aspectos na guerra espiritual, mas, o meu propósito neste sermão não é abordar todos eles. Entretanto quero chamar a sua atenção para três áreas específicas que são da máxima importância quando se fala de libertação: a Palavra, o Nome, e o Sangue. Armas de ataque e de defesa contra o inimigo e seus exércitos. Sendo assim; como alcançar a libertação?
Para alcançar a libertação…
1. Aceite a PALAVRA de Deus em sua vida.
“Pelo que, despojando-vos de toda a sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tiago 1.21)
Quando alguém recebe a palavra, chamamos isso de novo nascimento, ou seja, aquele que recebe a palavra é transformado pelo poder da palavra. Quando alguém nasce de novo Deus não terminou a sua obra nele, está apenas começando. Depois que você receber a palavra nesta noite você será entregue ao Espírito Santo para ser transformado por ele. E a ferramenta que o Espírito usa para efetuar essa transformação é a palavra de Deus.
Agora, ele precisa colocar em prática a sua salvação com reverencia e temor. Em outras palavras, ele precisa colocar sua alma, que é mente, vontade e emoções, cativa à Palavra de Deus. Cada uma dessas áreas precisa de cuidados. De acordo com as escrituras, a mente precisa ser renovada pela palavra de Deus. As escrituras indicam vários textos que falam sobre renovação da mente pela palavra:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
É certo de que Deus tem um bom plano já pré-estabelecido para cada um de nós, mas nunca desfrutaremos deste plano a não ser que nossa mente seja renovada com a palavra, que são os pensamentos e as ideias de Deus sobre todas as coisas.
Quando nossa mente é renovada com sua palavra, então acontece o incrível: passamos a pensar os pensamentos de Deus. Quando a mente é renovada uma parte do homem já esta protegida. O Espírito Santo continua seu trabalho incansável para levar a totalidade do homem à vontade perfeita de Deus.
Esse processo é mencionado como “SANTIFICAÇÃO”, ou seja, o Espírito Santo não só trabalha para renovar a nossa mente, mas, também para mudar nossas vontades e nossas emoções. E essa renovação gera libertação. A Bíblia diz:
“O Senhor é o Espírito e onde esta o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” (2ª Coríntios 3.17)
Nesta porção da escritura percebemos que o Espírito deseja nos levar à liberdade e nos libertar completamente. Também vemos que esta liberdade é alcançada à medida que examinamos a palavra de Deus e somos transformados por ela. A Bíblia diz:
“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a gloria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com gloria cada vez maior a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2ª Coríntios 3.18)
Segundo esta palavra, somos transformados passando sempre de um nível para o outro. E essa mudança é obra do Espírito, e sua ferramenta é a Palavra de Deus. Você e eu nunca poderemos ser transformados sem o poder da palavra. Por isso aceite a Palavra de Deus em sua vida!
Para alcançar a libertação…
2. Creia no poder do NOME de Jesus.
“Para que em nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra.” (Filipenses 2.10)
Palavra de Deus revela que a salvação é no nome de Jesus. Somos batizados neste nome, oramos e esperamos que nossas orações sejam ouvidas e atendidas neste nome. Os enfermos são curados e os demônios são expelidos nesse maravilhoso nome.
Creio que estamos definitivamente no tempo do fim e precisamos saber como vencer o ataque do mal. Creio ser possível fazer isso, mas somente através do nome de Jesus e de uma revelação pessoal do poder com o qual Deus investiu a cada um de nós, por causa do nome dele. Posso explicar isso melhor a vocês lendo este texto que diz:
“Até agora vocês não me pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” (João 16.24)
Estas foram às palavras do próprio Jesus para os seus discípulos quando conversavam sobre sua partida. Eles se entristeceram, mas, Jesus logo os consolou demonstrando que, após sua partida, eles desfrutariam do Espírito Santo e do poder do nome de dele. Jesus estava dando a eles e a qualquer um que cresse nele, uma “procuração”, o direito de legal de usar o seu nome.
Este princípio de crer no nome de Jesus o habilita a usar seu nome em qualquer lugar ou circunstâncias. Por isso, creia no poder do nome de Jesus! E ele o ajudará a vencer o mal, seja na mente, seja no corpo seja nas emoções! Esta arma o ajudará a se libertar do império do mal. Esta é a autoridade que você e eu recebemos no seu nome. Que tremendo privilégio! Creia hoje no poder do nome de Jesus.
Para alcançar a libertação…
3. Faça uma aliança com o SANGUE de Jesus.
“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito.” (1ª Pedro 1.18-19)
Vocês foram comprados por preço, comprados por uma preciosidade, e a coisa preciosa pela qual vocês foram comprados foi o sangue de Jesus. Este sangue foi e é o purificador. Ele nos purifica de todos os nossos pecados, e nos trás para uma nova aliança com Deus. Mas, para tanto, é necessário que reconheçamos os nossos pecados para ele nos lavar e perdoar e ai sim nos purificar de toda injustiça.
A Bíblia deixa claro que o sangue de Cristo nos purifica de todos os nossos pecados. Mas, precisamos primeiro reconhecer os mesmos e, então, ativaremos a aliança com o sangue de Cristo. Ela diz:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1ª João 1.9)
Observe que nessa passagem bíblica nos é dito que se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele nos purificará “continuamente”. Creio ser essa a correlação espiritual com a maneira como o sangue purifica o nosso corpo continuamente. O nosso sangue trabalha para nós o tempo todo, agindo continuamente para nos manter limpo de todo veneno, e o sangue de Jesus trabalha o tempo todo nos purificando continuamente do pecado em todas as suas formas e manifestações. A Bíblia diz:
“Mas, se andarmos na luz, assim como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado” (1ª João 1.7)
Há poder no sangue derramado de Jesus Cristo! Você e eu somos purificados continuamente! Não apenas uma vez por ano como na antiga aliança, mas, continuamente em Cristo Jesus, a nova aliança. Por isso faça hoje uma aliança com o sangue de Jesus.
Conclusão:
Hoje nós aprendemos que a Palavra, o Nome e o Sangue de Jesus trabalham em nossa mente, corpo e emoções, livrando-nos das garras do inimigo e nos purificando de todos os pecados. As Escrituras nos dão provas suficientes de que, se nos entregarmos a Cristo, venceremos o inimigo pelo poder destas armas.
Agora a decisão é sua: ou você reconhece a Palavra, o Nome e o Sangue de Jesus Cristo e se entrega a ele por inteiro, ou continua vivendo esta vida, desprotegido, da força do mal. Alcance a libertação através da Palavra, do Nome e do Sangue.
PARA ALCANÇAR A LIBERTAÇÃO…
1. Aceite a PALAVRA de Deus em sua vida.
2. Creia no poder do NOME de Jesus.
3. Faça uma aliança com o SANGUE de Jesus.

 

Rolar para o topo