Invista em seu Relacionamento com sua Família (05/03/2015 – quinta)

Série: INVISTA – 02/05
INVISTA EM SEU RELACIONAMENTO COM SUA FAMÍLIA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Gênesis 45.1-15
Não existe família perfeita! A Bíblia não esconde a triste realidade da imperfeição familiar. Quando a família de Adão rompeu a sua relação espiritual com o Criador, ela herdou todas as consequências nefastas desse rompimento. No relato de Gênesis 3.7-24 podemos perceber que o pecado introduziu terríveis influências na família: medo, fuga, maldições, inimizade, sofrimento, dor, fadiga, espinhos, suor, pó e expulsão.
Em suma, a imperfeição familiar tem origem na corrupção da natureza humana individual. A família é coletivamente enferma por causa da enfermidade individual de cada membro. Cada família possui virtudes e defeitos. A família de José, filho do patriarca Jacó, não era diferente. José sofreu as consequências do ódio dos seus irmãos. A razão bem evidente era a preferência do pai:
“Ora Israel amava mais a José que a todos seus filhos, porque era filho da sua velhice.” (Gênesis 37.3)
Seus irmãos ressentiam dessa predileção e, por causa disso, cheios de ciúmes, eles decidiram matá-lo. Apesar de todo o histórico de dificuldades familiares, José é apresentado como um instrumento levantado por Deus para abençoar e restaurar a sua família. Esses versos retratam essa realidade:
“Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45:4-5)
Da história de José podemos levantar algumas características de uma pessoa usada por Deus para abençoar as famílias imperfeitas, para restaurar relacionamentos familiares rompidos, para trazer paz e alegria a famílias que já perderam sua razão de ser.
Para investir em seu relacionamento com sua família…
1. Decida AMÁ-LA com o amor que DEUS lhe dá
“A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: Façam sair a todos! Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos. E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.” (Gênesis 45:1-2)
José chora não as lágrimas do ressentimento, da vingança, do ódio, mas ele derrama o seu coração cheio de amor fraterno. Ele entendia que Deus o havia enviado ao Egito exatamente para salvar a sua família. Esforce-se para expressar amor por cada membro de sua família. O amor vence todas as barreiras e dificuldades de relacionamentos, e tem poder para curar os maiores erros e tragédias do passado. Pergunta: Será que também Deus não o escolheu exatamente para torná-lo a ponte de cura, restauração e salvação de sua família?
Para investir em seu relacionamento com sua família…
2. Não se deixe VENCER pelas ADVERSIDADES da vida
A vida sempre conspirou contra José. Ele foi odiado, vendido, revendido, encarcerado e esquecido. Ele tinha tudo para ficar amargo, inferiorizado, pessimista e deprimido. Mas, não. Ele venceu todas as circunstâncias e aos trinta anos tornou-se governador do Egito, e ele revelou isso aos seus irmãos quando disse o seguinte:
“… Deus me colocou como senhor de toda a terra do Egito;…” (Gênesis 45.9)
Não deixe que as circunstâncias difíceis derrotem você. Persevere. Lute. Deus quer usá-lo para abençoar sua casa. Deus quer usá-lo para promover a restauração da sua família.
Para investir em seu relacionamento com sua família…
3. Tenha ORGULHO dela
José, mesmo ocupando um cargo de posição do Egito, não teve vergonha da sua origem simples e estrangeira. Ele apresenta a sua família à Faraó que afirma:
“Então disse Faraó a José: teu pai e teus irmãos vieram a ti. A terra do Egito está perante ti: no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos.” (Gênesis 47.5-6)
Por meio de José, Israel e toda a sua família foi abençoada física, econômica e materialmente. Alegre-se com a família que Deus deu a você e expresse orgulho e respeito por eles. Valorize-os. Desafio você a encontrar qualquer personagem bíblico que tenha desprezado sua família e que tenha alcançado o favor de Deus.
Se você deseja investir em seu relacionamento com a sua família vai precisar ter orgulho dela, reconhecê-la, valorizá-la, alegrar-se com ela, e a bênção de Deus virá de forma natural e abundante!
Para investir em seu relacionamento com sua família…
4. Seja uma pessoa HUMILDE
José via em sua biografia a ação soberana de Deus. Tudo que ele enfrentou foi providencialmente, na sua visão, permissão de Deus:
“Agora, não vos entristeçais, nem guardeis remorso por me terdes vendido para cá; pois foi para preservar vidas que Deus me enviou adiante de vós.” (Gênesis 4.5)
“… Deus me colocou como senhor de toda a terra do Egito;…” (Gênesis 45.9)
“Certamente planejastes o mal contra mim. Porém Deus o transformou em bem, para fazer o que se vê neste dia, ou seja, conservar muita gente com vida.” (Gênesis 50.20)
Em todo o tempo José reconheceu que Deus era o verdadeiro agente de restauração da sua família. Ele foi apenas um canal, entretanto, Deus foi quem planejou e executou a obra de cura e transformação da sua família.
José não atribuiu sucesso aos seus próprios esforços, à sua capacidade intelectual, nem à sua facilidade de estabelecer relacionamentos. Ele foi humilde em reconhecer que o Deus Todo-Poderoso foi o único responsável pela restauração do relacionamento de toda sua família.
Seja humilde, sirva às necessidades práticas de sua casa e reconheça que Deus é quem está patrocinando a obra de restauração da sua família.
Conclusão:
Tente se enxergar como se você fosse José. Creia que Deus o colocou onde está para ser uma benção e um instrumento para a salvação e restauração de sua família. Então, como José, descubra maneiras práticas de amar sua família, faça gestos de generosidade e perdão, conte pra sua família quem você é agora, uma nova pessoa cheia de Deus.
Valorize sua família diante dos outros e demonstre orgulho por fazer parte de sua família. Invista em seu relacionamento com a sua família.
1. Decida AMÁ-LA com o amor que DEUS lhe dá
2. Não se deixe VENCER pelas ADVERSIDADES da vida
3. Tenha ORGULHO dela
4. Seja uma pessoa HUMILDE
Toda família tem defeitos. Suas imperfeições não significam que ela não posa ser totalmente restaurada, porque Deus sempre deseja exercer misericórdia sobre as famílias. Agradeça a Deus pela família que você tem e lute você mesmo, assim como José, para restaurar a felicidade no seu lar. Seja o redentor da sua família.

 

Rolar para o topo