Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Abraão – Crer pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 01|08
ABRAÃO – CRER PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Estamos começando uma nova série de mensagens: O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ. Nesta nova série, seremos desafiados a exercer a nossa fé através da experiência de 8 homens de fé. Hoje, vamos aprender com Abraão a crer pelo poder da fé. O escritor da carta aos Hebreus, escreveu o seguinte:
“Por um ato de fé, Abraão disse sim ao chamado de Deus e partiu para um lugar desconhecido, que se tornaria seu lar. Quando ele saiu, não tinha ideia de para onde estava indo. Por um ato de fé, foi residir em um país que, de acordo com a promessa, seria dele. Viveu ali como estrangeiro e morava em tendas.” (Hebreus 11.8-9)
Abraão, em hebraico, significa “Pai de uma multidão”. Ele foi escolhido por Deus para converter-se no pai de uma nova nação espiritual. Ele nunca viu uma Bíblia, não tinha uma igreja, nunca sequer ouviu nenhum dos 10 mandamentos e tampouco sabia sobre a vida após a morte. Porém, ele ouviu a voz de Deus e decidiu crer pelo poder da fé.
Viver crendo pelo poder da fé nas promessas de Deus era fundamental para a criação de uma nação forte, invencível e inabalável. Abraão arriscou a sua vida, sua família, suas finanças, sua reputação, seu único filho simplesmente porque decidiu crer pelo poder da fé. Ele entendeu que nunca desfrutaria de uma vida plena e com propósitos se não vivesse pela fé.
O capítulo 12 de Gênesis fala sobre o chamado de Deus a Abraão e a resposta que Ele deu a esse chamado. O chamado de Deus veio acompanhado de uma promessa. Por isso, para alcançar a promessa feita por Deus, Abraão precisava crer pelo poder da fé:
“Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor…” (Gênesis 12.1-4)
De acordo com a experiência de Abraão, quais são os requisitos necessários na vida daquele que decide crer pelo poder da fé?
Para crer pelo poder da fé…
1. Esteja SENSÍVEL para ouvir a VOZ de Deus
“Então o Senhor disse a Abrão…” (v.1)
O Senhor falou com Abraão e ele precisava estar sensível à Sua voz. Se Abraão não fosse sensível à voz de Deus, provavelmente, ele desprezaria o chamado e a promessa que foram feitos a ele. Deus continua falando, Deus continua chamando, mas, infelizmente, muitos estão com seus ouvidos espirituais fechados. Não querem ouvir o que Deus tem a dizer e, por isso, se tornam meros expectadores das bênçãos que Deus derrama sobre a vida daqueles cujos ouvidos estão sensíveis à Sua voz.
Você tem ouvido a voz de Deus? Você tem estado sensível para ouvir a Sua voz? Pessoas insensíveis à voz de Deus vivem como expectadores da ação de Deus na vida dos outros. Que você não viva como um expectador de milagres, mas que seja alguém que decidiu crer pelo poder da fé porque tem ouvidos sensíveis para ouvir a voz de Deus e ouvindo a Sua voz experimente os benefícios de andar com Ele. Que neste ano de 2018, você tenha sensibilidade para ouvir a voz de Deus. Que você não dê nenhum passo sem ouvir os apontamentos de Deus para sua vida. Que em nome de Jesus você não faça nada sem os apontamentos dos céus para sua vida.
 Que você não mude de emprego se Deus não mandar mudar.
 Que você não faça investimentos onde Deus não mandou fazer.
 Que você não aceite aquele namoro se Deus não mandou aceitar.
 Que você não compre, não venda, não feche negócios que Deus não mandou fechar.
Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo!
Para crer pelo poder da fé…
2. Decida DEIXAR a sua zona de CONFORTO
“… Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.” (v.1)
Se alguém se dispõe a crer pelo poder da fé, tem que pagar o preço tal qual Abraão pagou. A primeira palavra usada por Deus quando chama Abraão para lhe fazer uma promessa é essa: “sai”.
Abraão morava numa boa cidade e ali estava bem estabelecido. Sair de Ur dos caldeus representaria renúncia ao seu conforto, aos negócios, aos amigos e a muitos familiares, a quem nunca mais tornaria a ver. Podemos admirar a grandeza da fé e seus resultados na vida de Abraão durante todos os seus anos de relacionamento com Deus, mas não podemos esquecer que a sua primeira atitude em relação ao Senhor foi sua obediência irrestrita, quando deixou sua terra, sua parentela e a casa de seu pai.
Não foi fácil e nem simples para Abraão deixar a sua zona de conforto para viver pela fé. Porém, atender ao chamado de Deus sempre envolve renúncia, perdas e entregas. Ele deixou toda a sua responsabilidade de lado, seus sonhos, seu futuro para obedecer ao chamado de Deus. Por isso, ele pôde experimentar o que é viver pela fé. Se você não está disposto a sair da sua zona de conforto, entenda que você nunca viverá pelo poder da fé.
Abraão não conhecia todos os detalhes do chamado de Deus, mas ele conhecia a Deus. E, quando isso acontece, a nossa zona de conforto fica em segundo plano. Então, creia pelo poder da fé, entendendo que Deus pode, a qualquer momento, tirá-lo da sua zona de conforto para fazê-lo experimentar coisas sobrenaturais que você nunca experimentou em sua caminhada de fé com Ele. Que neste ano de 2018, você tenha a disposição para renunciar o seu conforto pessoal e viver aquilo que você nunca viveu pela fé.
Para crer pelo poder da fé…
3. Entenda que Deus tem um PLANO MAIOR para sua vida
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.” (v.2)
Deus tinha um plano muito maior para a vida de Abraão do que os seus próprios planos. Embora os planos de Deus envolvessem obediência, renúncia e tantas outras coisas, o resultado final seria infinitamente maior e melhor. Por isso, Abraão decidiu crer pelo poder da fé porque entendeu que Deus tinha um plano maior para sua vida.
É possível que os planos de Abraão fossem permanecer em Ur dos Caldeus com sua família, estar perto dos amigos, desfrutar da riqueza que possuía. Para Abraão estava tudo bom. No entanto, esse não era o plano de Deus para a vida de Abraão. O que Deus pensava sobre Abraão era muito maior. Sabe o que aprendo aqui?

“O bom é o inimigo do melhor. Por isso, quando Deus muda seus planos, é porque algo melhor está por vir. Apenas creia pela fé!”

Neste texto, podemos perceber que o chamado de Deus para Abraão foi claro. Deus não estava mudando os planos da vida deste homem de fé senão para que ele fosse uma benção na vida de outros povos. Quer ter uma trajetória de fé semelhante à de Abraão? Entenda que Deus pode mudar seus planos e quando Ele mudar creia pela fé que algo melhor está por vir! Deus confirma essa verdade quando diz:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9)
Que neste ano de 2018, você entenda que os planos de Deus para sua vida são maiores que seus planos.
Para crer pelo poder da fé…
4. Escolha DEPENDER do CUIDADO de Deus
“Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” (v.3)
Em sua jornada de fé Abraão não precisava se preocupar com os inimigos, uma vez que estes já seriam naturalmente amaldiçoados. Bastava a Abraão depender única e exclusivamente do cuidado de Deus. Depender de Deus é saber que Ele é poderoso para tomar conta da nossa vida muito melhor do que nós mesmos!
Quem crê em Deus pelo poder da fé não se preocupa com as injustiças sofridas, porque está seguro de que o Senhor é justo. Quem crê em Deus pelo poder da fé não se aflige com as necessidades básicas do viver porque sabe que Ele sempre providenciará o que comer, o que beber e o que vestir.
Quem crê em Deus pelo poder da fé não precisa temer o vale da sombra da morte porque sabe que Ele está presente trazendo consolo. Quem crê em Deus pelo poder da fé não teme as más notícias porque Ele é o seu refúgio e fortaleza, o socorro bem presente na hora da angústia. Quem crê em Deus pelo poder da fé escolhe viver na sua dependência, debaixo da sua providência e do seu cuidado. Ele é o Deus que nunca falhou, não falha e nunca falhará.
Que neste ano de 2018, você experimente toda provisão e cuidado dos céus sobre sua vida.
Para crer pelo poder da fé…
5. Mantenha o FOCO na PROMESSA para NÃO DESISTIR da JORNADA
“Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra. O Senhor apareceu a Abrão e disse: À sua descendência darei esta terra. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.” (Gênesis 12.4-7)
Interessante destacar que, nesta primeira viagem de Abraão, eles percorreram cerca de 800km, debaixo de sol, enfrentando desertos e muitos perigos. Mas o foco estava na promessa e nada e nem ninguém poderia fazê-lo desistir daquela jornada.
Uma coisa é certa: se Deus lhe fez uma promessa, Ele vai cumprir. Aliás, Ele já cumpriu, só falta você chegar lá. Mas, para que isso aconteça, você precisa continuar mantendo o foco na promessa para não desistir na jornada.
A distância percorrida, os desafios do clima, do deserto e dos perigos da jornada poderiam fazer com que Abraão desistisse de chegar ao lugar que Deus prometeu que lhe daria. Ele poderia reclamar, murmurar e achar que estava difícil demais cumprir aquele chamado, porém, Abraão decidiu crer em Deus pelo poder da fé e nada foi capaz de fazê-lo desistir no meio do caminho.
Quem crê em Deus pelo poder da fé mantém o foco nas suas promessas e não desiste da jornada. Ainda que enfrente o sol escaldante, enfermidades, perdas, luto, abandono e tantas outras coisas, nada é capaz de fazê-lo parar no meio do caminho porque seus olhos estão focados em chegar no lugar que Deus disse que ele chegaria!
Que neste ano de 2018, nada faça você parar em sua jornada de fé. Ainda que você enfrente lutas e desertos, tenha foco para não desistir da jornada.
Conclusão:
Que desafio: CRER QUANDO TUDO PARECE IMPOSSÍVEL! Entretanto, quem crê em Deus pelo poder da fé também crê que todas as coisas são possíveis! Jesus disse:
“Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9.23)
Portanto, aplique fé a esta palavra profética e você vai experimentar coisas extraordinárias da parte de Deus. Abraão creu pelo poder da fé. Você também pode crer pelo poder da fé.
Para crer pelo poder da fé…
1. Esteja SENSÍVEL para ouvir a VOZ de Deus
2. Decida DEIXAR a sua zona de CONFORTO
3. Entenda que Deus tem um PLANO MAIOR para sua vida
4. Escolha DEPENDER na PROVIDÊNCIA e no CUIDADO de Deus
5. Mantenha o FOCO na PROMESSA para NÃO DESISTIR da JORNADA

 

Rolar para o topo