Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Petição – Peça com Fé

SÉRIE “A ORAÇÃO DA FÉ” 01|04
PETIÇÃO – PEÇA COM FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Estamos começando uma nova série de mensagens: A ORAÇÃO DA FÉ. Hoje receberemos uma mensagem sobre a importância de nos voltarmos para Deus constantemente e apresentarmos a Ele nossas necessidades.
Há vários tipos de oração na Bíblia:
 Louvor e ações de graça
 Exaltação
 Quebrantamento
 Confissão
 Intercessão
 Petição
Nesta mensagem vamos focar nossa atenção no tipo “petição”. Petição é o tipo de oração no qual apresentamos a Deus nossas necessidades e anseios. É claro que Deus quer que venhamos a Ele com cada necessidade e preocupação. Não há nada de egoísta em apresentarmos a Deus nossas necessidades. De fato, Deus nos convida justamente a fazer isso! As palavras de Jesus em João 16.24 revelam o coração gracioso do Pai em relação aos seus filhos:
“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” (João 16.24)
Entretanto, é muito importante que o foco de nossas petições pessoais esteja de acordo com as prioridades de Deus para nossa vida. Precisamos de maturidade espiritual para entender que Deus não vai fazer tudo aquilo que queremos. No entanto, devemos entender que Ele tem uma vontade que é muito superior à nossa. Deus nos ajuda a entender isso afirmando:
“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” (1ª João 5.14-15)
Aqui há um princípio importante em nosso relacionamento com Deus – pedir segundo a vontade Dele. O texto afirma que um dos requisitos de termos nossas orações respondidas é pedir segundo a vontade de Deus.
Portanto, para sermos efetivos em nossa vida de petição, além de orar com fé, precisamos conhecer a vontade de Deus e isto só é possível quando temos intimidade com Ele. Por isso, quanto mais tempo você investir no relacionamento com Deus, mais você aprenderá a fazer petições segundo a vontade Dele.
Sendo assim, as palavras de Jesus em Mateus 7.7-11 convidam-nos a aprender algumas verdades sobre como podemos obter respostas de nossas orações segundo a vontade de Deus. Neste texto, somos estimulados por Jesus a pedir com fé, tendo a certeza de que o Pai nos ouvirá e nos responderá segundo a Sua vontade.
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem.” (Mateus 7.7-11)
Que promessa maravilhosa de Jesus! Peçam, e lhes será dado. E para que não restasse qualquer dúvida acerca dessa promessa, Jesus a reafirma de uma forma ainda mais incisiva, ao dizer: “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”.
Assim, não resta a menor dúvida de que é uma promessa absoluta, mais importante ainda porque foi feita pelo próprio Filho de Deus, que falou com toda a plenitude e autoridade do Seu Pai.
Sendo assim, o que aprender com esse texto? Vejamos alguns princípios para uma vida de oração rica em respostas de Deus.
Nossa oração de petição…
1. Precisa ser feita com PERSISTÊNCIA
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (v.7)
Os verbos “pedi”, “buscai” e “batei” indicam continuidade do ato e o aumento da intensidade na oração.
Ao se utilizar desses verbos, Jesus está mostrando que precisamos demonstrar persistência, perseverança e importunação ao fazer nossas petições. Ele está nos mostrando à importância de orar sempre e nunca esmorecer. Você quer ver suas orações de petições sendo respondidas? Seja persistente! Não esmoreça! Não desista!
Como anda sua perseverança com relação aquilo que você quer ver Deus realizar em sua vida no ano da fé?
Nossa oração de petição…
2. Viabiliza a RESPOSTA de Deus
Todo aquele que ora recebe a resposta de sua oração. As palavras “recebe”, “encontra” e “a porta será aberta” indicam isso.
“Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” (v.8)
Existem muitos outros textos que confirmam que Deus responde as nossas orações. No entanto, quero destacar esse do profeta Isaias, quando diz:
“Eu darei a eles o que desejam, antes mesmo de me pedirem. Enquanto eles ainda estiverem falando comigo sobre suas necessidades, eu já terei respondido as suas orações.” (Isaías 65.24)
Deus tem prazer, alegria e prontidão em responder as orações dos seus filhos, desde que os pedidos estejam de acordo com a sua vontade, seja uma oração de fé, e, desde que não exista o pecado obstaculando a resposta.
Quando estamos quebrantados diante do Senhor e orando com fé, as nossas orações são eficazes e poderosas. A Palavra de Deus nos diz: “A oração do justo pode muito em seus efeitos”.
Nossa oração de petição…
3. ACREDITA no melhor de Deus
“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem.” (v.9-11)
Deus conhece a diferença que há entre o bem e o mal, mais que qualquer outro ser. Um pai terreno pode errar, e dar uma pedra ao invés de pão. Mas Deus não. Ele jamais nos dará alguma coisa que possa vir a nos prejudicar.
Somos filhos de um Pai que nos ama, que cuida de nós e que mantém atenta vigilância sobre nós. Ele jamais nos dará alguma coisa que nos seja prejudicial, e jamais nos desviará do bom caminho. Ele sabe de tudo e seu conhecimento é absoluto. Sua resposta é sempre certa, e a melhor para a nossa vida.
Jesus diz que o Pai celeste dará sempre coisas boas aos que lhe pedirem. Acredite sempre que Deus tem o melhor para você. A vontade de Deus sempre será boa, perfeita e agradável.
Conclusão:
Nossa oração de petição…
1. Precisa ser feita com PERSISTÊNCIA
2. Viabiliza a RESPOSTA de Deus
3. ACREDITA no melhor de Deus

 

Rolar para o topo