Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Abraão – O Passo da Entrega

“PASSOS DE FÉ” | 01/07
ABRAÃO – O PASSO DA ENTREGA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Pela fé, Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: “Por meio de Isaque, a sua descendência há de ser considerada”. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e figuradamente recebeu Isaque de volta dentre os mortos.” (Hebreus 11.17-19)

As experiências de Abraão nos convidam a dar passos de fé, mesmo quando não compreendemos completamente os caminhos pelos quais Deus está nos conduzindo. O que aprender com os passos de fé de Abraão? O que aprender com a sua entrega? O que envolve dar esse passo em nossa vida?

O passo da entrega envolve…

1. OBEDECER sem buscar explicações.

“Na manhã seguinte, Abraão se levantou cedo e preparou seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e seu filho Isaque. Cortou lenha para o fogo do holocausto e partiu para o lugar que Deus tinha indicado. (Gênesis 22.3)

Ao ouvir as palavras mais duras da sua vida, Abraão obedeceu de imediato. A Palavra diz que, na manhã seguinte, ele já partiu rumo ao lugar do sacrifício. Por que Abraão agiu assim? Porque ele pôs os olhos na promessa, não nas explicações. Abraão entendeu que entregar a promessa a Deus era um ato de fé e confiança no Senhor. Essa experiência o fez aprender que obedecer a Deus sempre será melhor que buscar explicações.

“A fé não busca explicações, ela se contenta em obedecer.”

O passo da entrega envolve…

2. CRER incondicionalmente.

“Disse aos seus servos: Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorar, voltaremos.” (Gênesis 22.5)

Abraão confiava em Deus e sabia que Isaque fazia parte da promessa. Ele não sabia o que iria acontecer, mas tinha convicção de que voltaria para casa com Isaque! Quando é questionado por seu filho sobre o cordeiro, ele responde: “… Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho. Os dois continuaram a caminhar juntos.” (Gênesis 22.8).

A confiança inabalável de Abraão pode ser vista por meio de uma fé que crê no impossível. Ele fez da prova um ato de adoração, e ele esperava nada menos do que um milagre, o milagre da ressurreição, pois sabia que Deus é totalmente confiável.

“A confiança nas promessas nos faz agir com fé mesmo que tudo pareça apontar ao contrário.”

O passo da entrega envolve…

3. ENTREGAR tudo ao Senhor.

“Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou Isaque, o seu filho, e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então, Abraão estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho.” (Gênesis 22.9-10)

Abraão estava pronto para entregar tudo ao Senhor! Ele estava pronto para entregar seu bem mais precioso, sua descendência, sua promessa. O que você estaria disposto a entregar ao Senhor para viver aquilo que você nunca viveu? Abraão a partir de um passo de fé onde decidiu entregar tudo ao Senhor, viveu algo extraordinário e sobrenatural. A Bíblia diz: “O anjo do Senhor, porém, o chamou do céu: Abraão! Abraão! Sim, aqui estou, ele respondeu. Não estenda a sua mão contra o rapaz, disse o anjo. Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não negou dar a mim o seu filho, o seu único filho. Abraão ergueu os olhos e eis que viu um carneiro preso pelos chifres em um arbusto. Foi até lá, tomou o carneiro e o sacrificou como holocausto em lugar do seu filho. Abraão chamou aquele lugar de “O Senhor Proverá”. Por isso, até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.” (Gênesis 22.11-14).

Deus proveu o cordeiro, e este tomou o lugar de Isaque. Deus não queria Isaque, Ele queria o coração de Abraão. Nada poderia tomar o lugar de Deus na vida de Abraão, nem mesmo o filho prometido. Deus quer nosso coração!

Conclusão:

“Pela fé, Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: Por meio de Isaque, a sua descendência há de ser considerada. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e figuradamente recebeu Isaque de volta dentre os mortos.” (Hebreus 11.17-19)

O que você precisa entregar hoje no altar de Deus para trilhar o caminho de uma fé extraordinária?

Rolar para o topo