Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida que Compartilha a Vida

“40 DIAS – VIDA DE DISCÍPULO” | 02/06
VIDA QUE COMPARTILHA A VIDA

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“… Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. […] Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade.” (Atos 8.1,5-8)

Filipe foi a Samaria. Ele não era apóstolo, mas era um ganhador de almas. Ele foi a Samaria e impactou a cidade com o Evangelho. A vida de Cristo que transformou Filipe o capacitou a continuar compartilhando-a com outras vidas. Filipe investiu sua vida na mais nobre causa que pode existir: a proclamação do Evangelho, o compartilhar da vida de Jesus Cristo com outras pessoas.

À semelhança de Filipe, fomos chamados por Deus para compartilhar a vida de Cristo por onde passarmos, mas só podemos oferecer aquilo que possuímos. Filipe foi capaz de oferecer Jesus porque era tudo de mais precioso que ele tinha! Sendo assim, a partir daquilo que a Palavra de Deus nos ensina, o que caracteriza a vida de um discípulo que compartilha a vida de Cristo com outras pessoas?

Uma vida que compartilha a vida…

1. Tem PAIXÃO pela missão que recebeu.

“Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas Pedro e João responderam: Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos.” (Atos 4.18-20)

Pedro e João estavam seguindo as ordens de Jesus de pregar o Evangelho até os confins da terra, e, por causa da paixão que havia no coração desses discípulos, eles sabiam que era errado obedecer o Sinédrio. Entretanto, a paixão desses discípulos pela missão que haviam recebido levou-os a fazer uma forte declaração mesmo diante de forte oposição: “não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Uma vida que compartilha a vida…

2. FRUTIFICA em todo o tempo.

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15.16)

Jesus nos escolheu e nos designou para darmos frutos, muitos frutos, e para que os nossos frutos permaneçam. Quais são os frutos que permanecem? Aqueles que são feitos em amor e pelo Espírito. É impossível alguém ser discípulo de Jesus, estar acompanhando-o, seguindo-o, obedecendo-o e não produzir os frutos semelhantes ao que Ele produziu. Os frutos são apenas uma consequência da nossa vida e ligação com Ele. Aquele que compartilha a vida de Cristo deve frutificar em todo o tempo e seu fruto precisa permanecer. O apóstolo Paulo, ao escrever ao jovem pastor Timóteo, transmite a importância de compartilhar a vida de Cristo e a multiplicação do discipulado: “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.” (2 Timóteo 2.1-2).

Uma vida que compartilha a vida…

3. Carrega a MENSAGEM da reconciliação.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5.17-20)

A reconciliação é uma iniciativa divina. Através de Jesus Cristo, o homem é reconciliado com Deus. Jesus é o agente da reconciliação. Portanto, aquele que compartilha a vida de Cristo carrega consigo a mensagem da reconciliação. Como discípulo de Jesus, precisamos compreender que carregamos uma mensagem que exige rapidez, velocidade, pressa, urgência: a mensagem de reconciliação! Como você vai responder a esse chamado?

Conclusão:

As pessoas no tempo de Filipe foram capazes de identificá-lo como um discípulo que compartilhava a vida de Jesus. Será que aqueles que estão ao nosso redor conseguem nos identificar como pessoas que compartilham a vida de Cristo?

Aquele que compartilha a vida…
1. Tem PAIXÃO pela missão que recebeu.
2. FRUTIFICA em todo o tempo.
3. Carrega a MENSAGEM da reconciliação.

Rolar para o topo