Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ainda Este Ano Derrubarei o Meu Gigante

SÉRIE “AINDA ESTE ANO” | 03/06
DERRUBAREI O MEU GIGANTE

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos.” (1º Samuel 17.45)

Assim como Davi enfrentou Golias com coragem e determinação, nós também podemos superar nossos gigantes, desde que tomemos as decisões certas e nos preparemos para a batalha. A julgar pelo exemplo de Davi, existem atitudes que devemos tomar se quisermos derrubar os nossos gigantes ainda este ano.

Para derrubar os seus gigantes ainda este ano…

1. Seja CORAJOSO.

“A coragem é uma virtude que não encontramos nos covardes.”

Ele disse ao rei: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (1° Samuel 17.32).

“Coragem não é a ausência de medo; é a disposição de seguir em frente apesar do medo.”

Por mais adverso que seja enfrentar o gigante, você não pode recuar, pois, se Deus determinou a vitória, ela virá. Portanto, tenha coragem para mover-se na direção do seu gigante. Tenha coragem para lutar mesmo que o inimigo seja grande demais.

Para derrubar os seus gigantes ainda este ano…

2. Lembre-se das suas VITÓRIAS PASSADAS.

Davi ao enfrentar o seu gigante, trouxe à sua memória o que Deus já havia feito por ele no passado. As vitórias passadas de Davi deram a ele a fé necessária em Deus para vencer Golias. Ele disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele. Respondeu Saul: Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade. Davi, entretanto, disse a Saul: Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu.” (1° Samuel 17.32-37).

“Os gigantes que você enfrentou no passado treinaram você para vencer os gigantes do presente.”

Para derrubar os seus gigantes ainda este ano…

3. LUTE com as ARMAS que você tem em MÃOS.

“Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.” (1º Samuel 17.39,40)

Davi foi com tudo para cima do gigante com as armas que tinha em suas mãos e que sabia usar. Davi tinha nas mãos uma funda e com ela derrubou o gigante filisteu. O que é que você tem nas mãos? Quais são as suas armas? Lute com as armas que Deus lhe deu. Lute com as armas espirituais. Lute com a palavra, a oração e a fé. Essas armas vão ajudá-lo a derrubar os gigantes da sua vida.

Para derrubar os seus gigantes ainda este ano…

4. Ignore as VOZES CONTRÁRIAS.

“Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!” (1° Samuel 17.41-44)

Golias tentou o tempo todo fazer com que Davi olhasse a diferença de tamanho entre eles para que Davi acreditasse que ele não poderia vencê-lo. Golias estava dizendo muitas coisas para amedrontar a Davi. No entanto, Davi ignorou as palavras de Golias e não se sentiu amedrontado por ele. Ignore as vozes que dizem que você não pode ou não vai conseguir. Olhe pela fé e creia que não importa o tamanho dos seus gigantes, eles serão derrotados pelo poder do nome do Senhor.

Para derrubar os seus gigantes ainda este ano…

5. Saiba que você não está SOZINHO.

“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.” (1° Samuel 17.45-47)

Sem dúvida, essa era a maior arma de Davi: Saber que ele nunca enfrentaria o gigante sozinho, mas com Deus. Davi declarou a Golias algo poderoso: “Eu vou contra ti em Nome do Senhor dos Exércitos”. Não importa o quão imponente seja o gigante que você enfrente, não importa quão desafiadora seja a situação, declare com fé que esta batalha pertence ao Senhor.

Conclusão:

Qual é o desafio que você precisa superar neste ano? Qual é o obstáculo que está diante de você e que precisa ser vencido? Qual é o seu gigante? Hoje aprendemos com Davi a enfrentar nossos gigantes e vencê-los. Quando encaramos nossos desafios da mesma maneira que Davi enfrentou seu gigante, algumas coisas acontecem.

a) VENCEMOS através de milagres.

“Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.” (1º Samuel 17.50)

b) VEMOS nossos inimigos fugindo.

“Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.” (1º Samuel 17.51)

Faça como Davi, do jeito de Deus, e o resultado será a VITÓRIA!

Rolar para o topo