Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ainda Este Ano Superarei as Minhas Dores

SÉRIE “AINDA ESTE ANO” | 01/06
SUPERAREI AS MINHAS DORES

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: Com muitas dores o dei à luz. Jabez orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores. E Deus atendeu ao seu pedido.” (1 Crônicas 4.9-10)

Jabez não alimentou no coração a predestinação da dor em sua vida. Porém, a solução para Jabez superar as suas dores não veio da psicologia de autoajuda, mas da ajuda do alto. O que Jabez fez para superar as suas dores? O que você precisa fazer para superar as suas dores ainda este ano?

Para superar as suas dores ainda este ano…

1. Clame pela BÊNÇÃO do Senhor.

“Jabez orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me…” (1 Crônicas 4.10a)

Ao invés de olhar pelas lentes do retrovisor, ferido pelas lembranças do seu passado, Jabez olhou para o alto e clamou pela bênção de Deus. Ao invés de viver preso no embaraço da amargura, curtindo os traumas da sua infância, ele buscou a Deus e clamou pela sua bênção. Ele não especificou a bênção que desejava porque confiava plenamente no Senhor. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.6).

“A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.” (Provérbios 10.22)

Para superar as suas dores ainda este ano…

2. Clame pela PROSPERIDADE do Senhor.

“Jabez orou ao Deus de Israel: […] e aumenta as minhas terras!” (1 Crônicas 4.10b)

Jabez não se encolheu diante de um passado de dor, mas olhou para a frente e avançou com mais ousadia ainda. Ele não quis ser influenciado pelos acontecimentos dolorosos do seu passado, mas decidiu ser um influenciador no futuro. Apesar de nascer com um decreto de dor, Jabez queria mais espaço, mais influência, mais oportunidade para ser uma bênção nas mãos de Deus. Jabez foi um homem com a visão do farol alto.

“Você não pode limitar os recursos ilimitados de Deus aos seus horizontes limitados.”

Para superar as suas dores ainda este ano…

3. Clame pela PRESENÇA do Senhor.

“Jabez orou ao Deus de Israel: […] Que a tua mão esteja comigo…” (1 Crônicas 4.10c)

Jabez não quer apenas as bênçãos e a prosperidade do Senhor, ele quer, sobretudo, o Senhor das bênçãos e da prosperidade. O doador é mais importante do que suas bênçãos. Mais do que qualquer outra coisa, Jabez ansiava por Deus. Mais do que a ajuda dos homens, ele queria a mão de Deus conduzindo a sua vida. Davi, quando compôs o salmo 42, fez a seguinte declaração: “Assim como a corça anseia por correntes de água, a minha alma anseia por ti, ó Deus.” (Salmo 42.1).

Para superar as suas dores ainda este ano…

4. Clame pela PROTEÇÃO do Senhor.

“Jabez orou ao Deus de Israel: […] guardando-me de males e livrando-me de dores…” (1 Crônicas 4.10d)

A vida não se processa em um parque de diversões, mas num campo de batalha. Por isso, Jabez clama pela proteção divina. Ele deseja proteção tanto do maligno como da aflição provocada por ele. Ao clamar pela proteção de Deus, Jabez reconhece sua total dependência de Deus. Ele não hesitou em clamar pela proteção de Deus e, assim, pôde superar as suas dores. A Bíblia diz: “O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.” (Salmo 121.7-8).

Conclusão:

Jabez não fez do seu passado uma extensão do seu futuro. Ele deixou o seu passado de dores no passado. Jabez conseguiu superar suas dores do passado para viver algo novo da parte de Deus. Sua breve e intensa biografia de Jabez termina dizendo: “… E Deus atendeu ao seu pedido…” (1 Crônicas 4.10e).

Ainda este ano, Deus quer fazer algo novo em sua vida. Então…

 Clame pela BÊNÇÃO do Senhor.
 Clame pela PROSPERIDADE do Senhor.
 Clame pela PRESENÇA do Senhor.
 Clame pela PROTEÇÃO do Senhor.

Rolar para o topo