Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ainda Este Ano Viverei o Meu Sonho

SÉRIE “AINDA ESTE ANO” | 02/06
VIVEREI O MEU SONHO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados.” (1 Samuel 1.10-11)

O que é impressionante na história de Ana é que nada do que ela enfrentou foi capaz de desviá-la do seu sonho. O que ou quem está tentando desviá-lo do seu sonho? Ainda que você se identifique com Ana e seus sonhos adiados, creia que Deus não se esqueceu de você. Acredite que Ele continua a realizar sonhos que estão perfeitamente alinhados com a Sua vontade. Antes de viver a realização do seu maior sonho, Ana precisou tomar atitudes que a conduziram a essa realização. Ana nos ensina quatro atitudes para alimentar os nossos sonhos enquanto estamos à sua espera.

Se você quiser viver o seu sonho…

1. Aprenda a suportar o tempo da adversidade.

“Havia certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe. Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha… E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la.” (1 Samuel 1.1-2;6)

Ana soube lidar com sua humilhação e, consequentemente, as provocações de Penina. Ana chorava, mas não murmurava, não reclamava, ela não revidava as ofensas de Penina. Ela somente se fortalecia em oração. Provérbios 24.10 diz: “Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitas adversidades, sua força será limitada.” (Provérbios 24.10).

Se você quiser viver o seu sonho…

2. Não se conforme com certas coisas que você ouve.

“Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (1 Samuel 1.8)

O marido de Ana procurava consolá-la dizendo que ele era melhor do que dez filhos. No entanto, sem perceber, Elcana estava tentando fazer Ana se conformar com sua esterilidade, mas ela não se conformou.

Se você quiser viver o seu sonho…

3. Lembre-se de que sua oração exigirá um posicionamento.

Ana persistiu em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso. E além disso, a sua oração exigiu um posicionamento de sua parte. A Bíblia diz: “… Ana se levantou… e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.” (1 Samuel 1.9a-10).

Presta atenção na forma como Ana se posicionou diante do dilema que ela estava vivendo. Ela se levantou, chorou e orou. Agora, pensa comigo – se Penina não a provoca, Ana não iria se levantar, chorar e orar. Se Ana não se levanta, chora e ora, Samuel não nasce.

“Quem se prostra diante de Deus não se prostra diante de uma adversidade.”

“Sua história de sonhos só continua se você prosseguir em oração.”

As coisas só vão acontecer se você se levantar, chorar e orar. Por isso, não abra mão de se posicionar diante do seu Deus, Ele vai falar com você.

Se você quiser viver o seu sonho…

4. Creia que sua oração será ouvida por Deus.

Nos versículos 12-16 de 1 Samuel, o sacerdote Eli não compreendeu o que estava acontecendo no coração de Ana. Ele a viu orando, com os lábios se movendo, mas sem pronunciar palavras em voz alta, e erroneamente a interpretou como uma pessoa embriagada. No entanto, o mesmo sacerdote que abrira a boca e falara uma tolice para Ana chamando-a de bêbada, agora abre a sua boca para abençoá-la. Ele diz: “… Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” (1 Samuel 1.17).

Deus respondeu a oração de Ana. Deus atendeu o seu clamor. Ana alcançou o milagre que buscava. Porém, Ana não apenas foi a mãe do maior profeta daquela geração, como também, gerou outros três filhos e duas filhas. “E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.” (1 Samuel 2.21).

“Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3.20)

Conclusão:

“Deus se compromete com aquilo que promete.”

Acredite! Se o seu sonho é uma promessa de Deus para sua vida, a realização dele é uma questão de tempo. A Bíblia diz: “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” (Isaías 64.4).

Se você quiser viver o seu sonho…
1. Aprende a suportar o tempo da adversidade.
2. Não se conforme com certas coisas que você ouve.
3. Lembre-se de que sua oração exigirá um posicionamento.
4. Creia que sua oração será ouvida por Deus.

Rolar para o topo