Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Aja com Fé

AJA COM FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva. Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. […] Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Sua filha morreu, disseram eles. Não precisa mais incomodar o mestre! Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: Não tenha medo; tão-somente creia.” (Marcos 5.21-24;35,36)
Vivemos em um mundo onde somos desencorajados a crer. Cada dia que passa podemos observar que as pessoas estão perdendo a capacidade de acreditar, já não existe mais esperança, já não existe mais a certeza de que dias melhores podem chegar. Corrupção generalizada, enfermidades e epidemias, desemprego, crise política, social e espiritual, a degradação dos valores morais e tantas outras coisas fazem com que as pessoas percam a sua fé. Estas só agem pela sobrevivência e não porque têm fé!
Jairo, o personagem do texto que lemos, tinha um problema insolúvel aos olhos humanos, mas possível aos olhos de Deus. Sua filha estava muito doente. Jairo investiu tudo o que podia para tentar a cura da sua filha, mas até aquele momento, nada pôde resolver o seu problema. No entanto, Jairo não ficou parado esperando a morte chegar a sua casa. Ele decidiu agir com fé e isso fez toda a diferença.
Por causa da sua atitude, o final da sua história foi glorioso, grandioso e sobrenatural. Tudo isso porque Jairo decidiu em seu coração agir com fé. Ao lermos esta passagem da Palavra vemos algumas atitudes de Jairo que fizeram à diferença para que ele obtivesse o que desejava.
A despeito de qualquer problema que você esteja vivendo, a sua realidade de vida pode ser mudada hoje aos pés de Jesus. Basta você agir com fé!
Aja com fé…
1. Para ir até Jesus
“Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés.” (Marcos 5.21,22)
Ao ver Jesus, Jairo decidiu ir até Ele e prostrou-se aos seus pés. Um homem na posição de Jairo, um dos principais da sinagoga, prostrado diante de Jesus! Jesus não podia ficar indiferente a ele. Este gesto significava que Jairo cria em Jesus e estava determinado a obter a atenção de Jesus para si. Ele abriu mão do orgulho, da reputação, da opinião das pessoas e se prostrou aos pés de Jesus. Jairo foi até Jesus porque acreditava que Ele se importaria com a sua dor.
E você? Onde tem procurado ajuda para o seu problema? Quem são as pessoas que você tem procurado para estacar a dor do seu coração? É possível que você tenha se frustrado e se decepcionado com as pessoas e os lugares que tenha ido buscar ajuda. Por isso decida ir até Jesus porque Ele se importa com você. Sua causa toca-lhe o coração. Ele se importa com cada detalhe da sua vida. Ele se importa com o seu sofrimento, com a sua luta, com a sua perda, com o seu desespero.
Não despreze aquele que verdadeiramente é a única solução para o problema que aflige sua vida. Aja com fé para ir até Jesus e garanto que sua vida será completamente transformada!
Aja com fé…
2. Para alcançar a RESPOSTA que precisa
“E lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva.” (Marcos 5.23)
Jairo estava determinado a levar Jesus até a sua filha. O texto diz que ele insistentemente suplicou. Além de prostrar-se aos pés de Jesus, Jairo suplicou sem cessar. Ele não parou de suplicar até alcançar a resposta que precisava. Essa é a atitude de alguém determinado a alcançar a resposta que precisa para suas dores e aflições.
Se quisermos alcançar a resposta que precisamos, nossa súplica precisa ser incessante. Na Bíblia somos desafiados a orar sem cessar. A Bíblia diz que Deus se inclina para ouvir a súplica, o clamor do seu povo. Por isso, precisamos ser determinados a insistir até receber. E Jairo recebeu, pois o versículo 24 diz que “… Jesus foi com ele”. Agir com fé é insistir com Jesus para alcançar a resposta que precisamos. Por isso, não desista, insista, persevere, continue, peça… a resposta que você precisa da parte de Jesus vai chegar!
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta.” (Mateus 7.7,8)
Aja com fé…
3. Para obter o seu MILAGRE
“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Sua filha morreu, disseram eles. Não precisa mais incomodar o Mestre! Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: não tenha medo; tão-somente creia.” (Marcos 5.35,36)
Jairo já havia expressado publicamente sua fé em Jesus. Mas, agora, ele estava sendo forçado a crer, ou no relatório dos homens, ou na palavra de Jesus. Ele decidiu crer em Jesus, o que significava crer em um milagre.
Crer em milagres exige ir contra o entendimento próprio. As pessoas diziam: “Desista! Não tem mais jeito!”. Cuidado, pois, às vezes, a voz da incredulidade vem em forma de consolo. As pessoas queriam consolar um pai que acabara de perder sua filha, mas essa não era a voz de Deus.
Precisamos discernir a voz de Deus no meio das circunstâncias, do contrário poderemos perder a Sua bênção para nós e nossa família. Por isso que a fé exige que andemos contra as evidências naturais. Foi isso que Jairo fez, ele ignorou o relatório humano e agarrou-se às palavras de Jesus como sua última esperança: “não temas, crê somente!”.

“A palavra de Deus liberada é o suficiente para trazer à existência o que não existe.”

Você deve permanecer diante do Senhor em oração até a Palavra de Deus ser liberada em seu coração. Agarre-se a ela, pois a Palavra é sua garantia de que o sobrenatural de Deus se manifestará. A Bíblia diz que Jairo caminhou com Jesus até sua casa. Chegando lá, muitos riram deles, subestimando o poder de Deus. Mas as palavras de Jesus já haviam penetrado no coração daquele pai, ele estava determinado a obter o seu milagre. Jairo estava entre os poucos que Jesus convidou para presenciar a glória de Deus. Isso aconteceu porque ele perseverou, crendo desde o início até o fim. Aqueles que agem com fé obtêm o seu milagre porque são pessoas perseverantes.
Conclusão:
Qual foi o resultado do fato de Jairo ter agido com fé em todo o tempo:
“Tomou-a pela mão e lhe disse: ‘Talita cumi!’, que significa: ‘Menina, eu lhe ordeno, levante-se!’. Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar.” (Marcos 5.41,42)
Jesus tocou a filha de Jairo e liberou uma palavra que a trouxe de volta à vida. Com certeza, a vida daquela família nunca mais foi a mesma, mas essa restauração custou a intercessão e a determinação daquele pai. O milagre aconteceu porque Jairo decidiu agir com fé.
Aqueles que experimentam os milagres de Deus em sua casa são os que agem com fé e perseveram até o fim. Estes são aqueles que não se contentam com o consolo da incredulidade, que não se deixam abater pelo riso da ironia daqueles que zombam de sua fé, mas que agarram-se à Palavra de Deus e creem que Ele é poderoso e fiel para fazê-la cumprir em suas vidas e de sua família.
Jesus disse: “se creres, verás a glória de Deus”. Portanto, esteja entre aqueles que creem, que agem pela fé e você verá a glória de Deus manifestando-se na sua vida e na vida de sua família. Então,
Aja com fé…
1. Para ir até Jesus
2. Para alcançar a RESPOSTA que precisa
3. Para obter o seu MILAGRE

Rolar para o topo