Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Lições de um Milagre

LIÇÕES DE UM MILAGRE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi clamar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos. Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite. Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo. Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma. Mas ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr. Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.” (2º Reis 4.1-7)
As bênçãos de Deus vêm em resposta a uma necessidade humana. O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato. O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse a dívida. Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação.
Esse milagre operado na vida da viúva de Suném tem ensinos importantes para cada um de nós. O que podemos então aprender com esse milagre?
O milagre acontece quando…
1. Você CLAMA por ajuda
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi clamar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos.” (v.1)
O texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu. O termo hebraico que traduz essa palavra possui o sentido de “clamar por ajuda, chorar em voz alta”. Ao ouvir o clamor daquela mulher o profeta ficou sensibilizado e Deus compadeceu-se daquela mulher sofredora. Aquela mulher estava muito aflita e necessitava. A Lei de Moisés permitia aos credores levar os filhos dos endividados como escravos para pagar a dívida. Por este motivo, a viúva não viu outra saída, a não ser clamar pela ajuda do homem de Deus.
Sabe o que aprendo aqui: não é qualquer pessoa que pode nos ajudar. Ao pedir ajuda seja seletivo. Não é qualquer pessoa que se sensibiliza pela nossa dor. Não é qualquer pessoa que Deus vai usar para ser um instrumento de benção em nossa vida. Para desfrutar do milagre, ela precisou compartilhar o seu problema com a pessoa certa. Ela tomou a atitude certa de procurar o profeta em busca de uma solução para o seu problema.
Você está compartilhando o seu problema com quem? Essa pessoa pode lhe ajudar? Essa pessoa é um homem ou mulher de Deus? Para um milagre acontecer em sua vida nunca deixe de pedir ajuda. Porém, peça ajuda a pessoa certa.
O milagre acontece quando…
2. Você ENTREGA a Deus o que tem
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe:
“Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite.” (v.2)
Entenda uma coisa: Para operar um milagre em nossas vidas, Deus não precisa de muita coisa. Assim como o Senhor livrou aquela família da crise através de uma simples vasilha com um pouco de azeite, Ele pode fazer o mesmo por você. Basta você entregar a Ele tudo o que tem e confiar Nele. O pouco com Deus se torna muito quando aplicamos nossa fé Nele.
Deus usou o que aquela mulher possuía para multiplicar-lhe os recursos e realizar o milagre de que ela precisava. Para Deus operar um milagre, a quantidade não faz nenhuma diferença. Grandes homens e mulheres de Deus na Bíblia experimentaram grandes milagres a partir do que tinham. Vejamos:
Moisés – tinha uma vara: “… e os filhos de Israel passaram pelo meio do mar em seco…”
Sansão – tinha uma queixada de um jumento: “… e feriu com ela mil homens.”
Davi – tinha uma funda e cinco pedras: “E assim… prevaleceu contra o gigante filisteu…”
A viúva de Sarepta – tinha farinha na panela e azeite na botija: “… e assim comeu ela… e a sua casa muitos dias”
Elias – tinha uma capa: “… e passaram ambos (Elias e Eliseu) o rio Jordão em seco.”
Os discípulos – tinham cinco pães e dois peixinhos: “… e deram de comer a quase cinco mil pessoas.”
O apóstolo Pedro – tinha unção e poder e disse ao paralítico: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda.”
A viúva do texto tinha apenas uma botija de azeite. E foi a partir desta botija de azeite que Deus operou o milagre: “E sucedeu que, todos os vasos foram cheios…”

“O milagre, portanto, depende do que se tem.”

O que é que você tem? Diante da pergunta, você poderia responder: “Não tenho nada”. Não seja tão pessimista para enxergar o quão é suficiente para Deus fazer um grande milagre através daquilo que você considera não ser nada.
Essa mulher estava desesperada, com medo de perder seus filhos, por isso, não pôde ver que o pouco azeite daquela botija era a fonte para sanar suas dívidas. O milagre partiu de onde ela menos imaginava, e aconteceu quando ela tirou de onde aparentemente não havia nada, um sinal de que não podemos esperar ter para depois entregar, e isso nos ensina que é do nada que Deus tira o tudo que precisamos.
Deus irá operar o milagre em sua vida a partir do que você tem. Ainda que aquilo que você tenha seja pouco ou insignificante aos teus olhos, entregue a Deus e, Ele realizará um milagre a partir daquilo que você entregou.
O milagre acontece quando…
3. Você AGE com fé
“Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas” (v.3)
A Bíblia conta que, para sair da crise, aquela viúva teve que pegar vasilhas emprestadas de seus vizinhos. Ela agiu com fé mediante a palavra do homem de Deus!

“O tamanho do seu milagre é proporcional ao tamanho da sua fé.”

Quanto maior for a sua fé, maior será o seu milagre. Um grande milagre é gerado por uma grande fé. O profeta disse a mulher:

“… Mas, peça muitas (vasilhas)…” (v.3b)
Deus poderia, simplesmente, entregar a bênção àquela família para que ela saísse da crise. Porém, Ele mandou o seguinte recado: “Peça muitas vasilhas”. Ao fazer isso, Deus queria provar a fé da viúva, Ele queria saber se ela realmente acreditava que o número de vasilhas seria proporcional ao tamanho do milagre a ser realizado. Então, se você sabe que o Senhor promete derramar bênçãos sem medida por causa de sua obediência, tenha fé e prepare muitas “vasilhas”.

Não espere pouca coisa de um Deus tão grande!

O milagre acontece quando…
4. Você CRÊ no ilimitado poder de Deus
“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma. Mas ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr.” (v.6)
Quando não havia mais nenhuma vasilha para ser cheia, essa passagem conta que o azeite PAROU de correr. Ele não ACABOU. Se houvesse mais recipientes, Deus certamente continuaria derramando mais bênçãos naquela casa, porque o poder Dele é ilimitado. Isso significa que se você crer, Deus vai suprir todas as suas necessidades, independente do tamanho delas.

“A quantidade de vasilha que você tiver será a quantidade de provisão que Deus lhe dará.”

Conclusão:
Deus agiu de maneira poderosa na vida daquela mulher e seus filhos. Ele pode agir em sua vida também. Ainda que as coisas não estejam indo bem para você. Acredite:

“Deus não precisa de circunstâncias favoráveis para agir.”

Basta Ele querer e o milagre acontece!
O milagre acontece quando…
1. Você CLAMA por ajuda
2. Você ENTREGA a Deus o que tem
3. Você AGE com fé
4. Você CRÊ no ilimitado poder de Deus

Rolar para o topo