Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alcançados pelo Olhar de Jesus

ALCANÇADOS PELO OLHAR DE JESUS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Jesus olhou para ele e o amou.” (Marcos 10.21a)
Existem momentos em que precisamos olhar nos olhos de alguém para dizer algo. A expressão “olha pra mim!” pode ser proferida de várias maneiras:

  • Com nervosismo: quando precisamos que alguém preste atenção no que falamos.
  • Com ira: quando estamos falando e as pessoas viram as costas ou fingem não ouvir.
  • Com paciência: quando estamos calmos e dispostos a ensinar.
  • Com ternura e amor: quando estamos consolando alguém em compaixão.

Jesus enquanto esteve na Terra também olhava, observava e interagia com todos os tipos de pessoas. Tinha um olhar de amor, de graça e de revelação sobre a vida de quem Ele encontrava. Nesta noite, Ele também está olhando para você e deseja lhe ensinar e amar profundamente. O que podemos aprender sobre o olhar de Jesus?
Diante do olhar de Jesus…
1. Nossas DÚVIDAS são RESPONDIDAS
“Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10.17b)
Aquele homem chegou diante de Jesus e fez uma pergunta. Uma pergunta séria, como sérias são todas as perguntas que nós também fazemos. Por exemplo: Como posso ser salvo? Como posso ir para o céu? Como receber a vida eterna? Jesus deu duas respostas reveladoras ao homem:

  • A primeira resposta dizia respeito ao que o homem já sabia e praticava: “não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe”.
  • A segunda resposta foi ao encontro do que realmente era necessário ele praticar: “falta-lhe uma coisa”.

“Jesus responde não somente o que sabemos, mas especialmente o que precisamos.”

O que você tem perguntado a Jesus? Saiba que Ele responderá, pois Seu olhar é de profundo amor. Talvez você já saiba o que fazer, mas está relutando em praticar os mandamentos e obedecer a Jesus. Talvez você já esteja obedecendo, mas ainda falta praticar o que, especificamente, Jesus irá lhe mostrar nesta noite. Talvez a percepção do olhar de Jesus sobre você ainda não esteja clara, a presença Dele contigo dia após dia. Creia, Ele está aqui, Ele está com você.
Diante do olhar de Jesus…
2. Nossas INTENÇÕES e FRAQUEZAS são REVELADAS
“Respondeu-lhe Jesus: Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos…” (Marcos 10.18-19a)
É interessante perceber que Jesus, na primeira resposta, parece reagir de maneira não muito educada. Jesus era bom, mas recusa a aceitar o suposto “elogio” daquele homem. Por quê? Jesus sabia quais eram as intenções dele. O jovem queria mostrar que “era bom”, pois, mais à frente, respondeu a Jesus que praticava tudo o que Ele citou dos mandamentos. Jesus trouxe à luz o orgulho daquele homem. O jovem tinha orgulho de ser praticante da Lei e de possuir muitas riquezas.

“Jesus nos ama tanto, que revela nossas fraquezas para curá-las.”

  • Deixe Jesus curar seu orgulho.
  • Deixe Jesus curar sua ira, raiva, falta de paciência.
  • Deixe Jesus curar seu rancor, a falta de perdão.
  • Deixe Jesus curar suas emoções, sua insegurança, sua incredulidade.
  • Deixe Jesus curar sua religiosidade.
  • Deixe Jesus curar seus relacionamentos destruídos.

Confie na Palavra de Deus hoje!
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)
O que Ele já lhe revelou e você insiste em não permitir o tratamento e a cura?
Diante do olhar de Jesus…
3. Recebemos o AMOR que pode nos SALVAR
“Jesus olhou para ele e o amou. Falta-lhe uma coisa, disse ele. Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu.” (Marcos 10.21)
Neste momento, Jesus parou e olhos nos olhos, declarou seu amor através da verdadeira resposta para aquele homem. A resposta de amor para aquele homem foi: não confie no que você tem, confie em mim. Confie no meu amor. A mesma resposta é dada a todos nós nessa noite! A sua salvação está no amor de Deus! E a sua fé deve estar Nele! Confie no amor de Deus!
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Se a sua fé está colocada em algum bem material, profissão ou pessoa, isso pode ser o obstáculo que está impedindo você de receber a salvação e a vida eterna.

“Fé, todos temos, a questão é onde ela está depositada.”

FALTA-LHE UMA COISA! Que coisa é essa? Você sabe. Jesus está lhe respondendo. Onde realmente você tem depositado a sua fé?

  • Sua fé pode estar em si mesmo.
  • Sua fé pode estar em seu cônjuge, filhos ou parentes.
  • Sua fé pode estar em seu trabalho/empresa ou herança.
  • Sua fé pode estar em outras religiões e deuses.

Só Jesus pode lhe salvar!
“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)
Renda-se ao amor e olhar de Jesus nessa noite!
Diante do olhar de Jesus…
4. Somos CONVIDADOS a SEGUI-LO como DISCÍPULOS
“Depois, venha e siga-me.” (Marcos 10.21c)
Entenda o seguinte: JESUS quer você por inteiro, não somente uma parte da sua vida, mas a sua vida por completo. Ele o ama e lhe chama nesta noite. Jesus já havia planejado a sua vida antes mesmo de você nascer! Ele tem planos para você e muito maiores do que você possa imaginar!
A questão não é somente aceitar a Jesus e obedecer Seus mandamentos para ir ao céu ou escapar do inferno. Deus tem muito mais para a sua vida! Você pode transformar o mundo como os discípulos de Jesus fizeram! Seja um discípulo de Cristo! Você foi alcançado hoje pelo olhar Dele para ser um discípulo! Veja o que Jesus declara no mesmo texto:
“Respondeu Jesus: Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.” (Marcos 10.29-30)
Os discípulos estavam perplexos, pois Jesus havia dito que era muito difícil um rico entrar no Reino de Deus. Mas logo respondeu: Nada é impossível para Deus!
Conclusão:
O olhar amoroso de Jesus lhe alcançou. Qual a sua resposta diante do amor de Jesus? Entregue sua vida para quem de fato pode lhe salvar e mudar o curso da sua existência e seu futuro! Somente Jesus! Não há outro caminho, outro deus ou opção. O jovem entristeceu-se e abatido foi embora, pois possuía muitas riquezas. Mas, os discípulos deram outra resposta a Jesus:
“Então Pedro começou a dizer-lhe: Nós deixamos tudo para seguir-te.” (Marcos 10.28)
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” (Romanos 10.9-10)
Entregue sua vida por completo a Jesus nessa noite! Aceite a Jesus, confie Nele e seja salvo. Siga a Jesus e seja um discípulo!

 

Rolar para o topo