Alcançando os Objetivos de Vida

ALCANÇANDO OS OBJETIVOS DE VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em Jesus.” (Marcos 5.27)
Quais são os seus objetivos de vida? O que você deseja alcançar? Quais são os seus maiores sonhos? Como você está em relação a eles? Motivado ou desmotivado? Crendo ou incrédulo? Seguro que vai alcançar ou não? Tem esperança ou está sem esperança? Se sentindo capaz ou incapaz?
Esse verso que acabamos de ler, fala de uma mulher que debilitada por uma hemorragia, não desistiu de alcançar seu objetivo de vida. Ela encontrou forças e teve fé para abrir caminho através de uma multidão compacta e tocou nas vestes de Jesus, acreditando que alcançaria seu objetivo de vida: ser curada. No entanto, essa mulher teve que enfrentar barreiras para chegar ao seu objetivo. Se você pensa que a multidão foi o único obstáculo entre a mulher e Jesus você está muito enganado. Havia outras barreiras colocadas entre ela e a sua conquista.
1ª barreira – Limitação
A mulher de que falamos no verso era limitada pela fragilidade física. A enfermidade, com o tempo, foi consumindo sua vitalidade. Todos nós temos limitações. Há momentos na vida em que as nossas limitações nos impede de darmos um passo a mais, nos impede de conquistarmos alguma coisa. Nós somos limitados, e isto, muitas vezes, é um obstáculo a ser vencido em nossa vida. A mulher do fluxo de sangue precisou vencer a sua limitação. Quais são as limitações da sua vida que se tornaram um obstáculo para você alcançar o seu objetivo?
2ª barreira – Preconceito
A mulher com o fluxo de sangue, segundo a Lei de Moisés, era considerada “imunda” e tinha de manter em separado a cama e todos os objetos que utilizasse (Levítico 15.25-27). A sua doença a obrigava a viver isolada, totalmente afastada do convívio familiar e social. Portanto, ela também teve de enfrentar o preconceito. Talvez você esteja enfrentando algum tipo de preconceito em sua vida. É possível que as pessoas ao seu redor não acreditem que você é capaz de alcançar o objetivo que sonha e persegue. E o pior é quando acreditamos naquilo que as pessoas dizem sobre nós. Há muitas pessoas que estão paralisadas na busca por alcançar seus objetivos porque sofreram algum tipo de preconceito. O preconceito leva a pessoa ao complexo de inferioridade, à baixa auto-estima, ao não investimento em si mesmo e à inibição do seu potencial. A pessoa dominada pelo preconceito não se valoriza, porque aceitou o rótulo que lhe deram e, por não investir em si mesmo, acaba inibindo o potencial que tem. A mulher com o fluxo de sangue sofreu preconceitos, mas nem esse fato foi capaz de paralisar a sua vida na busca do seu objetivo.
3ª barreira – O Tempo da adversidade
A mulher sofria com a doença há doze anos. O sofrimento acompanhava a vida desta mulher. Quanto tempo dura a sua adversidade? Talvez a duração da sua adversidade, o tempo que você vem lutando para alcançar o seu objetivo, seja um grande obstáculo que você esteja enfrentando. No entanto, saiba esperar o tempo de Deus agir. Ele não chega antes e nem depois. Ele chega no tempo certo! Ele passa pela nossa vida, como passou pela vida desta mulher, na hora certa! Muitas vezes queremos que as nossas orações sejam respondidas imediatamente, queremos ver logo o resultado, queremos diminuir esse tempo, cortar o caminho na passagem do deserto, sem atentarmos que tudo isso faz parte do processo do tempo de Deus em nossa vida, para alcançarmos o nosso objetivo.
4ª barreira – Distância do objetivo
A distância entre ela e seu objetivo também se tornou um obstáculo. A Bíblia diz: “E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava”. Havia uma grande multidão em volta de Jesus, acompanhando-o, o que a deixava mais distante dEle. A mulher enfrentou a barreira da distância até o seu objetivo. Há uma distância para você conquistar seu objetivo? Para você comprar uma casa? Para você fazer um curso na faculdade? Para você ter um filho desejado? Para você ver seu cônjuge convertido? Para você casar com a pessoa amada? Para você quitar aquela dívida? Para você ver os filhos no caminho do Senhor? Para você arrumar um emprego? Para você crescer espiritualmente? Quando você olha para o seu objetivo a que distância você o vê? Existe alguma distância entre o que você quer e onde você precisa chegar para alcançar? Essa distância muitas vezes pode ser um obstáculo em sua vida. Jesus poderia estar a poucos metros dessa mulher, ou devido ao grande número de pessoas, Ele poderia estar ainda muito mais longe. Para ela, debilitada, qualquer distância era grande. Há uma distância entre você e o seu objetivo? Isso pode ser um obstáculo. No entanto, ainda que haja, ainda que você perceba que esteja muito longe:

“Não deixe que a distância o impeça de alcançar seu objetivo.”

Assim como encontramos barreiras entre nós e o nosso objetivo, sempre haverá também recursos que nos ajudarão a conquistar os nossos objetivos.
Para alcançar os objetivos de sua vida…
1. Seja uma pessoa cheia de vontade.
“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em Jesus.” (v.27)
Pode lhe faltar qualquer outra coisa, o que não pode lhe faltar, é a vontade de vencer seus obstáculos. A mulher sonhava com a cura, portanto tinha vontade de ser curada. E essa vontade de alcançar a cura foi o que fez a mulher vencer os seus obstáculos e alcançar seu objetivo. Há pessoas que sonham, têm objetivos, até querem, mas o que lhes faltam é a força de vontade. Falta atitude, falta decisão e coragem para vencer seus obstáculos. A mulher era fisicamente debilitada, mas tinha vontade em seu coração. Ela propôs a si mesma: “Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Você tem vontade suficiente para vencer seus obstáculos e alcançar seus objetivos?
Para alcançar os objetivos de sua vida…
2. Desenvolva Estratégias.
“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele…” (v.27)
A mulher tinha fé em Jesus, mas elaborou um plano para chegar a ele e obter a cura. Enfrentar a multidão de frente não era possível. Seria pisoteada. Acompanhar o avanço da multidão sim. Diz o texto que ela veio por detrás da multidão. Essa mulher teve uma ação estratégica. Se você quer vencer obstáculos e alcançar seus objetivos, você tem que ser estratégico. Muitas pessoas sabem onde querem começar, sabem onde querem chegar, mas esquecem do que está no meio. O meio é a ação estratégica. Você tem que ter uma ação estratégica para superar seus obstáculos e isso não se faz com emoção, mas com inteligência e com racionalidade. Para acontecer uma ação estratégica é preciso usar o cérebro. Essa mulher, debilitada, fraca, usou o cérebro. Ela deve ter pensado: “Se eu for pela frente, morro pisoteada, atropelada. Então, vou por trás e toco nas suas vestes e alcanço o meu objetivo”. Ela usou a inteligência para superar um obstáculo e alcançar o seu objetivo. Deus nos dá inteligência e confia em nosso potencial. Qual é a ação estratégica que você vai usar para alcançar o seu objetivo? Como é que você vai chegar aonde quer? Qual é o caminho, o meio? Pare, pense, analise, reflita, seja frio, no sentido de ser racional. Coloque sua mente para funcionar. Deus lhe dará a direção certa para vencer o obstáculo e conquistar seus objetivos.

“Sua conquista começa na sua mente.”

Para alcançar os objetivos de sua vida…
3. Acredite que é possível chegar lá.
“… chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em Jesus”. (v.27)
A mulher teve fé em duas dimensões: na humana e na divina.
• Na primeira, julgou-se capaz de tocar em Jesus.
• Na segunda, acreditou que Jesus iria curá-la.
Se você não acredita que é capaz de chegar lá, ninguém vai acreditar. Se você não acredita no seu potencial e nem no poder de Jesus, você não vai conseguir alcançar seu objetivo. A mulher acreditou em si e no poder de Jesus para superar e vencer seus obstáculos. Interessante notar que Jesus não parou a multidão, nem mandou que abrissem caminho para a mulher. Isso estava no alcance dele para fazer. Mas quando ela tocou as vestes, foi a vez de o Senhor Jesus agir e ela foi imediatamente curada. A mulher exercitou a sua fé para que Jesus realizasse o milagre. A Bíblia diz:
“Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11.6)
A partir do momento em que a mulher venceu os obstáculos e tocou as vestes de Jesus, teve início a ação poderosa de Deus que lhe proporcionou a vitória – a conquista de seu tão sonhado objetivo. Todos nós temos objetivos na vida. Mas é certo também que iremos encontrar obstáculos que poderão atrapalhar os nossos planos ou até impedir a realização de nossos sonhos. Entretanto, temos à nossa disposição, recursos que poderão facilitar a conquista de nossos objetivos. Acredite no seu potencial e no poder de Jesus e saia daqui hoje com a certeza de que você vai chegar lá! Você vai superar os seus obstáculos e chegará ao seu objetivo.
Conclusão:
Para alcançar os objetivos de sua vida…
1. Seja uma pessoa cheia de vontade.
2. Desenvolva Estratégias.
3. Acredite que é possível chegar lá.

 

Rolar para o topo