Alcançados pelo Olhar de Jesus

ALCANÇADOS PELO OLHAR DE JESUS
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Jesus caminhava pela rua e um homem veio correndo, ajoelhou-se e perguntou: Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna? Jesus perguntou: por que você me chama ‘bom’? Ninguém é bom, a não ser Deus. Você conhece os mandamentos: não mate, não cometa adultério, não roube, não minta, não engane, honre seu pai e sua mãe. Ele disse: Mestre, faço tudo isso desde muito novo. Jesus olhou-o nos olhos e, cheio de amor por ele, disse: falta algo. Venda tudo que você tem e dê aos pobres. Toda a sua riqueza, então, estará no céu. Depois venha me seguir. Foi um choque! Aquela era a última coisa que ele esperava ouvir. Assim, abatido, ele se foi. Sendo muito apegado aos seus bens, não queria abrir mão de tudo.” (Marcos 10.17-22 AM)
De todas as pessoas que vieram a Cristo, esse homem é o único que saiu pior do que chegou. Ele foi amado por Jesus, ele foi alcançado pelo olhar de Jesus, mas, mesmo assim, desperdiçou a maior oportunidade da sua vida. O texto relata que ele era rico, porém insatisfeito. Ele era rico, porém enganado. Ele estava enganado a respeito da salvação, a respeito de si mesmo, a respeito da lei de Deus, a respeito de Jesus e a respeito da verdadeira riqueza. Ele era rico, porém perdido. Ele confiava na sua riqueza e não em Deus.
Enfim, sua riqueza não era capaz de produzir satisfação material, emocional e espiritual. Mesmo assim, ele desprezou o olhar de amor de Jesus pela sua vida. Ele preferiu a escassez do mundo em vez das riquezas eternas. Ele achou que poderia comprar a vida eterna com o seu dinheiro e merecê-la cumprindo os mandamentos de Deus. Porém, a vida eterna é obra da graça de Deus. A salvação é pela graça. Ninguém merece, mas Deus a dá por causa da sua graça. A iniciativa da salvação é divina. É Ele quem quer salvar, é Ele quem quer restaurar, É Ele quem quer transformar a vida dos homens que Ele criou.
Por isso, assim como o homem rico desse relato bíblico, o olhar de amor de Jesus está direcionado para a vida de cada um de nós. Somos alcançados pelo seu olhar mesmo errantes, mesmo descrentes, mesmo céticos, mesmo sendo o pior dos pecadores. Então, o que acontece com a nossa vida quando somos alcançados pelo olhar de Jesus?
Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus…
1. Nossas DÚVIDAS são RESPONDIDAS
“… Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (v.17)
Aquele homem chegou diante de Jesus com uma dúvida em seu coração: o que devo fazer para alcançar a vida eterna? Diante da dúvida daquele homem, Jesus deu duas respostas reveladoras. A primeira resposta diz respeito àquilo que o homem já sabia e pratica: não mate, não cometa adultério, não roube, não minta, não engane, honre seu pai e sua mãe. A segunda resposta foi ao encontro do que realmente ele precisava fazer: falta algo.

Jesus responde não somente aquilo que sabemos, mas, principalmente, aquilo que precisamos

O que é que você tem perguntado a Jesus? Que dúvidas você gostaria que Jesus respondesse a você nesta noite? Entenda que Jesus poderá responder-lhe com algo que você já saiba, mas principalmente, com algo que ainda lhe falta fazer. Jesus não dá a resposta que você quer, mas a resposta que vai transformar a sua realidade de vida. Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus, nossas perguntas são respondidas, nossos anseios encontram solução, nossas dúvidas encontram explicação e a nossa vida encontra um novo sentido. Por isso, não podemos rejeitar o olhar de amor de Jesus pela nossa vida.
Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus…
2. Nossas FRAQUEZAS são REVELADAS
“Jesus perguntou: por que você me chama ‘bom’? Ninguém é bom, a não ser Deus. Você conhece os mandamentos…” (v.18-19)
Num primeiro momento, parece-nos que Jesus rejeitou o elogio daquele homem quando o chamou de “bom”. Jesus era bom, mas, então, por que Ele recusou ser chamado de bom por aquele homem? Porque Jesus sabia quais eram as intenções do seu coração. Por isso, Jesus trouxe à luz o orgulho daquele homem. O homem não tinha consciência de quão pecador ele era. Ele pensou que suas virtudes externas poderiam agradar a Deus.
Diante do olhar de Jesus, as fraquezas daquele homem “perfeito” foram reveladas. Porém, Jesus não revela as nossas fraquezas para nossa vergonha, mas Ele revela as revela para a nossa cura. Seu olhar de amor revela o defeito e mostra o caminho da restauração! Seu olhar de amor revela o erro e mostra o caminho da correção! Seu olhar de amor revela o seu pecado e mostra o caminho da salvação! Diante do olhar de amor de Jesus, nesta noite, permita que ele cure seu orgulho, sua ira, sua raiva, sua falta de paciência, seu rancor, sua falta de perdão, suas emoções doentias, sua insegurança, sua religiosidade, seus relacionamentos destruídos, sua incredulidade.
Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus…
3. Recebemos o AMOR que nos SALVA
“Jesus olhou-o nos olhos e, cheio de amor por ele, disse: falta algo. Venda tudo que você tem e dê aos pobres. Toda a sua riqueza, então, estará no céu.” (v.21)
Jesus parou, olhou nos olhos daquele homem, e declarou o seu amor através dessa resposta maravilhosa: não confie no que você tem, não confie nas suas riquezas. Confie em mim! Confie em meu amor e toda a sua verdadeira riqueza estará no céu! Aquele homem viu a salvação como uma questão de mérito e não como um presente da graça de Deus. Seu desejo de ter vida eterna era sincero, mas ele estava enganado quanto à maneira de alcançá-la. Ele queria obter a salvação por obras e não pela graça. A salvação está no amor de Deus (João 3.16).
Se a sua fé está colocada em bens materiais, em pessoas, na sua profissão ou em qualquer outra coisa, saiba que isso tudo é um obstáculo para você não receber o amor que produz salvação! Você precisa colocar a sua fé em Jesus e deixar que Ele domine toda a sua vida! Ainda falta uma coisa. Que coisa é essa? Sua fé em Jesus! Onde realmente você tem depositado a sua fé? Em você mesmo, no seu cônjuge, nos seus filhos, no seu trabalho, na sua herança, na sua religião? Quem tem sido o deus da sua vida? Só Jesus pode levá-lo de volta a Deus. Ele mesmo disse:
“… Eu sou o caminho, a verdade e a também a vida. Ninguém chega ao Pai sem mim.” (João 14.6)
Renda-se ao olhar de Jesus hoje e receba o amor que salva! Em nenhum outro existe salvação. Não há terra nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. Nenhum outro nome foi ou será designado para nossa salvação, somente o nome de Jesus!
Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus…
4. Somos CONVIDADOS a SEGUI-LO como DISCÍPULOS
“Jesus olhou-o nos olhos e, cheio de amor por ele, disse: falta algo. Venda tudo que você tem e dê aos pobres. Toda a sua riqueza, então, estará no céu. Depois venha me seguir.” (v.21)
Quando o olhar de Jesus nos alcança não somente recebemos o amor que salva, mas, também, somos convidados a segui-lo como discípulos. Jesus quer você por inteiro. Ele quer a sua vida por completo. Por isso, o convida a tornar-se seu discípulo amado. Aquele homem não entendeu que havia uma riqueza muito maior, que havia uma satisfação plena além do seu dinheiro, suas virtudes e seus bens. Jesus queria fazer daquele homem um discípulo amado, consciente de que toda a satisfação da vida aqui neste mundo e da vida eterna estão somente nele.
Ser discípulo de Jesus é ser livre para dizer não ao pecado, é ser livre para amar as pessoas, é ser livre para viver a vida abundante que Ele prometeu. Os planos de Jesus para sua vida são muito maiores e melhores que os planos que você mesmo traçou. A questão não é somente aceitar a Jesus e obedecer os seus mandamentos. Deus tem muito mais para a sua vida! Você pode transformar o mundo como os discípulos de Jesus fizeram! Você foi alcançado hoje pelo olhar de Jesus para ser um discípulo!
Conclusão:
O texto diz que aquela era a última coisa que aquele homem esperava ouvir de Jesus. Assim, abatido, ele se foi. Sendo muito apegado aos seus bens, não queria abrir mão de tudo. Não aceitou o convite para ser um discípulo de Jesus! Aquele homem perdeu a riqueza eterna por causa da riqueza temporal. Ele preferiu ir para o inferno a abrir mão do seu dinheiro. Saiu triste e pior por ter rejeitado a verdadeira riqueza, aquela que não perece. Enfim, o homem rico se tornou o homem mais pobre entre os pobres.
O olhar de amor de Jesus está sobre a sua vida nesta noite? Qual será a sua resposta diante desse olhar? Você vai aceitar Jesus e ganhar a vida eterna, ou vai rejeitá-lo porque prefere fazer dos bens, das pessoas e da religião o seu deus?
Quando somos alcançados pelo olhar de Jesus…
1. Nossas DÚVIDAS são RESPONDIDAS
2. Nossas FRAQUEZAS são REVELADAS
3. Recebemos o AMOR que nos SALVA
4. Somos CONVIDADOS a SEGUI-LO como DISCÍPULOS
Não faça como aquele homem que saiu de diante do olhar de Jesus pior do que quando chegou. Entregue sua vida a Jesus e saia deste lugar muito melhor do que quando entrou, porque há uma promessa sobre a vida daqueles que dizem “sim” ao olhar de amor de Jesus:
“Agora olhamos para dentro, e o que vemos é que qualquer um, unido a Jesus, tem a chance de um novo começo e é criado de novo. A velha vida se foi. Uma nova vida floresce!” (2ª Coríntios 5.17)

 

Rolar para o topo