Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Enraizados para Frutificar

SÉRIE “ENRAIZADO” 04|04
ENRAIZADOS PARA FRUTIFICAR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. […] Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15.8,16)
Chegamos à última mensagem da série “ENRAIZADO”. Na primeira mensagem descobrimos que o sistema secreto de raízes nos faz grandes por dentro, muda a nossa visão e nos faz aproveitar todo processo de crescimento em nossa vida. Na segunda mensagem descobrimos que é hora de aprofundarmos ainda mais nossas raízes. Na terceira mensagem, descobrimos quais são os solos que nos fazem ficar enraizados de forma saudável. E hoje, para finalizar esta série, vamos aprender que, quanto mais enraizados em Deus, daremos mais frutos. O autor do livro “ENRAIZADO” escreveu o seguinte:

“Para fazê-lo produzir frutos abundantes e duradouros, Deus precisa torná-lo maior por dentro do que você é por fora. […] Sem profundidade nas raízes, não se tem fruto, e, se não tem fruto, não dura.” (Banning Liebscher – ENRAIZADO)

Não podemos fugir da verdade e da responsabilidade que está diante daqueles que decidiram crescer para baixo, daqueles que escolheram estar enraizados em Deus: precisamos frutificar. Enraizados existem para frutificar. Sendo assim, quais são as marcas desses homens e mulheres que decidiram crescer para baixo? O que caracteriza a vida dos enraizados para frutificar?
Enraizados para frutificar…
1. APROFUNDAM ainda mais as suas RAÍZES
Enraizados para frutificar não podem parar de aprofundar as suas raízes. Quanto mais profundidade nas raízes, mais frutos. Sem profundidade nas raízes, não se tem fruto, e, se não tem fruto, não dura. Jesus disse o seguinte aos seus discípulos:
“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5)
O segredo para aprofundar ainda mais as raízes, o segredo para a vida frutífera é permanecer em Cristo. O segredo para uma vida transbordante não é fazer mais por Jesus, mas estar mais com Jesus. No livro do profeta Jeremias, lemos a seguinte orientação:
“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.” (Jeremias 17.7,8)
Precisamos aprofundar ainda mais as raízes para suportar as intempéries: o calor e a seca. As raízes são fontes vitais de nutrição para a planta ou para a árvore inteira. Essas raízes o capacitarão a enfrentar o calor da pressão e a falta de água. Raízes profundas são essenciais na vida daqueles que desejam frutificar em qualquer estação do ano. É impossível aprofundar raízes sem ter intimidade com o Senhor. O fruto requer profundidade. A profundidade requer intimidade. A intimidade requer tempo com Deus e com a sua Palavra. A Bíblia diz:
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.1-3)

“Construir uma vida no secreto é crucial para nosso processo com o Senhor, pois é no secreto que Deus nos encontra e desenvolve nosso sistema de raízes, os elementos fundamentais para frutos que durem.” (Banning Liebscher – ENRAIZADO)

Enraizados para frutificar…
2. COOPERAM com Deus no PROCESSO
Os enraizados entendem que é preciso cooperar com Deus no processo de frutificar. E o que é cooperar com Deus no processo de frutificar? É compreender que Deus, em alguns momentos, precisa podar a nossa vida. Jesus exortou os seus discípulos:
“Eu sou a Videira Verdadeira, e meu Pai é o Agricultor. Ele retira de mim todo ramos que não produz uvas. Já o que produz Ele poda para que produza ainda mais.” (João 15.1,2)
Podar significa cortar os galhos mortos e aparar os vivos, para dar corpo à arvore ou videira e estimular seu crescimento. A maioria das pessoas pensa que, quando Deus nos poda, corta o pecado e as superficialidades, as coisas mortas em nossa vida. Ele faz isso, mas também corta as partes vivas e produtivas. Deus pode cortar um negócio que está indo muito bem, um relacionamento agradável, uma boa saúde. Algumas dessas coisas devem ser derrubadas para darmos mais frutos. Não apenas os galhos mortos são cortados. Deus, com frequência, corta também coisas boas, para torná-las mais sadias.
Se você é um enraizado que frutifica, será podado. Conte com isso. Talvez você esteja passando por uma poda agora que não inclua apenas galhos mortos. Deus corta galhos que achamos produtivos para que haja maior produção de fruto. Então, como é que Deus nos poda? Ele usa problemas, pressões e pessoas. Deus pode usar cada situação de sua vida para ajudá-lo a crescer, basta apenas assumir a atitude correta.
Ele pode usar de tudo: os problemas que você mesmo cria, uma grande decepção, um prejuízo financeiro, uma enfermidade súbita, um casamento que acaba, um filho rebelde, a morte de uma pessoa amada. Ele usará tudo isso como parte do processo da poda para torná-lo ainda mais produtivo.
A poda de Deus pode falhar? Claro que pode, se não cooperarmos com Ele nesse processo. Se nós resistirmos, nos rebelarmos, nos queixarmos ou ficarmos ressentidos, nosso caráter não se desenvolverá, nossas raízes não serão aprofundadas e não frutificaremos. Cooperamos com Deus neste processo, louvando-o em todas as circunstâncias, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Paulo, escrevendo aos crentes de Tessalônica, disse:
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1ª Tessalonicenses 5.18)
O que impressiona os homens geralmente não impressiona a Deus. Portanto, não tenha medo da poda, pois Deus está fazendo de você um discípulo cada vez mais enraizado e cada vez mais frutífero.

“Nem aparências, nem sucesso de curto prazo impressionam a Deus. Ele vê o coração e está procurando frutos que duram. Quando nos apresentarmos a Ele ao final de nossas vidas, a única coisa que importará é se nossos corações estavam alinhados com o Dele e se produzimos frutos duradouros.” (Banning Liebscher – ENRAIZADO)

As podas da vida não visam a nos destruir, mas construir. A tribulação pode demolir os negócios de um homem, mas também edifica o seu caráter. A poda no homem exterior pode ser a maior bênção para o homem interior. Então, se Deus está podando a sua vida, esteja certo de que o perigo real, o problema real, está no que você perderá se rebelar-se ou recusar-se a cooperar com Deus neste processo.
Enraizados para frutificar…
3. AGUARDAM uma grande COLHEITA
“Eu sou a Videira, vocês são os ramos. Quando vocês estiverem unidos a mim e eu a vocês, num relacionamento íntimo e orgânico, não imaginam que colheita terão.” (João 15.5 AM)
Os enraizados para frutificar devem aguardar uma grande colheita. Não tenha pressa, Deus ainda está trabalhando em você. Não tente ofuscar a realidade de que não é você, mas é Deus quem o faz frutificar. Pessoas que querem colher rápido demais, geralmente, gostam dos holofotes. E sobre isso, o escritor do livro ENRAIZADO disse:

“Se você ama mais o holofote do que o secreto, você está enrascado, porque significa que se importa mais em agradar pessoas do que a Deus.” (Banning Liebscher – ENRAIZADO)

Quando entendemos a visão daquilo que estamos nos tornando em Deus, não há outra coisa a esperar senão uma grande colheita. Quanto mais profundas as nossas raízes, mas frutos; colheita farta e abundante. Não precisamos ficar preocupados com os frutos, mas com a profundidade das nossas raízes. Os frutos serão certos se estivermos cada dia mais enraizados em Deus e em sua Palavra.
Estar enraizado quer dizer que não estamos buscando uma plataforma visível para qualquer que seja o nosso chamado. Significa que não estamos forçando a porta que Deus não abriu. Estamos esperando que Deus nos coloque diante de pessoas no tempo certo.

Se você não aguarda uma grande colheita é porque, possivelmente, ainda não está devidamente enraizado em Deus!

Conclusão:
O conceito de se estar enraizado é muito oportuno em nossa cultura. Ventos fortes virão e tentarão nos dispersar em todas as direções, mas apenas as árvores que possuírem raízes profundas resistirão e frutificarão quando estes ventos soprarem. Deus não está interessado no seu conforto; Ele está interessado em seu crescimento, principalmente no seu crescimento para baixo, no aprofundamento das suas raízes. Quanto mais profundas suas raízes, você colherá mais e mais frutos.
Enraizados para frutificar…
1. APROFUNDAM ainda mais as suas RAÍZES
2. COOPERAM com Deus no PROCESSO
3. AGUARDAM uma grande COLHEITA
Deus o chamou para frutificar. Se assim o fez, é porque Ele sabe que você precisa aprofundar suas raízes; você precisa estar enraizado. O processo não é fácil, mas é profundamente recompensador. Você entenderá melhor quando se tornar um enraizado para frutificar.

“Descanse no fato de que Deus o escolheu e de que você não precisa provar nada a ninguém.”

Rolar para o topo