Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alcançando como Estilo de Vida

CAMPANHA DE 40 DIAS DE ALCANCE | 07/11
ALCANÇANDO COMO ESTILO DE VIDA

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

Nosso estilo de vida condiz com nossa identidade e essa identidade nos leva à santificação e à missão. Santificação é um processo de ir abandonando a forma independente de viver fora dos padrões de nosso Deus e a missão é espalharmos a mensagem de reconciliação do homem com Deus. É preciso que o cristão tenha um compromisso com a santificação e com a missão. Não podemos ter um e negligenciar o outro, as duas ações fazem parte do estilo de vida de um cristão. Precisamos avaliar se estamos vivendo de acordo com a nossa identidade, fazendo e falando o que o Pai deseja, como Jesus o fez quando viveu na Terra. Evangelizar não é catequisar as pessoas para o grupo de fé que pertencemos. Evangelizar é testemunhar do encontro que tivemos com Jesus através do entendimento do que Ele fez por nós na cruz.

Vemos que a ordem de Jesus aos discípulos era clara: enquanto vocês vão caminhando pela vida, espalhem a minha mensagem e ensinem as pessoas a viverem a partir dos meus ensinamentos. A Igreja primitiva, espalhada pela perseguição, continuou na missão de espalhadores da mensagem porque vivia a missão como estilo de vida. Sendo assim, como fazer da evangelização um estilo de vida?

Para alcançar pessoas como estilo de vida…

1. PERMANEÇA em Jesus.

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.4,5)

Se permanecermos em Jesus e aproveitarmos as oportunidades, veremos os frutos da mensagem de salvação, porque sabemos que é Jesus quem realiza todas as coisas através de nós. Não tem como sermos pessoas estéreis quando permanecemos em Jesus. Não é sobre resultados somente, é sobre em quem estamos. Se tivermos convicção que estamos em Jesus, tudo que fazemos o revelará e os frutos que daremos pertencerão a Ele e será Dele.

Para alcançar pessoas como estilo de vida…

2. AME as pessoas com o amor de JESUS.

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.” (João 15.12)

Como Jesus demonstrou amor por nós? Ele abriu mão da sua divindade, para se tornar humano. Jesus abriu mão do melhor lugar que estava para se colocar no pior lugar, a Terra. Ele saiu de um lugar de extrema bondade e santidade para um lugar hostil e pecaminoso. Esse é o tipo de amor que precisa ser transbordado para as pessoas que estão ao nosso redor. Amor altruísta, sacrifical e voluntário.

Para alcançar pessoas como estilo de vida…

3. PERSEVERE mesmo com oposições.

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” (João 15.18,19)

Faz parte da missão do cristão viver algum tipo de perseguição. Jesus, nesse texto, diz aos seus discípulos, o motivo da perseguição: o mundo (o sistema maligno que reina na Terra) que não quer ser incomodado e descoberto. Jesus adverte os seus discípulos que, se Ele, o filho de Deus, o esperado, estava vivendo em perseguição e morreria em uma cruz, imagina o que não fariam a eles? Jesus adianta o cenário para que seus discípulos perseverassem. Jesus, no fim de sua vida, os revela, não o sucesso das grandes obras que eles fariam em seu nome, mas que seriam tempos de perseguição e eles precisariam permanecer, perseverar e não recuar.

Para alcançar pessoas como estilo de vida…

4. Viva em COMUNIDADE.

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17.20,21)

À medida que vamos estudando o último ensinamento de Jesus aos seus discípulos, percebemos que tem muito mais a ver com quem somos Nele do o que fazemos por Ele. Jesus disse que a nossa unidade como irmãos em Cristo faria com que o mundo cresse que Ele realmente é o Messias esperado. Para viver em unidade, precisamos ver o outro como nosso superior, perdoar constantemente, cuidar uns dos outros, recuar em posições para que o irmão mais fraco permaneça no corpo, anunciar a mesma mensagem, cooperar e não competir, não invejar, se alegrar.

Conclusão:

Alcançar pessoas para Jesus precisa ser o nosso estilo de vida. E para que essa missão não fique somente nas campanhas que nos estimulam a falar de Jesus, precisamos tomar posse das lições que aprendemos nesta manhã:

• Permanecer em Jesus
• Amar como Jesus nos amou
• Perseverar mesmo diante das oposições
• Viver em unidade

Rolar para o topo