Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alinhando a Vida ao Chamado de Jesus

SÉRIE “A VIDA ALINHADA COM JESUS” | 01/04
ALINHANDO A VIDA AO CHAMADO DE JESUS

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“Daí em diante Jesus começou a pregar: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.” (Mateus 4.17-22)

“Para você ouvir a voz de Deus e entender o Seu chamado, você precisa silenciar as distrações desse mundo!”

Até o momento do chamado de Jesus, aqueles pescadores viviam uma vida completamente desalinhada. Porém, eles decidiram alinhar suas vidas ao chamado de Jesus e tornaram-se discípulos extraordinários que causaram alvoroço no mundo com a mensagem de salvação.

Da mesma forma, Jesus deseja que a sua vida seja alinhada ao Seu chamado porque, só assim, você será capaz de viver uma vida plena, abundante e extraordinária. Sendo assim, olhando para o texto de Mateus 4.1-25, o que podemos aprender sobre o alinhamento da vida através do chamado de Jesus?

O chamado de Jesus para o alinhamento da vida…

1. É para o ARREPENDIMENTO.

O chamado de Jesus é para o arrependimento. Jesus começou a pregar fazendo a seguinte advertência:

“Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” (Mateus 4.17)

A mensagem de arrependimento não é apenas uma questão de mudar de comportamento, mas é uma questão de mudar o coração e a mente, abandonando o pecado e se voltando para Deus. A mensagem de arrependimento é um convite para reconhecer que precisamos de perdão e salvação, e que Jesus é o único caminho para que isso aconteça. O próprio Jesus fez a seguinte declaração e afirmação aos seus discípulos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6).

O chamado de Jesus para o alinhamento da vida…

2. É direcionado a TODAS AS PESSOAS.

“Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.” (Mateus 4.18)

O chamado de Jesus é para todas as pessoas, e isso é evidente no evangelho de Mateus, quando ele narra como Jesus conheceu seus primeiros discípulos: André, Tiago, Pedro e João. Enquanto caminhava pela Galileia, Jesus viu esses quatro homens lançando suas redes ao mar, pois eram pescadores. O amor de Deus não é seletivo. Ele não escolheu apenas algumas pessoas para salvar e condenou outras ao inferno. A verdade de que o amor de Deus não é seletivo se encontra na afirmação que Jesus fez para Nicodemos sobre o foco desse amor. A Bíblia diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).

O chamado de Jesus para o alinhamento da vida…

3. Exige uma RENÚNCIA.

“No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.” (Mateus 4.20-22)

O chamado de Jesus Cristo é um convite para uma vida de renúncia. Ao serem chamados por Jesus, os discípulos deixaram imediatamente suas redes e o seguiram. Eles demonstraram que estavam dispostos a abrir mão do que tinham para seguir o chamado que Jesus tinha para eles. Para desfrutar das bênçãos do chamado de Jesus, precisamos renunciar aquilo que nos impede de recebê-las. Por isso, é importante identificar as coisas que nos atrapalham e os pecados que nos envolvem e deixá-los para trás. A Bíblia diz: “Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”
(Hebreus 12.1b-2a).

Conclusão:

 O chamado de Jesus para o alinhamento da vida é para o ARREPENDIMENTO;
 O chamado de Jesus para o alinhamento da vida é direcionado a TODAS as pessoas;
 O chamado de Jesus para o alinhamento da vida exige uma RENÚNCIA.

Hoje, Jesus o convida a entregar sua vida completamente a Ele. Não resista ao chamado de Jesus para um alinhamento. Não resista ao chamado de Jesus para viver uma nova vida. A Bíblia diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20).

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2ª Coríntios 5.17)

Rolar para o topo