Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 10 – O Chamado de Jesus

ESTUDO 10 – O CHAMADO DE JESUS
Semana de 07 a 13 de maio de 2023

Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mateus 4.1-2)

Conforme aprendemos nas Escrituras, o diabo tenta Jesus, o desafiando a pôr o Pai à prova e sugerindo que Jesus o adorasse para conquistar o mundo. Da mesma forma, ele ainda nos tenta, não na intenção de nos tornar seus aliados, pois ele já sabe que é derrotado, mas sim com o objetivo de nos fazer perder o foco ou até mesmo desistir do nosso chamado. Temos um grande exemplo quando olhamos para a vida de Jesus. Nessa condição foi tentado em todas as coisas, e mostrou que, através de uma conexão firme com o Pai, por meio do Espírito Santo, é possível cumprir a vontade de Deus. Logo, com Sua ajuda e direcionamento, também podemos viver e cumprir nosso chamado e missão de conhecermos e nos relacionarmos com Deus, e fazermos discípulos de todas as nações. No estudo de hoje, vamos aprender que o chamado de Jesus…

1. Começa com o cumprimento da PALAVRA PROFÉTICA. Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia. Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías (Mateus 4.15-16). A vinda do Messias já era esperada pelo povo e o início do seu chamado foi anunciado em detalhes por profetas no Antigo Testamento. Eles esperavam por alguém que viria e os resgataria, Jesus foi além do seu povo e adotou toda humanidade, salvando do pecado e da morte. Da mesma forma, nossa vida aponta para um início, para um lugar, para uma visão e ação! Lembre-se das profecias liberadas sobre você, por homens e mulheres de Deus, mas principalmente aquelas proferidas na própria Bíblia, que revelam nosso maior chamado, de ir e fazer discípulos.

2. Direciona as pessoas ao ARREPENDIMENTO e à TRANSFORMAÇÃO. Daí em diante Jesus começou a pregar (Mateus 4.17-20). Conforme nos aprofundamos no Evangelho de Mateus nesta campanha, observamos que as ações e palavras de Jesus chamavam todos ao arrependimento, anunciavam e ensinavam sobre o Reino de Deus e direcionavam as pessoas para a transformação de suas vidas. Cristo é a videira verdadeira e assim como cada discípulo deixou tudo para segui-lo a partir de um encontro que tiveram, nós também devemos nos dedicar a levar todas as pessoas a ter este encontro! Só por meio dEle podemos transformar pessoas comuns em extraordinários discípulos de Jesus.

3. Nos move a um ministério INTEGRAL e SEM FRONTEIRAS (Mateus 4.23-25). Se renunciarmos às nossas preferências e dissermos sim ao nosso chamado, teremos satisfação e autoridade para ser como Jesus, ir como Jesus e agir como Jesus. Ele é irresistível e é impossível ficarmos calados ou parados com tamanha presença em nós. Logo, precisamos integralmente, com todos os nossos relacionamentos e ambientes em que estamos inseridos, ter a iniciativa de SER e FAZER discípulos. A Palavra diz que aos arredores se ouviu falar e uma movimentação ocorreu das pessoas até o Messias, pois Jesus, com humildade e mansidão no discurso, foi ousado e extravagante em seu ministério. Ele sabia por quem e para quem Ele veio!

CONCLUSÃO: (Mateus 4.21-22) – Somos convocados a dar continuidade ao chamado de Jesus! Temos hoje a chance de decidir cumprir esse comissionamento.

PARA REFLEXÃO: Quais são as promessas e palavras de Deus sobre sua vida? Como você tem respondido ao chamado de Jesus em sua vida para se relacionar com Ele e fazer discípulos?

PARA ORAÇÃO: Peça ao Espírito Santo que lhe direcione em arrependimento e coragem para que você possa experimentar a total transformação em todas áreas da sua vida.

PARA APLICAÇÃO: De que forma você tem perseguido seu chamado e servido à igreja?

PARA INDICAÇÃO: Leitura do livro “A VIDA EM CRISTO”, da Editora ULTIMATO, escrito por John Stott.

Rolar para o topo