Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alinhando a Vida à Provisão de Jesus

SÉRIE “A VIDA ALINHADA COM JESUS” | 04/04
ALINHANDO A VIDA À PROVISÃO DE JESUS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. […] Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.25,33)

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6)

A preocupação é o oposto da fé, portanto, é pecado. A pessoa que sempre se preocupa está optando pelo trágico, pelo ruim, está sempre adoecendo suas emoções. Porém, a pessoa alinhada à provisão de Jesus, confia e espera em Deus e de nada tem falta! A preocupação é incoerente, irracional e ineficiente, e não nos leva a lugar algum. Então, o melhor é alinhar a vida à provisão de Jesus e passar a viver com a mente, a alma e o coração completamente livres. O que precisamos fazer para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre a provisão do Pai?

Para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre a provisão do Pai…

1. Confie na SOBERANIA de Deus.

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.25,26)

Nesses versículos, Jesus destaca a soberania de Deus sobre tudo. Ele nos lembra que não devemos nos preocupar com a nossa vida, pois Deus é quem nos sustenta. Confiar na soberania de Deus nos liberta da preocupação, nos traz paz e nos capacita a viver uma vida de total dependência de Deus. Você confia na soberania de Deus sobre todas as coisas?

Para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre a provisão do Pai…

2. Liberte-se da futilidade da ANSIEDADE.

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mateus 6.27-30)

Nesses versículos, Jesus nos traz uma reflexão sobre a inutilidade de nos preocuparmos com o futuro, especialmente quando se trata da nossa vida e do nosso sustento. Jesus faz questão de mencionar o fato de que os lírios do campo não trabalham nem tecem, mas, mesmo assim, são adornados por Deus.

Para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre a provisão do Pai…

3. Redefina as suas PRIORIDADES.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.31-33)

Jesus nos convida a redefinir as nossas prioridades. Isso significa que precisamos colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas de nossa vida. Para redefinir as nossas prioridades precisamos buscar a vontade, a justiça e o propósito de Deus sobre todas as coisas, precisamos nos ajustar com os valores e princípios do Reino de Deus em nosso pensamento, comportamento e escolhas diárias. Quando o Reino de Deus se torna a nossa prioridade, todas as outras coisas que nos preocupam se tornam secundárias.

Para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre a provisão do Pai…

4. Viva UM DIA de cada vez.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

Jesus faz questão de dizer que basta a cada dia o seu próprio mal. Ele nos lembra que cada dia tem suas próprias preocupações e desafios, e devemos nos concentrar em viver plenamente no presente, confiando em Deus para o nosso futuro. Viver um dia de cada vez nos lembra que somos totalmente dependentes de Deus. A cada novo dia, somos encorajados a confiar que Ele cuida de todos os detalhes de nossas vidas. Não devemos permitir que a preocupação nos consuma e nos impeça de confiar plenamente em Deus.

Conclusão:

Ou você crê, depende e vive, ou você controla, se preocupa e morre! Qual será a sua decisão hoje! O melhor é alinhar a vida à provisão de Jesus e depender única e exclusivamente de Deus.

Para alinhar a vida ao que Jesus ensina sobre à provisão do Pai…
1. Confie na SOBERANIA de Deus.
2. Liberte-se da futilidade da ANSIEDADE.
3. Redefina as suas PRIORIDADES.
4. Viva UM DIA de cada vez.

Rolar para o topo