Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 13 – Filhos Não Tão Modernos

ESTUDO 13 – FILHOS NÃO TÃO MODERNOS
Semana de 04 a 10 de junho de 2023
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

A internet tem feito com que adolescentes e jovens se sintam verdadeiras autoridades sobre diversos assuntos a respeito dos quais não têm experiência. Nossa cultura tem incentivado os filhos a desconsiderarem todo tipo de autoridade sobre eles (pais, professores…). Síndrome do imperador: Falta de limites que leva a problemas graves. Como consequência os filhos não estão preparados para a vida e não sabem lidar com o fracasso e com as falhas. De acordo com a Bíblia, como filhos não tão modernos devem fazer?

1. FILHOS NÃO TÃO MODERNOS OUVEM A VOZ DA SABEDORIA (Provérbios 4.1-2). OUÇAM, no original, é mais do que deixar que o som entre em seus ouvidos, é prestar atenção e responder positivamente. Significa o modo de viver segundo a vontade de Deus (eu ouço à sabedoria de Deus e vivo pelos valores e preceitos dela). O livro de Provérbios nos mostra como os nossos ancestrais na fé viviam e como devemos segui-los. A espiritualidade Israelita diz que viver segundo os ancestrais da fé é sábio, porque eles nos legaram a vida e o mundo. Vamos refletir por alguns minutos: A quem você está ouvindo? As palavras de quem importam para você? Quem as fala? Quem são seus pais ou mentores? Quem influencia você? A quem você segue?

2. FILHOS NÃO TÃO MODERNOS AMAM A SABEDORIA (Provérbios 4.3-9). OBTER – Fica claro que a palavra mais repetida neste texto é “sabedoria”. É preciso adquirir a sabedoria, comprar a sabedoria. Qual é o preço dela? Tudo o que você possui! Ela é mais valiosa do que todo o dinheiro que você tem e terá. A sabedoria aparece neste texto personificada, retratada como uma mulher a ser amada, estimada, a quem devemos nos apegar, a ser abraçada. Fidelidade à sabedoria é igual a fidelidade para com Deus. Você somente conseguirá encontrar a sabedoria se a procurar
intencionalmente. Se alguém é fiel na sua relação com a sabedoria, esta o honra, o adorna, o enfeita para um casamento, para uma relação mais duradoura ainda. Vamos Refletir? Com o que você tem mais gasto seu tempo, dinheiro e /ou energia?

3. FILHOS NÃO TÃO MODERNOS SÃO CONDUZIDOS PELA SABEDORIA (Provérbios 4.10-49). Estes versos falam sobre um caminho. A Sabedoria aqui não é mais apresentada como uma pessoa a quem amamos, mas passa a ser um caminho que trilhamos, o qual percorremos. Quais são as características deste caminho? Ele é justo, reto e claro. Quem anda pelo caminho da sabedoria se torna uma pessoa justa, porque aprende a fazer o que é justo. E, por fazer o que é justo, não tropeça, não se atrapalha, não prejudica a si mesmo, nem a outros. E, à medida que avança, o dia nasce e cada vez mais as escolhas que faz se tornam mais fáceis e simples. Fazer o que é injusto e prejudicial se torna mais difícil. Vamos refletir: Que rumo sua vida está tomando? Por quais caminhos você está andando?

PARA REFLEXÃO: → Quem são seus pais, seus mentores, as pessoas que influenciam você? → Com o que você tem mais gasto seu tempo, seu dinheiro ou energia? → Você está disposto/disposta a ser corrigido/corrigida? As suas escolhas têm sido justas?

PARA ORAÇÃO: Continue orando por você e pela sua família, utilizando o guia de “30 DIAS DE ORAÇÃO” que a igreja disponibilizou. Não abra mão de orar pela sua família.

Rolar para o topo