Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alinhando a Vida para Viver a Multiplicação

SÉRIE “MANHÃS DE ALINHAMENTO” | 03/07
ALINHANDO A VIDA PARA VIVER A MULTIPLICAÇÃO

mensagem pregada pelo Min. Wagner Duarte de Andrade

“Ao voltarem, os apóstolos relataram a Jesus o que tinham feito. Então ele os tomou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida; mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura. Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: “Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto”. Ele, porém, respondeu: “Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles disseram: “Temos apenas cinco pães e dois peixes — a menos que compremos alimento para toda esta multidão”. (E estavam ali cerca de cinco mil homens). Mas ele disse aos seus discípulos: “Façam-nos sentar-se em grupos de cinquenta”. Os discípulos assim fizeram, e todos se assentaram. Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.” (Lucas 9.10-17)

“O jeito de Deus nem sempre faz sentido, mas sempre funciona!”

A partir do texto que lemos, que lições podemos aprender com Jesus nesse texto sobre alinhamento e multiplicação? Quais são os princípios de multiplicação que Ele nos ensina através dessa experiência com os seus discípulos e a multidão?

Quem alinha a vida para viver a multiplicação aprende que…

1. Algo Precisa ser ABENÇOADO antes que possa MULTIPLICAR.

“Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo…” (Lucas 9.16a)

O que muitos cristãos não entendem é que antes que seu dinheiro possa se multiplicar, ele precisa ser abençoado. Em outras palavras, ele precisa primeiro ser dado ao Senhor. Quando damos as primícias da nossa renda ao Senhor, ou seja, o dízimo, o restante dela é abençoado. A maneira como nossas finanças são abençoadas é dando ao Senhor os primeiros 10% de todos os nossos recursos. A Bíblia diz: “Pois, se o primeiro pão assado depois da colheita é dedicado a Deus, isso quer dizer que todos os outros pães também são dedicados a ele. E, se as raízes de uma árvore são oferecidas a Deus, os galhos também são dele.” (Romanos 11.16).

Quem alinha a vida para viver a multiplicação aprende que…

2. Somente o que é DADO pode se MULTIPLICAR.

“… Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.” (Lucas 9.16b)

Os discípulos tinham o pão e os peixes. Eles haviam sido abençoados e, assim, tinham o potencial para se multiplicarem. Tudo estava preparado! Porém, se eles tivessem simplesmente comido entre eles, os pães e peixes jamais teriam sido multiplicados.

“Você não pode comer aquilo que Deus quer usar para realizar o milagre da multiplicação.”

“Quem dá com generosidade ganha cada vez mais, mas quem é avarento acaba perdendo tudo.” (Provérbios 11.24)

Quem alinha a vida para viver a multiplicação aprende que…

3. É preciso colocar sua vida em ORDEM para que aconteça a MULTIPLICAÇÃO.

“(E estavam ali cerca de cinco mil homens). Mas ele disse aos seus discípulos: Façam-nos sentar-se em grupos de cinquenta. Os discípulos assim fizeram, e todos se assentaram.” (Lucas 9.14,15)

O milagre da multiplicação somente acontece quando obedecemos a voz de Jesus e vivemos de acordo com as suas instruções. Muitos desejam o milagre da multiplicação, mas têm falhado em seguir os princípios que precedem o milagre. Suas finanças precisam estar em ordem, você precisa ser um bom mordomo, você precisa ser honesto e íntegro, você precisa ser merecedor do milagre da multiplicação.

“Deus não pode abençoar aquilo que a sua Palavra condena.”

Conclusão:

Estou convencido de que Deus quer abençoar e multiplicar os nossos recursos financeiros, assim como ele abençoou e multiplicou os cinco pães e os dois peixes. No episódio da multiplicação dos pães e peixes, o resultado foi satisfação e abundância: “Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.” (Lucas 9.7).

• Devemos colocar nossa vida em ordem para que a multiplicação possa acontecer.

Rolar para o topo