Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Hábito de Jesus de Servir

SÉRIE “HÁBITOS DE JESUS” | 03/05
O HÁBITO DE JESUS DE SERVIR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura (…) Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.3-5;12-17)

O ato de Jesus de lavar os pés dos discípulos demonstrava amor em ação. O Senhor assumiu uma posição de humildade e serviço porque amava aqueles a quem servia. Algumas atitudes de Jesus me encantaram neste texto. São atitudes simples, mas que fizeram toda a diferença na vida dos seus discípulos. Se quisermos servir aos outros da mesma maneira como Jesus serviu aos seus discípulos, precisamos, também, tomar as mesmas atitudes do Mestre.

O hábito de Jesus de servir nos ensina que…

1. O serviço exige INICIATIVA.

“Assim, [Jesus] levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.” (João 13.4)

Nenhum dos discípulos havia se dado conta de que seus pés estavam sujos e precisavam ser lavados. Havia uma necessidade naquele lugar, mas ninguém era capaz de tomar a iniciativa. Jesus, então, se levanta da mesa. E por que ele toma essa atitude? Porque conseguiu enxergar aquilo que ninguém havia enxergado: pés empoeirados, pés sujos que precisavam ser lavados.

O hábito de Jesus de servir nos ensina que…

2. O serviço requer HUMILDADE.

“Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” (João 13.5)

Jesus mostrou toda a sua humildade quando preparou o ambiente, lavou e enxugou os pés dos seus discípulos. No entanto, para que isso acontecesse, ele precisou se dobrar. A grandeza do discípulo de verdade só se alcança quando ele é capaz de se dobrar. O que vemos aqui com essa atitude de Jesus é uma revolução da bacia e da tolha. A revolução da bacia e da toalha é sempre um convite para descer, nunca para subir.

“Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir. O que vocês querem que eu lhes faça?, perguntou ele. Eles responderam: Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Disse-lhes Jesus: Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? ‘Podemos’, responderam eles. Jesus lhes disse: Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados. Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.” (Marcos 10.35-44)

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos e falando a respeito da nova vida no serviço de Deus, disse o seguinte: “Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.” (Romanos 12.3, NTLH).

O hábito de Jesus de servir nos ensina que…

3. O serviço aponta para OBEDIÊNCIA.

“Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (João 13.13-15)

Jesus queria ensinar algo a mais aos seus discípulos. Não bastaria que eles tivessem iniciativa e humildade se não fossem capazes de dar continuidade àquela revolução. Não há nenhuma chance de ser um discípulo de Jesus revolucionário em qualquer geração se não formos capazes de obedecer as suas ordens. Certa vez, Jesus disse o seguinte aos seus discípulos: “Por que vocês me chamam Senhor, Senhor, e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6.46).

No entanto, em João 14.15, Ele disse: “… Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” (João 14.15).

Conclusão:

O hábito de Jesus de servir nos ensina que…
1. O serviço exige INICIATIVA.
2. O serviço requer HUMILDADE.
3. O serviço aponta para OBEDIÊNCIA.

Rolar para o topo