Aliviando a Bagagem do Cansaço

SÉRIE “ALIVIANDO A BAGAGEM” | 04/06
ALIVIANDO A BAGAGEM DO CANSAÇO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas.” (Salmo 23.1,2)

Nos versos que lemos , Davi faz menção do pastor. E isso é muito significativo. A ovelha é um animal que tem muitas dificuldades para pegar no sono. Para uma ovelha dormir bem, ela precisa estar muito calma e segura. Nada de predadores por perto, insetos no ar, nem fome no estômago! É extremamente inofensiva e depende de toda ajuda externa para experimentar cuidados tão bem elaborados. Ela precisa de um Pastor. Ele vai guiá-la com toda segurança e fazê-la descasar em pastos verdes e beber águas tranquilas. Sem a ajuda do supremo pastor é impossível aliviar a bagagem do cansaço. Quero ler com vocês o salmo 116 e tirar dele lições que vão nos ajudar a aliviar a pesada bagagem do cansaço:

“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor: Livra-me, Senhor! O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar, para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes. Eu cri, ainda que tenha dito: Estou muito aflito. Em pânico eu disse: Ninguém merece confiança. Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo. O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis. Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes. Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo, nos pátios da casa do Senhor, no seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!” (Salmo 116.1-19)

Para aliviar a bagagem do cansaço…

1. Peça AJUDA a Deus em ORAÇÃO

“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. […] O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!” (Salmo 116.1-2,6-7)

Para aliviar a bagagem do cansaço…

2. Entenda que os PROBLEMAS da vida são INEVITÁVEIS

“As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. […] Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar.” (Salmo 116.3,8)

Se os problemas da vida são inevitáveis, então, preciso crer que Deus está no controle da minha vida e que Ele está trabalhando para transformar tudo isso em benefícios. Dentre esses benefícios, Deus está trabalhando para o meu crescimento espiritual, para que a minha experiência possa ajudar outras pessoas e para adquirir um maior conhecimento Dele. A Bíblia diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28).

Para aliviar a bagagem do cansaço…

3. Creia no CARÁTER INFALÍVEL de Deus

“O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.” (Salmo 116.5,6)

Sobre a misericórdia de Deus, a Bíblia diz o seguinte: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3.22,23).

Sobre a justiça de Deus, as Escrituras dizem o seguinte: “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.” (Deuteronômio 32.4).

“A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões, insondáveis como o grande mar.” (Salmo 36.6)

Sobre a compaixão de Deus, a Bíblia diz: “O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.” (Salmo 145.9).

“Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.” (Salmo 86.15)

“O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.” (Salmo 145.8)

Para aliviar a bagagem do cansaço…

4. Tenha um CORAÇÃO AGRADECIDO

“Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. […] Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.” (Salmo 116.12-13,17)

Conclusão:

Quero fazer menção novamente ao segundo verso do salmo 23: “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas”. Você está cansado? Sua bagagem está pesada demais! Deus, o nosso supremo pastor, quer levá-lo a pastos verdejantes, a um lugar onde você pode repousar e desfrutas de águas tranquilas. Ele quer aliviar a sua bagagem do cansaço.

Para aliviar a bagagem do cansaço…
1. Peça AJUDA a Deus em ORAÇÃO
2. Entenda que os PROBLEMAS da vida são INEVITÁVEIS
3. Creia no CARÁTER INFALÍVEL de Deus
4. Tenha um CORAÇÃO AGRADECIDO

Rolar para o topo