Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Ana Orou e Deus Fez um Milagre

SÉRIE “EU OREI E DEUS OUVIU” | 05/07
ANA OROU E DEUS FEZ UM MILAGRE

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

Hoje vamos aprender com Ana, que orou e Deus a presenteou com um milagre. O milagre que Ana desejava era ser mãe. Interessante que o significado do nome Ana é graça e ela vivenciou na sua história, por muitos anos, o desfavor de não gerar filhos. Mas a sua história não terminou na esterilidade, terminou com uma mulher farta de filhos e experimentando a graça maravilhosa liberada em sua vida. Sendo assim, de acordo com a experiência de Ana, quando é que o milagre chega?

O milagre chega…

1. Quando tomamos a DECISÃO de BUSCAR por ele.

“E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos? Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou.” (1º Samuel 1.6-9)

“Quando chegamos ao limite, Deus chega com um milagre.”

Ana estava em seu limite, mas em vez de se entregar, levantou-se e foi em busca dele. Ela orou e o milagre chegou pelas mãos de Deus.

O milagre chega…

2. Quando EXPOMOS nosso CORAÇÃO ao Senhor.

“E, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados.” (1º Samuel 1.10,11)

Ela orou revelando o seu estado emocional. No texto original “amargura de alma” tem o sentido de uma amargura mental e profundo desapontamento. Você consegue imaginar como Ana orou?

“A oração de quem precisa de um milagre é fora do comum.”

“O milagre é fruto do seu contato com Deus.”

O milagre chega…

3. Quando não RETROCEDEMOS diante dos OBSTÁCULOS.

“Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! Ana respondeu: Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.” (1º Samuel 1.12-15)

Perseverança, insistência, resiliência e fé são características daqueles que alcançam seus objetivos. Aquele que alcança milagres precisa avançar mesmo quando os sinais de milagres são interrompidos pelas circunstâncias, por pessoas significativas, pelos pessimistas. Não retroceda, persevere em oração, seja resiliente e insista até o milagre ser liberado.

O milagre chega…

4. Quando CREMOS nas PALAVRAS proféticas LIBERADAS sobre nós.

“Eli respondeu: Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu. Ela disse: Espero que sejas benevolente para com tua serva! Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido. Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: Eu o pedi ao Senhor.” (1º Samuel 1.17-20)

No primeiro momento Eli foi um obstáculo, no segundo momento foi um profeta. Ana se apegou às palavras proféticas e elas foram capazes de mudar o interior de Ana, por mais que ela não estivesse grávida ainda, havia a certeza que a palavra profética aconteceria. Palavras proféticas precisam ser recebidas com fé para que elas se realizem. Palavras proféticas começam a fazer seu efeito milagroso primeiro no nosso interior para depois serem vistas no exterior. Ana chegou no seu milagre, mas, antes, o milagre da fé já havia tirado ela do seu estado emocional abalado. A Bíblia diz: “Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória.” (2º Crônicas 20.20).

Conclusão:

Ana começou orando no desespero da sua alma. Com a chegada do seu milagre ela orou com um coração alegre e declarando o poder de Deus e como Ele vem em nosso favor quando nos humilhamos a Ele e profetizando Àquele que traria o milagre de nos reconciliar com o Pai. Uma história de uma mulher humilhada e abatida que, alcançada pela graça de Deus, termina sua história transformada. O seu milagre também pode chegar se você tomar a decisão de buscar a Deus, se você expuser seu coração ao Senhor, se você não retroceder diante dos obstáculos e se você crer na palavra profética liberada sobre a sua vida.

Rolar para o topo