Estudo 22 – Criados para Governar

ESTUDO 22 – CRIADOS PARA GOVERNAR
Semana de 31 de julho a 06 de agosto de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

”Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.” (Gênesis 1.27-28)

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente… O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” (Gênesis 2.7,15)

Deus não faz nada por acaso, Ele não joga dados. Tudo o que Ele faz tem um propósito, uma razão, um motivo, uma MISSÃO. E não foi diferente com o homem e a mulher: Deus os criou com uma missão, com um propósito, um Mandato Cultural: Somos chamados para GOVERNAR! Mandato é aquilo de que se está encarregado; uma incumbência; uma missão; uma concessão de poderes para desempenho de uma representação.

Nossa tarefa é uma tarefa agradável que abre caminho para uma vida rica e abundante. Toda a tarefa cultural e social da humanidade é revelar a glória de Deus. Mas acontece que o ser humano abandonou seu posto de governo e domínio sobre a terra, e isso criou um vácuo que foi ocupado de forma violenta pelo diabo. Podemos até pensar que a guerra já está perdida, afinal de contas chegamos tarde, o diabo já tem o domínio e não há nada para fazer.

Mas o diabo ERA o “príncipe” deste mundo, aquele que usurpou o poder e dominava. Mas ele foi expulso (João 12.31). Jesus, na cruz, despojou, desarmou, saqueou, todo poder ou autoridade que se levantou de forma usurpadora e indigna. Ele triunfou sobre o diabo na cruz (Colossenses 2.13-15). Nosso Mandato Cultural diz respeito a tomar posse novamente do Reino! Nosso Mandato é colonizar a terra com a Cultura do Reino, com a Cultura dos Céus. “A missão da igreja não se resume em sobreviver. A missão da igreja é o mesmo que invadir.” (JB Carvalho)

Para cumprir o Mandato Cultural de governar que Deus deu a você…

1. LUTE COM AS ARMAS CORRETAS. “As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2ª Coríntios 10.4). Se lutarmos a batalha do Senhor, lutaremos com as armas dele.

2. POSICIONE-SE CONTRA O QUE É CONTRÁRIO AOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS. “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus…” (2ª Coríntios 10.5a). Somos chamados para nos posicionar! Ficar em cima do muro não é uma opção!

3. INFLUENCIE ATRAVÉS DA PRESENÇA DE JESUS. “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para tornálo obediente a Cristo.” (2ª Coríntios 10.5). Governo é sobre influência, e só traremos os céus à terra quando demonstrarmos Jesus.

CONCLUSÃO: “…o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo; chegou a hora de eles tomarem posse do reino.” (Daniel 7.22). Chegou a hora de nos levantarmos e assumirmos nossa posição e missão e cumprirmos nosso Mandato Cultural.

Rolar para o topo