Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Arrumando a Bagunça Gerada pelo Estresse

SÉRIE “COLOCANDO MINHA VIDA EM ORDEM” 03|05
ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELO ESTRESSE
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
O mundo está estressado! O Brasil está em segundo lugar no ranking dos países mais estressados. E, de acordo com uma recente pesquisa, as causas que colocam o Brasil em segundo lugar no ranking dos países mais estressados são: as preocupações do dia-a-dia, a falta de tempo, a sobrecarga de tarefas, a frustração e o excesso de trabalho.
Mas, enfim, o que é o estresse? Estresse é a forma física e emocional como o corpo reage à pressão. Ele pode causar sintomas mentais e físicos. Os efeitos do estresse são diferentes para pessoas diferentes. Os sintomas mais comuns que sinalizam o estado de estresse são: irritabilidade, dificuldades de concentração, cansaço constante, insônia ou excesso de sono, perda ou excesso de apetite, perda de memória, alterações repentinas no estado emocional, perda da criatividade, perda do interesse sexual, dificuldades de digestão, dores nas costas, dores de cabeça, maior susceptibilidade a doenças.
A doença da pressa, como também é chamado o estresse, se caracteriza por alguns elementos que merecem destaque:
MULTITAREFA – apesar de toda correria que o ser humano vive, o estressado não se dá por satisfeito. Ele quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
CONFUSÃO – falta simplicidade no dia-a-dia do estressado. Ele está sempre com a agenda lotada, esquece-se de coisas importantes e tem dificuldades de dizer não.
SUPERFICIALIDADE – o estressado substitui a sabedoria pela informação. Ele quer a maturidade pronta no microondas.
INCAPACIDADE DE AMAR – amor e pressa não combinam, são incompatíveis por definição. O estressado tem dificuldade de amar. Ele está correndo sem motivo, ofendendo as pessoas de graça, perdendo a capacidade de ser grato, permitindo fugas autodestrutivas.
E existe um sintoma ainda mais grave causado pelo estresse na vida do ser humano: o afastamento de Deus. Faça um autoexame e perceba o quão longe você está de Deus por conta do seu estresse. Você pode até não admitir, mas seu estresse está levando à falência a sua vida física, emocional e espiritual. Porém, esta não é a vida que Deus sonhou para você. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que nele você pudesse viver uma vida abundante, de paz, alegria e satisfação, e não uma vida estressada. O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes filipenses, deixou a seguinte orientação:
“Não se aflijam nem se preocupem. Em vez de se preocupar, orem. Permitam que as súplicas e os louvores transformem seus receios em orações, permitindo que Deus os conheça. Antes que vocês percebam, a compreensão da integridade de Deus, que só contribui para o bem, virá e os acalmará. É maravilhoso o que acontece quando Cristo retira a preocupação do centro da vida humana.” (Filipenses 4.6-7)
É possível viver uma vida sem estresse ou, pelo menos, com o estresse sob controle. A Bíblia confirma essa verdade. Sendo assim, como é possível vencer o estresse? O que é necessário fazer para arrumar a bagunça gerada pelo estresse?
Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
1. Mantenha uma vida FOCADA
“… Eu te glorifiquei na terra, ao cumprir até o último detalhe tudo que me mandaste fazer.” (João 17.4)
Jesus é o nosso maior exemplo de ser humano com a vida focada. Mesmo tendo muitas regiões onde ele não tinha sido ouvido, centenas de pessoas cegas, doentes e coxas que não haviam sido tocadas e transformadas, milhões de escravos no império romano sendo maltratados, Ele disse que havia completado a obra que o Pai tinha lhe dado para fazer.
Embora houvesse inúmeras necessidades, Jesus estava livre do estresse. Jesus fazia uma tarefa por vez com toda sua energia direcionada. Se estivesse em um casamento, curando alguém, ensinando, Ele fazia muito bem, sem indícios de preocupação daquilo que estava ainda por fazer.
Olhe para sua vida! Você vive um momento por vez ou vem tentando viver vários momentos ao mesmo tempo? Quem faz a sua agenda? Quais são as suas necessidades e as suas prioridades? Entenda que viver focado, de modo planejado, trás senso de realização e o livra de uma vida estressada. O sábio Salomão escreveu o seguinte:
“Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo pra tudo!” (Eclesiastes 3.1)

Quem faz muitas coisas ao mesmo tempo acabando não fazendo bem o que precisa ser feito!

Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
2. CONFIE em Deus e SUPERE suas PREOCUPAÇÕES
“Confie no Eterno do fundo do seu coração; não tente resolver tudo sozinho. Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer, aonde for. Ele manterá você no melhor caminho. Não pense que você sabe tudo. Corra para o Eterno! Fuja do mal! Seu corpo irradiará saúde, seus ossos irão vibrar de tanta vida!” (Provérbios 3.5-8)
Para ficar livre do estresse, sua parte neste processo é confiar em Deus, não tentar resolver tudo sozinho e ouvir a voz de Deus. E qual é a promessa de Deus para quem fizer dessa maneira? Ele o manterá no melhor caminho.
Se você confiar em Deus sem reservas, sem hesitação, do fundo do seu coração, de maneira que Ele possa intervir e assumir o controle, sua vida terá um novo significado e uma direção. Confiando em Deus, você terá saúde física, emocional e espiritual, com o estresse sob controle! Charles Swindoll parafraseou esse texto assim:

“Lance-se completamente sobre o Senhor – isto é, lance suas necessidades presentes e futuras sobre Ele que é o seu Deus, Salvador pessoal, encontrando nele sua tranquilidade e segurança. Faça isto com toda a sua mente, sentimento e vontade. Para tornar isso possível, você deve recusar apoiar-se sobre a muleta da ingenuidade humana. Em vez disso, reconheça Sua presença e cuidado em cada circunstância da vida. Então Ele, após tomar totalmente o controle da situação, aplainará e endireitará completamente os seus caminhos, removendo cada obstáculo ao longo da estrada.”

Posso afirmar, à luz desse texto, que Deus quer cuidar da sua vida. Ele fará a parte dele, mas você deve fazer a sua parte. Ele quer a sua confiança absoluta. Ele é capaz de lidar com qualquer área da sua vida. Deus deseja estabelecer a paz sobre a sua vida para sempre!
Então, repita comigo: Senhor, eu reconheço Sua presença e cuidado em cada circunstância da minha vida. Eu entrego a minha vida a Ti e confio em Ti para superar todas as minhas preocupações. Eu entrego minha vida estressada ao Senhor e recebo a vida de paz, alegria e satisfação que vem das suas mãos. Em nome de Jesus, Amém!
Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
3. Imponha LIMITES a você e livre-se da SOBRECARGA
Todos nós temos limites! Se até aqueles imensos caminhões de carga que vemos nas estradas têm um limite, podemos ter a certeza de que nós também temos um limite. Quando tentamos fazer mais do que somos capazes, nossos níveis de ansiedade começam a subir automaticamente e, então, ficamos estressados!
Seu estresse pode ser pelo fato de você ser centralizador, não dividir responsabilidades com ninguém. Cuidado com as sobrecargas, com os pesos excedentes. A Bíblia relata que esta atitude é um gatilho para levar alguém ao estresse. Veja o caso de Moisés:
“Moisés respondeu ao sogro: Eles me procuram para fazer perguntas a respeito de Deus. Quando desejam esclarecer alguma questão, eles vêm me consultar. Também julgo as causas entre vizinhos e ensino a eles as leis e as instruções de Deus. O sogro de Moisés disse: isso não pode continuar assim. Você e as pessoas que o procuram vão ter um esgotamento! É trabalho demais para você, não há como fazer isso sozinho. Ouça a minha orientação para que você saiba o que fazer e para que Deus esteja com você.” (Êxodo 18.15-18)
Jetro viu que logo logo seu genro ficaria estressado. A sobrecarga logo cobraria seu preço. Moisés não poderia mais fazer tudo sozinho. Ele tinha um limite e esse limite já estava sendo ultrapassado. E lembre-se: sempre existe uma punição para limites ultrapassados e sobrecargas.
Você é do tipo que tenta fazer tudo sozinho? Você é do tipo que tende a assumir muitas tarefas, dando uma de durão, sem pensar em compartilhar um pouco de carga? O que você está fazendo não é bom. Você precisar impor limites a você mesmo e livrar-se de toda sobrecarga que o tem levado à exaustão e, consequentemente, ao estresse.
Compartilhe! A Bíblia ensina o ser humano a compartilhar, de Gênesis a Apocalipse. Deixe que algumas pessoas participem dessa experiência com você. Elas podem ficar ao seu lado e garantir muito apoio, aliviando a carga que, de outra maneira, você enfrentaria sozinho. A Bíblia diz:
“É melhor ter uma companhia que caminhar sozinho, para compartilhar o trabalho e dividir a riqueza. E, se um dos dois cair, o outro ajudará, mas, sem ninguém para ajudar, fica complicado!” (Eclesiastes 4.9-10)
Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
4. Estabeleça um RELACIONAMENTO com DEUS sem BARREIRAS
“Ele [Jesus] se afastou um pouco, à distância de um arremesso de pedra, ajoelhou-se e orou: Pai, afasta este cálice de mim. Mas, por favor, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres. Imediatamente um anjo do céu apareceu ao seu lado e o consolou. Ele orava com tanta intensidade que o suor, como gotas de sangue, escorria por sua face.” (Lucas 22.41-44)
O ambiente em que Jesus estava era o mais estressante possível! Ele estava prestes a morrer pelos pecados da humanidade. Quanta dor, quanto sofrimento, quanta tensão! Mas aquele momento tão crucial tinha outro objetivo: ensinar aos seus discípulos o segredo espiritual da oração. Orar significa conversar com Deus e depender dele. Talvez você se ache autossuficiente e, exatamente por conta disso, é que está vivendo uma vida estressada. Todo autossuficiente é infeliz, pois vai contra a natureza humana. O escritor Bill Hybles disse:

“A autonomia humana é uma ofensa à independência do viver. Para as pessoas que vivem apressadas, determinadas a viver por si mesmas, orar é uma interrupção desagradável.”

O que o ser humano mais precisa para viver uma vida longe do estresse é estabelecer uma relacionamento com Deus através da oração e depender dele para todas as coisas. O próprio Jesus fez isso. No verso que lemos no começo desta mensagem, o apóstolo Paulo disse que ao invés de ficarmos preocupados, deveríamos orar.
A oração é uma ferramenta espiritual poderosa. Quando você estabelece esse relacionamento com Deus através da oração, você tem a certeza de que Ele está ouvindo sobre sua pressão momentânea e que Ele vai interferir positivamente em sua vida. Enquanto você ora, Deus trabalha para encher sua vida de esperança, paz, alegria e muitas bênçãos.
Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
5. DESCANSE de verdade no SENHOR
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. […] Descansa no Senhor, e espera nele…” (Salmo 37.5,7)
O descanso em Deus é um tônico para os cansados, um alívio do trabalho árduo. Ele restaura e refrigera o corpo, a mente e a alma das muitas preocupações. Mas estamos vivendo em um mundo onde as pessoas não consegue descansar; elas estão completamente estressadas! Porém, a nossa força está em descansar de verdade no Senhor. Cultivar um estilo de vida caracterizado pelo descanso, um descanso mental, emocional e espiritual, livre da tirania do urgente, é essencial para dissipar todo estresse. Mas esse descanso só pode ser encontrado em Jesus. Ele mesmo fez esta afirmação para um povo que andava estressado demais:
“Você estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza.” (Mateus 11.28-30)
Onde você tem procurado descanso para seu estresse? Na bebida, nos vícios, na promiscuidade sexual, nas baladas, no lamaçal do pecado? Nada disso aliviará a carga pesada que está sobre os seus ombros. Isso tudo só aumentará o seu nível de estresse. Não existe outra opção para arrumar a bagunça causada pelo estresse senão entregar a vida pra Jesus! Você aprenderá a viver uma vida com liberdade e leveza, completamente desprendido das duras cargas que o estresse insiste em colocar sobre os seus ombros. Deus insiste em dizer:
“… Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!” (Salmo 46.10)
Conclusão:
Infelizmente, todos nós estamos em desordem por causa do estresse. Mesmo que você não seja capaz de admitir, você está estressado e isso tem lhe afastado de Deus sem que você perceba. O primeiro passo para arrumar essa bagunça é você reconhecer que está estressado. O segundo passo é entregar o domínio da sua vida ao Senhor Jesus. Lembre-se:
Para vencer a bagunça gerada pelo estresse…
1. Mantenha uma vida FOCADA
2. CONFIE em Deus e SUPERE suas PREOCUPAÇÕES
3. Imponha LIMITES a você e livre-se da SOBRECARGA
4. Estabeleça um RELACIONAMENTO com DEUS sem BARREIRAS
5. DESCANSE de verdade no SENHOR
Hoje Deus quer trocar o peso que está sobre os seus ombros por um tempo de paz, alegria e satisfação! Porém, a decisão é sua. Ou você escolhe continuar vivendo dominado pelo estresse, ou você escolhe ser dominado por Jesus. O maior interessado no seu descanso é aquele que é o único que pode lhe dar descanso verdadeiro: Jesus! Com Jesus, você pode jogar no lixo tudo aquilo que tem lhe deixado estressado. Arrume a bagunça gerada pelo estresse entregado sua vida a Jesus! A Bíblia diz:
“Confiem no Eterno e sejam perseverantes. Porque no Senhor, o Eterno, vocês estão seguros.” (Isaías 26.3)

 

Rolar para o topo