Conselhos de Deus para Você

CONSELHOS DE DEUS PARA VOCÊ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmo 32.8)
“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” (Provérbios 19.20-21)
“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas. Fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.” (Provérbios 4.20-27)

“Bons conselhos são placas de sinalizações para o nosso bem.”

1º CONSELHO DE DEUS PARA VOCÊ:
Observe o que Ele ensina
“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” (Provérbios 4.20,21)
O conselho de Deus é para observar tudo aquilo que Ele tem a nos dizer por meio da sua palavra. Há muitas coisas sendo ditas a nós. No entanto, o que prevalecerá é o que Deus diz. Valorize a palavra de Deus porque o que Ele diz permanece para sempre.
“A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” (Isaías 40.8)
2º CONSELHO DE DEUS PARA VOCÊ:
Cuide do seu coração
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4.23)
Como está seu coração? Como estão as suas emoções? Como estão os seus sentimentos? O ser humano tem a tendência de guardar certas coisas no coração. Às vezes, guardar coisas que deveriam ser descartadas. Por isso, o sábio Salomão, nos aconselha a guardar o coração para que não venhamos guardar nele coisas que deveriam ser descartadas da nossa vida. O que está em seu coração que você precisa descartar?
Entenda uma coisa – O coração, na cultura hebraica, é o centro da personalidade. O que pensamos, sentimos e realizamos flui do coração. Dessa fonte jorra toda a expressão do nosso ser. Se essa fonte for limpa e saudável, então a nossa vida será limpa e saudável. Porém, se essa fonte estiver poluída, tudo o que daí proceder levará consigo as marcas da poluição.
Por isso, o conselho de Deus para você é cuidar muito bem do seu coração. Se guardarmos no coração coisas boas (guardar os mandamentos de Deus) nossas palavras e ações serão boas. Jesus disse:
“… a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34)
Jesus nos lembra de que aquilo que dizemos revela o que existe em nosso coração. Alguém disse:

O que dirige nossa vida são nossas escolhas.

Sendo assim, escolha guardar no coração bons sentimentos. Não permita que haja em seu coração espaço para o ódio, ressentimentos, amarguras, magoas e rancor. Escolha viver uma vida saudável.
3º CONSELHO DE DEUS PARA VOCÊ:
Use suas palavras para abençoar
“Afaste da sua boca as palavras perversas. Fique longe dos seus lábios a maldade.” (Provérbios 4.24)
Cuidado com o que você fala! Afaste a sua boca daquilo que é perverso e maldoso. Afaste sua boca daquilo que é maledicente. As palavras podem edificar ou destruir a vida de alguém. Há muitas pessoas feridas hoje por causa daquilo que lhes fora dito. Por isso, use palavras que sejam agentes de edificação, de estímulo e encorajamento na vida das pessoas. Sigamos o conselho deixado pelo apóstolo Paulo:
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” (Efésios 4.29)
A palavra torpe vem do grego sapros, palavra que se emprega para árvores e frutos podres e peixe podre. Esse tipo de palavra prejudica os ouvintes. No entanto, nossa comunicação precisa ser positiva: boa, edificante, necessária, transmissora de graça aos que ouvem.
4º CONSELHO DE DEUS PARA VOCÊ:
Olhe sempre para frente
“Olhe para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.” (Provérbios 4.25)
As situações da vida por vezes nos forçam a olhar para trás. Mas saiba que é impossível viver bem olhando pelo retrovisor da vida (olhando para o que já passou – principalmente se aquilo que já passou for uma coisa inútil). Existe alguma coisa que está impedindo você de olhar para frente? Essa coisa que existe é algo inútil? Se existe, faça uma oração que Davi fez:
“Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faz-me viver nos caminhos que traçaste para mim.” (Salmo 119.37)
5º CONSELHO DE DEUS PARA VOCÊ:
Cuidado com os lugares onde anda
Por onde você tem andado? Onde seus passos o têm levado? Esses lugares são ambientes santos ou profanos? São ambientes de vida ou morte? O conselho de Deus para nós é para não desviarmos da rota que Ele traçou para nossa vida. O conselho bíblico diz:
“Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.” (Provérbios 4.26,27)
A despeito das ofertas que o mundo, o pecado e a carne possam nos oferecer, o conselho de Deus é para permanecermos nele. Permanecer em Deus é ter nele toda satisfação que precisamos para viver uma vida plena. Fora de Deus só encontramos escassez!
A fonte da satisfação não está naquilo que o mundo pode nos oferecer e nem tão pouco está naquilo que você possa possuir. A satisfação da vida está em andar no caminho que Deus traçou para nós. E o caminho que Deus traçou é o da obediência. Ele diz – Não se desvie nem para direita e nem para esquerda. Quer viver uma vida bem sucedida? Não pegue atalhos! Siga o caminho da obediência. Siga o caminho de Deus.
“Tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para direita, nem para esquerda. Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem…” (Deuteronômio 5.32,33)
Conclusão:
CONSELHOS DE DEUS PARA VOCÊ:
Observe o que Ele ensina
Cuide do seu coração
Use suas palavras para abençoar
Olhe sempre para frente
Cuidado com os lugares onde anda

 

Rolar para o topo